Príncipe do Japão no Brasil

A família imperial japonesa já está no Brasil para comemorar os 100 anos da imigração e o a equipe de cerimonial do Palácio dos Bandeirantes já está pronta para receber o prínicipe herdeiro Naruhito sem gafes ou quebras de protocolo. Naruhito terá um jantar com o governador José Serra e representantes da comunidade japonesa neste sábado.

“A cultura japonesa já é muito diferente da nossa e, nesse caso, trata-se do príncipe herdeiro, da família imperial. A Casa Imperial tem um protocolo muito específico dentro da etiqueta japonesa. Isso, para nós, é um universo muito diferente”, destacou a chefe do cerimonial do Governo do Estado, Claudia Mattarazzo.

Do site do governo do Estado:

O rigoroso protocolo não permite, por exemplo, olhar nos olhos ou encarar um pouco mais demoradamente o príncipe. Tocar, ouvir a conversa, ou mesmo chegar perto de um integrante da família imperial também é proibido. Até a mesa em que o príncipe se sentará no jantar precisou ser encomendada especialmente para a ocasião. Ela tem 6 metros de comprimento e dois de largura. Isso porque não é permitido ficar muito próximo da autoridade japonesa.

Pelo jeito, então, o protocolo foi quebrado algumas vezes nesta quarta-feira, quando Naruhito se encontrou com Lula em Brasília. Quer mais proximidade que essa abaixo, quando os dois se abaixaram para pegar um fone de ouvido que caiu? Quase testa com testa!

As fotos são da Agência Brasil.



One Response to “Príncipe do Japão no Brasil”

  1. Quanta assepsia, não?