Facilite sua vida de cidadão na internet

Este post faz parte do Movimento Blog Voluntário, uma ação online, concomitante ao Dia Global do Voluntariado Jovem, com ações voltadas ao combate do analfabetismo digital. Participe você também!

Nossa dica para reduzir o “analfabetismo digital” não tem nada a ver com Twitter, blogs ou coisas do gênero. Vamos tentar fazer um resumão dos serviços que você, caro paulistano, pode usar na internet para deixar sua vida mais fácil. Afinal, existem diversos serviços e utilidades na web que muita gente não conhece e não usa.

Transportes

Quer saber como ir de ponto A ao ponto B no menor tempo possível? Precisa de uma aula de física? Não… Basta consultar no site da SPTrans os itinerários de ônibus ou simular a sua viagem no site do Metrô.

Quer saber onde é o “centro expandido” do rodízio municipal de veículos? Basta olhar no mapa disponibilizado no site da CET e evitar tomar aquela multa desnecessária. E ainda há diversos serviços disponibilizam, em tempo real, a situação do trânsito na cidade.

No site da governo, também é possível consultar multas de trânsito e ver se seu veículo foi guinchado.

Se você quiser consultar o valor do IPVA e ver se há débitos pendentes, basta dar um pulo no site do governo do Estado.

Impostos e serviços

Você sabia que não precisa ir à subprefeitura para emitir a segunda via do IPTU? E que você já pode consultar os rendimentos da nota fiscal eletrônica direto no site da Prefeitura?

Você também pode consultar uma série de outros tributos e serviços, como taxa de ocupação do solo, taxa do lixo, taxas mobiliárias…

No site do governo do Estado, é possível solicitar atestado de antecedentes criminais, fazer reclamações no Procon, ver os documentos necessários para tirar 2º via de diversos documentos.

Se você foi roubado, bateu o carro ou perdeu documentos, não precisa ficar horas esperando em uma delegacia. Pode fazer um boletim de ocorrência eletrônico e ter seu incidente registrado e recebido pela polícia.

Estes são apenas alguns dos serviços de utilidade pública que você pode fazer na internet, no conforto do seu lar. Não deixe de ver a lista completa dos serviços estaduais e também a lista dos serviços municipais.

Este post faz parte do Movimento Blog Voluntário, uma ação online, concomitante ao Dia Global do Voluntariado Jovem, com ações voltadas ao combate do analfabetismo digital. Participe você também!

Foto no Flickr do fore.



Comments are closed.