Guarda Civil Metropolitana e a violência

Já não é de hoje que comentamos a truculência dos oficiais da Guarda Civil Metropolitana. Já presenciamos algumas vezes um comportamento abusivo por parte de alguns guardas, principalmente contra camelôs e mendigos.

No começo da semana, o assunto volta a tona após dois guardas-civis terem sido presos em flagrante, sob suspeita de ter espancado um jovem no centro da cidade. Segundo depoimentos prestados no 1º Distrito Policial, da Sé, o rapaz passava em frente a um bar, cumprimentou a proprietária e foi mal-entendido pelos guardas que começaram a agredi-lo. Eles só pararam ao serem flagrados por policiais militares.

Do G1:

De acordo com o boletim de ocorrência, os guardas já haviam abordado outras pessoas no local antes da chegada do rapaz. Um deles teria encostado a arma na cabeça de uma mulher. Segundo depoimentos, testemunhas teriam ouvido um disparo de arma de fogo dos guardas em direção à rua. Pouco depois, o rapaz chegou ao local e foi agredido com chutes e pontapés. Com hematomas por todo o corpo, o rapaz de 23 anos está internado no pronto-socorro Vergueiro, no Centro. Ele teve de receber quatro pontos na cabeça.

As armas dos guardas foram apreendidas e eles vão responder por cinco crimes: disparo de arma de fogo, tortura, lesão corporal, ameaça e abuso de autoridade. Quando o Urbanistas ainda era Sampaist, nós já tinhamos avisado que não seria uma boa idéia colocar armas de fogo na mão de algumas pessoas despreparadas…

Foto no Flickr do Patrick Szymshek



118 Responses to “Guarda Civil Metropolitana e a violência”

  1. Postei no Sampaist em 17+08.07
    By rafael

    [1] | 08/17/07 01:25AMHoje estou com raiva da Prefeitura.

    Na noite desta quinta-feira que acabou, o efetivo de 8 (OITO!) viaturas da GCM – Guarda Civil Metropolitana – foi mobilizado para uma mega operação na rua Riachuelo, à saída de trás da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O motivo: o carrinho de pipoca do seu José Manoel.

    Com a truculência característica, os guardinhas apreenderam o ganha-pão do pipoqueiro, com o qual ele sustenta a família, incluindo o filhinho de 3 anos.

    Oito carros comprados com nossos impostos usados para reprimir 1 único, humilde e simpático pipoqueiro. Absurdo.

  2. Primeiramente, que honra ver mais uma vez uma foto minha sendo utilizada por vcs. Já acompanho o site a tempos, desde os primórdios de Sampaist. Parabéns pela nova empreitada, espero ver novas fotos minhas ilustrando matérias tão bacanas.

    Agora quando ao assunto da notícia. A violência da guarda civil é nítida. Neste dia, estava com minha mulher passeando pelo centro, justamente para tirar algumas fotos bacanas. Ao parar no semáforo da esquina do viaduto do chá com a Teatro Municipal, assustadoramente do nada, veio em minha direção alguns jovens de rua correndo, e logo atras a Guarda Municipal, carregando seus cacetetes e aos bandos, logo depois vieram algumas motos, alguns carros e a tropa de choque. Não me contive parei o carro para poder clicar, a confusão era geral. O motivo não consegui apurar, mas como vcs podem ver na imagem, um enorme batalhão de policiais, para pegar de dois a tres jovens de rua, com extrema brutalidade. Problemas , seja ele qual for, não se resolvem desta maneira, pelo contrario, se agrega mais problemas e revolta.

    Abrxs.

  3. Não pude deixar de ler os comentários acerca desta matéria. Primeiramente gostaria de deixar bem claro minha repuldia quanto a qualquer tipo de generalização! Sou estudante de pedagogia, (NÃO SOU GUARDA MUNICIPAL), porém já pude ser auxiliado por 2 desses agentes em certa ocasião em que fui roubado na Rua Xavier de Toledo área central. O bandido me subtraiu um relógio e minha carteira, e numa ação extremamente profissional os guardas municipais, prenderam o ladrão, recuperaram meus bens.
    Na oportunidade pude conversar um pouco com esses policiais sobre a atuação da GCM no centro de SP, e um deles me respondeu que o serviço ora realizado é muito ingrato, (combate ao comércio ilegal de ambulantes) uma vez estar lidando com pessoas humildes, pais de família, num país de desempregados (frisou este gcm), mas que ali, envergando aquele uniforme, estava um pai de família que também estava ali ganhando seu pão,cumprindo determinações de seus superiores, e consequentemente do Poder Executivo Municipal, ¨não realizo esta atividade porque gosto¨ completou o funcionário público.
    Espero que todos reflitam sobre o que foi postado aqui neste site, o assunto é tão abrangente que virou um fórum de discussões muito legal na Faculdade que eu estudo.
    Na minha opinião os maus policiais devem ser punidos sim! é inadmissivél o desvio de conduta por parte de profissionais que são pagos para manter a lei e a ordem, por um outro lado, deve existir uma política de valorização aos bons profissionais, como esses 2 gcms que me auxiliaram. Valorização profissional e social.

  4. dia 20/11/07 – Feriado – Fui abordado por Guardas Civis Metropolitanos no estacionamento do Ginasio de Esoportes de Taboão da Serra, me humilharam perante a meus familiares, por não mostrar a documentação da minha moto que ali estava estacionada, Há lumbro que a mesma estava parada, simplesmente eu estava perto, me aplicaram uma multa de falta de capacete e os meliantes me abordaram com armas em punhos antes de mais nada. Registrei o B.O e estou sendo intimado a comparecer na delegacia dia 26/03/08 às 11:00 hs.

