Exposição lomográfica

Será aberta nesta semana uma mostra dedicada à lomografia, foto capturada por câmeras analógicas, de baixa tecnologia, cuja principal característica é a saturação de cores, obtida por meio de processos alternativos de revelação. Organizada pelo Coletivo RecifeMostraLOMO, a exposição será aberta nesta quinta-feira (8), a partir das 20h, na Coletivo Galeria, em Pinheiros, São Paulo.

“A lomografia acredita no poder criador da imagem, na fotografia como criadora de realidades, e não como mero instrumento de reprodução de um dado real. Fotografar com câmeras precárias significa a busca de um olhar mais aberto ao mistério, negando a ilusão de que o homem pode dominar a natureza e apreender o real de forma objetiva e clara”, explica Larissa Ribeiro, uma das curadoras do Coletivo RecifeMostraLOMO, responsável pela exposição.

Da Wikipedia:

Lomografia é um fenômeno fotográfico que é produzido por uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. O processo consiste no recebimento contínuo de luz que é feito através do sistema de exposição automático, que chega a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a foto fica com uma moldura circular.

Exposição LetsLOMO // 8 a 24 de maio // Coletivo Galeria // Rua dos Pinheiros, 493

Foto de Larissa Ribeiro.



Comments are closed.