Dr. Arnaldo vai de skate

Zilda_Natel_Do_Athos

 Tem parque novo na área. O Zilda Natel, inaugurado dia 15 ali na esquina da Av. Dr. Arnaldo com a Rua Cardoso de Almeida, em Perdizes (zona oeste), abriga a maior pista pública para prática de skate em São Paulo — já que os dados oficiais não contam assim a calçada da Av. Paulista, né.

Zilda_Natel_Do_AthosO terreno, que é da subprefeitura da Lapa, foi usado como canteiro do Metrô por 12 anos. “Quando o lugar ficou vazio e abandonado, alguns moradores questionaram a segurança do local”, diz Iênidis Benfati, presidente do conselho da Associação Viva Pacaembu por São Paulo. A prefeitura previa a construção de uma praça, com entrega ainda em 2008, mas o projeto sofreu resistência. “Fomos surpreendidos sabendo, pelo jornal, que seria uma pista 24 horas”, relembra a representante do bairro.

Conversas entre moradores, skatistas e a administração fecharam a versão final: em vez de uma praça, um parque, com horário de abertura e fechamento, portões, banheiros. Além da área para o skate, a reforma, que custou cerca de R$ 696 mil, incluiu uma quadra de streetball.

Um grupo de grafiteiros foi chamado pra dar uma cara às paredes — há poucas plantas; verde, mesmo, só as grades e o piso da quadra. Um biciletário foi instalado (mas a bike pode apenas ser estacionada. O lugar não é adequado para quem quer dar umas voltas).

Ao lado de um pequeno gramado, entre o barulho dos rolamentos e o do trânsito, há 10 aparelhos para ginástica de baixo impacto, voltados para o público da terceira idade. Em princípio, parecem deslocados — o parque tem sido frequentado por crianças, adolescentes e jovens adultos.

Com a formação do conselho gestor, outras questões ainda devem ser avaliadas. “Falamos com a prefeitura sobre a proibição de bicicletas na pista. Já houve caso até de motocicletas, e isso pode provocar acidentes”, exemplifica Iênidis.

Então é só saber brincar e aparecer por lá. O Zilda Natel, bem perto da estação Sumaré do Metrô, fica aberto diariamente das 9h às 21h — só há alteração em dias de jogos no Pacaembu, quando a prefeitura define o esquema, variável.



Comments are closed.