Passeio de barco pelo Rio Tietê

passeiopelotiete.jpg O site Arq!Bacana está organizando para sábado, 15 de março, em parceria com o Museu da Casa Brasileira, o segundo passeio pelo rio Tietê para arquitetos, urbanistas, paisagistas e designers. O evento se constitui numa oportunidade pioneira de encontro e discussão “in loco” não só sobre o rio, mas também sobre o seu entorno e sobre questões como mananciais, economia de água, meio ambiente e paisagem urbana.

Para quem perdeu o desfile da Cavalera no último SPFW, esse passeio oferece uma outra chance para observarmos um pedaço de nossa cidade sob um ângulo absolutamente inusitado e difícil de ser comparado, com um aroma sutil e agradável e o som da água que deveria correr, mas já é quase sólida para acompanhar.

O barco Almirante do Lago parte do Cebolão, vai até a ponte Atílio Fontana e retorna, uma hora e meia depois. Durante o trajeto haverá uma apresentação em multimídia sobre o rio Tietê e o seu entorno de aproximadamente 20 min. As crianças são muito bem vindas nesse passeio de educação ambiental e o barco conta com o apoio de 2 monitores para ajudar nas atividades a bordo. Não permita que elas levem brinquedinhos aquáticos e lanchinhos!

A embarcação foi adaptada especificamente para as condições de navegação do trecho urbano do rio Tietê, oferecendo conforto e segurança para os passageiros, e tem sido o ponto central das atividades do Projeto Navega São Paulo. Ela possui 180 lugares e está equipada com sistema central de ar-condicionado, além dos mais modernos recursos multimídia para uso didático. Foi desenvolvida prevendo requisitos de acessibilidade, possuindo um bar (porque o entorno deve mesmo dar uma fome tremenda) e três banheiros, incluindo um para portadores de deficiências com acesso por elevador exclusivo.

Entre os itens de segurança estão 12 balsas salva-vidas, com capacidade para 18 pessoas cada uma, três bóias salva-vidas e 231 coletes para adultos e crianças.

O ponto de encontro será no MCB às 9h30, onde estará disponível um serviço de vallet park por R$ 10,00; o café do Museu estará aberto assim como o restaurante na volta do passeio. Saída marcada para 10h, com retorno previsto para 13h30.

O valor cobrado pelo Navega São Paulo, ONG responsável pelo projeto é de R$ 50,00, que inclui o transporte de ônibus do MCB ao Cebolão, o passeio de barco e o retorno ao Museu.



5 Responses to “Passeio de barco pelo Rio Tietê”

  1. Vou nessa e ainda produzir material pro Urbanistas!

  2. Quando será o proximo passeio?
    Como faz para participar?

  3. Eu gostaria de saber mais informa;’oes sobre este passeio de Passeio, quando haver[a o proximo, dia horario local de saida e valores.

    Grata
    Mari

  4. Nossa isso parece ser muito bom!
    Estamos planejando de ir a sao paulo em Dezembro na casa dos meus avos!
    Vcs tem passeios durante essa temporada?
    Somos gratos por mais informaçoes

    Geisi

  5. ola,por favor desejo obter uma informação com vocês?minha duvida é em eu saber se através deste lindo barco ou de algum outro barco ou balsa que vocês tiverem em disposição é possivel minha turma de amigos aqui de minha cidade pirajui-sp fazermos a locação de uma balsa para fazermos um passeio pelo rio tiete com saida de pongai-sp cidade proxima aqui de pirajui e com isso fazermos um passeio pelo rio tiete durante o dia todo conforme rotas que voces tiverem em disposição e quanto a refeição de todos nós poderimos caso necessario contratarmos um buffe aqui de nossa cidade para fazer este serviço a nós durante o passeio?obrigado e por favor aguardo resposta.