Alagou? Visite o CGE!

Em dias de chuva em São Paulo, é sempre bom saber quais as vias da cidade que estão alagadas e onde o temporal é mais forte. Para evitar ficar preso para sempre no trânsito, o Centro de Gerenciamento de Emergências, um órgão da Prefeitura, disponibiliza em tempo real a situação das chuvas na cidade.

Coordenado pela Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) é o órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pelo acompanhamento das condições meteorológicas da cidade. Com a missão de minimizar os efeitos danosos das chuvas, o CGE está localizado no Centro de Operações da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, onde é possível visualizar os principais sistemas viários e ter contato com os operados de tráfego em diferentes pontos da cidade. Com uma antecedência útil para a população, o CGE prevê as chuvas que possam causar alagamentos, inundações, transbordamentos de córregos ou rios, além de possíveis deslizamentos e desabamentos de encostas e morros.

Com um mapa da cidade, o CGE informa ao vivo qual a situação de cada região de Sampa, que vai desde “Observação” até “Alerta Máximo”. O mais comum, em dias de chuva, é a cidade ficar em estado de atenção, que é quando a intensidade da chuva pode causar alagamentos.

O estado de “alerta” só vem quando rios e córregos correm risco de transbordamento. E se aparecer “Alerta Máximo”, fuja. Segundo o CGE, é quando a situação requer intervenção do governo federal.

Além da situação das chuvas em tempo real, o CGE também publica a previsão do tempo para a cidade. No entanto, se é isso que você precisa, recomendamos os sites mais especializados no assunto.



One Response to “Alagou? Visite o CGE!”

  1. Eu prefiro o Climatempo… Quando vivia em Floripa, o Weather era imbatível, acertava inclusive aquela previsão de hora em hora, mas aqui em São Paulo eles só dão bola fora. Já chegaram a anunciar que aqui estava tendo neblina quando na real estava o maior sol!