Big Brother no Ibirapuera

Depois das câmeras na 25 de Março, a Prefeitura anunciou ontem a instalação de 80 câmeras de segurança no interior e entorno do Parque do Ibirapuera. Após várias reclamações de carros furtados, roubous em áreas remotas do parque e até corpos aparecendo boiando no lago, as “autoridades” resolveram agir.

Os aparelhos, que ainda não têm data de instalação definida, serão operados pela Guarda Civil Metropoliana. A GCM já é responsável pelo patrulhamento do parque e conta com viaturas e oficiais em bicicletas para conseguir cobrir todo o terreno.

Do G1:

O sitema é parte do projeto de vigilância eletrônica na capital paulista cujo anúncio foi feito em janeiro, quando a Prefeitura lançou o edital da consulta pública de licitação. A intenção da prefeitura é instalar 12 mil câmeras em São Paulo.

Particularmente, nunca presenciei incidentes no Ibirapuera. Moro perto e vou ao parque freqüentemente e a única vez que vi a GCM agindo foi quando um dos corredores passou mal e precisou ser levado de ambulância para um hospital. E você? Já passou por apuros no parque? Deixe seu comentário!

A foto é de arquivo da Prefeitura.



2 Responses to “Big Brother no Ibirapuera”

  1. Ainda não passei por nada desse tipo, mas uma vez eu não conseguia achar o portão de saída. Rodei, rodei, caía uma chuva absurda, e eu não conseguia sair do parque, que ao meu ver é super mal sinalizado. Como não sou uma frequentadora tão assídua, ainda não decorei os caminhos por lá.

  2. Não, mas já soube de um caso de estupro (uma colega de trabalho de minha ex-mulher). Pelo que me lembro da história, muitos anos atrás, a moça estava passando do lado de fora do parque, por volta de 6 da manhã, indo para o trabalho que era ali perto, quando foi arrastada lá para dentro (naquela parte perto do lago, que não tem grades).

    Eu não me arrisco a circular sozinho no parque à noite, por exemplo, e mesmo durante o dia sempre fico esperto em áreas que estejam meio vazias.

    Tem gente que vê câmeras de segurança como invasão de privacidade, mas eu acho que policiamento a mais (nesse caso, na forma de vigilância) é sempre bom. Invasão de privacidade é aquela vizinha que fica comentando sobre quem entra na sua casa ou sobre as conversas que ela escuta quando está “de passagem” na frente da sua porta…