Maestro João Carlos Martins fala sobre superação e vitórias

joao-carlos-martins.JPG O maestro João Carlos Martins, curador da primeira temporada do projeto Música no Museu, que terá 40 apresentações gratuitas ao longo do ano, faz palestra no Museu da Casa Brasileira no dia 18 de março, às 20h. Na parte final, tocará algumas peças no piano.

Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, João Carlos Martins teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problema físico, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música, e revelando uma determinação sem igual. Nesse momento, segundo ele, começou a colecionar as vitórias mais importantes de sua carreira. O maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século 20.

No início do evento, será apresentado um vídeo de 10 minutos, produzido por Ricardo Carvalho, que retrata a vida artística do João Carlos Martins: o início de sua carreira no piano, um concerto triunfal com o maestro Zubin Metha, até a doença nas mãos, o fim da carreira de pianista e o começo de sua atuação como regente. Logo depois, João Carlos Martins falará sobre sua vivência da determinação e da superação diante dos inesperados problemas físicos nas mãos, que o impediram de continuar a ser um dos maiores intérpretes de Bach. Ele vai destacar os resultados conseguidos, abordará temas como resiliência, superação, foco em resultado, trabalho em equipe e fará uma comparação entre o funcionamento de uma orquestra e o de uma instituição.

O projeto Música no Museu tem pelo terceiro ano consecutivo o patrocínio da Aços Villares e é uma realização do MCB, organização social de cultura integrante da rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura. Os espetáculos musicais acontecem aos domingos, às 11h.

Museu da Casa Brasileira // Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano São Paulo // Tel. 11 3032-3727 // Entrada gratuita // Estacionamento: R$ 10,00 // Café do Museu: aberto

Foto de Paulo Fridman



One Response to “Maestro João Carlos Martins fala sobre superação e vitórias”

  1. Thanks for your post. I also feel that laptop computers are becoming more and more popular currently, and now are often the only type of computer employed in a household. It is because at the same time potentially they are becoming more and more inexpensive, their working power is growing to the point where they may be as highly effective as personal computers out of just a few years ago.