10 motivos para comemorar o Dia da Pizza

Dia da Pizza

Não haveria dia melhor da semana para a comemoração do próximo “Dia da Pizza“, data comemorativa tipicamente paulistana. Nesta sexta-feira, dia 10, diversas pizzarias da cidade contam com programação especial para homenagear este prato que é a cara da cidade.

O crítico culinário Saul Galvão explica em seu blog a origem da data comemorativa:

O Dia da Pizza foi criado em 1985, pelo então Secretário do Turismo Caio Pompeu de Toledo que organizou o “I Festival da Pizza da Cidade de São Paulo” e elegeu as 10 melhores receitas de mussarela e marguerita da capital paulistana. No dia 10 de julho ocorreu o encerramento do concurso e a data foi oficializada como o Dia da Pizza.

O Urbanistas, quando ainda era Sampaist, fez uma compilação das melhores pizzas de São Paulo. Muita coisa mudou desde então, mas as clássicas continuam no topo da lista. Veja abaixo algumas de nossas escolhas:

1 – Speranza: tradicionalíssima, já foi eleita a melhor pizza de São Paulo diversas vezes. Quando for pra lá, não ouse: peça as mais simples e dignas, como margherita e mussarela. Preste atenção na qualidade da massa. Hmmmm… entre as unidades da Bela Vista e de Moema, prefira a primeira. Se é pra ser tradicional…

2 – Bráz: inspirada no bairro paulistano do Brás, cheio de imigrantes italianos e, reza a lenda, onde as primeiras pizzas da cidade foram assadas, a casa se orgulha dos seus ingredientes de primeira qualidade. Cinco unidades em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Campinas. Tá bom pra você?

3 – Pedaço da Pizza: é o Mc Donald’s das pizzas. Não é grandes coisas, nem tão barata assim, mas uma excelente opção se você está com pressa e quer comer uma coisinha rápida antes ou depois do cinema.

A lista com as 10 melhores pizzas de São Paulo você encontra clicando aqui!

Foto no Flickr do .Bala



2 Responses to “10 motivos para comemorar o Dia da Pizza”

  1. Um addendum para quem for na Bráz: Não esqueça de pedir o famoso Pão de Calabresa que é servido no couvert. Ele é apimentadinho, uma delícia.

    Super recomendo ;)

  2. Coloquei dicas de 8 pizzarias de São Paulo no meu blog: http://mandapraesse.wordpress.com/2010/07/10/dia-da-pizza/
    Além da Bráz, uma boa pedida é a Quintal do Bráz. A pizzaria 1900 oferece 50% de desconto em todas as pizzas compradas hoje!