Um pedaço de história

Vasculhando pela papelada velha do meu avô, encontrei um pedaço de papel que faz parte da história do futebol brasileiro. Estava lá um ingresso de um clássico Corinthians x São Paulo, no estádio do Pacaembu. Não era um ingresso como os que temos hoje, com tarja magnética. Era um simples pedaço de papel com o logo da Federação Paulista de Futebol. A data? Fevereiro de 1953!

No verso, encontrei as anotações que meu avô costuma fazer. Tinha lá o placar do jogo, 3 a 2 para o Corinthians, e um comentário sobre o que aconteceu naquele dia. “Corinthians 3, São Paulo 2, na clássica viradinha. Eu, Antônio e Isidro. Choveu prá xuxu”.

Procurando no livro “Almanaque do Timão”, do jornalista Celso Dario Unzelte, encontrei a descrição da partida:

“O Timão já era campeão e, por isso, os 2×0 para o São Paulo no primeiro tempo não significavam muito. Mas o passional presidente Alfredo Trindade jamais admitiu derrota para o Tricolor. No intervalo, desceu aos vestiários e fez mais um de seus inflamados discursos. Disse aos jogadores que eles não tinham vergonha na cara. E que os milhares de corintianos, internados em hospitais, esperavam pela vitória com seu rádio de pilha colado ao ouvido. “Dopados” psicologicamente, Cláudio, Luizinho e seus companheiros voltaram a campo. Em 45 minutos, viraram o jogo para 3×2.”

Você tem alguma relíquia paulistana como esse ingresso de 55 anos? Envie para nosso e-mail e a gente conta a sua história aqui no blog!



Comments are closed.