  5. Isso é falso moralismo…não sou GCM mas trabalho no centro, lá na Barão de Itapetininga, vcs estão condenando a guarda mas são eles que mantem a ordem no centro de sp, a cidade não precisa de camelôs e de crianças e moradores de rua usando drogas e roubando na via publica…sou a favor da guarda civi metropolitana, que são até melhores do que a PM pois não tem o passado sujo da ditadura militar.

  6. meu pai é guarda e não é bravo ele é muito legal.

  7. Tenham um aprendizado fracassado e corrido,vistam uma farda,peguem um revólver ultrapassado e uma vatura.Sintam-se manipulados por um motivo extremamente político e absurdo.Passem dias sem dormir,pois para viver, o salário tem que ser complementado por um “bico”,Sintam-se fragilizados,pois não há contingente para apoio,comunicação e nem um chefe que apoie vocês,Sintam-se “amarrados e incapazes”diante uma situação que possam resolver,pois é isso que os líderes desejam.
    Tenham um comando injusto que faça vcs passarem pelas piores situações burocráticas e cansativas e repititivas ao longo de suas carreiras.
    Trabalhem do outro lado da cidade em uma unidade onde todas as instalações são totalmente precárias.Façam operações massantes e sem sentido,que nada mais são do que um jogo de interesses políticos.E por final,vejam sua coorporacão sendo desfragmentada ao longo do tempo,acabando com tudo aquilo que lutaram derramando sangue e suor para manter…
    E então!?
    Imaginaram-se nessa situação!?
    Com se sentem!?
    Ah! Entendo…
    Eu!?
    Eu me sinto muito bem…
    Pois,apesar de tudo isso,sinto-me orgulhoso e recompensado (por DEUS) por ajudar,orientar,proteger e defender a população!!!
    Eu desejo que nunca precisem de mim…
    Mais se o contrário acontecer,terei prazer em ajudá-los…

    G.C.M J.R.

  8. Caros reclamantes!

    Existe na Coordenadoria de Segurança Urbana, uma unidade responsável para apurar fatos como os aqui informados e comentados! Então, se há realmente o interesse de se denunciar essas eventuais ações por parte de GCMs, nada melhor do que procurar por ela. Trata-se da Corregedoria Geral da GCM a qual mantém serviço de plantonistas para ocorrências dessa natureza, diuturnamente (24h). Entretanto, quero lembrá-los que são esses tais “guardinhas’, como referido a cima, que têm evitado seqüestros, roubos e furtos, homicídios, e os que mais combatem a pirataria, que é fomento para atividades criminosas, já em alguns casos, pagando com a própria vida. Aliás, são eles, também, pais e mães e nem por isso procuraram na delinqüência abrigo!

  9. GCM não é Policia,não tem poder de Policia,Ganham mal,e ainda pensam que são Policia,Infelizmente mais uma palhaçada do “exentrico” sr Jânio Quadros que Gostava tanto de Londres(vide os Busães da CMTC de dois andares e de pintura vermelha “london”) que se espalhou pelo Brasil,o poder de “Poliça” que eles tem qualquer um tem só sabem correr atras de camelos mesmo,pois creiam eu já Trabalhei no Sistema Penal e para “Apenado” GCM é igual a alcaguete(dedo duro),descem do carro de presos e pedem seguro na hora
    Até poder de Multar no Transito o TJ reconheceu que não tem,é invariavelmente um monte de concurseiro que se acha que é Policia,eu mesmo se for abordado por um,nem vou precisar carteirar ele só chamarei a PM,pois usurpar função Publica para cima de mim e que essa gente não vai mesmo

  10. Gostaria de esclarecer nosso amigo Mario Travernari, pois vejo que o mesmo não tem conhecimento algum sobre “Poder de Polícia”.
    Pois bem sr. Mário, Poder de Polícia é um instrumento da Administração pública (Poder Público em todas as suas esferas – municipal, estadual e federal) utilizado para restringir a liberdade quando assim necessitar. Portanto os GCMs possuem sim poder de polícia, assim como o PM tem, o fiscal de ambulantes tem, o oficial de administração tem, etc. Não condunda poder de polícia, com poder da polícia, que simplesmente não existe, os policiais como funcionários públicos, assim como os GCMs, apenas se utilizam dessa ferramenta. Será que deu pro senhor entender agora ?

  11. Obrigada Ednilson Firmino pelo amplo e total esclarecimento ao nosso cidadão Mario Travernari, que de conhecimento sobre o assunto, está claríssimo que lhe falta tudo, agradeço pois sou uma GCM, sei de minhas atribuições, cumpro-as diariamente, realmente senhor MArio, que não venha a precisar desta corporação, mas se precisar sei que não vai lhe faltar.
    Esponho minha indignação sobre a ignorãncia de tais munícipes, que não conhecem reconhecer que a culpa não é do GCM que acorda de madrugada, deixa sua família, colocando sua vida em risco (porque os bandidos não veêm a cor da farda…e sim que ela vai lhe trazer prejuízo…) para ser aliada, protetora e amiga…como é seu lema, servir e orientar, com bravura,eu sirvo com orgulho, se alguém tiver dúvida procurem o governo, cobrem dele! Antes de colocar um governante…saibam de suas propostas! Depois poder cobrar…Guarda Civil Metropolitana…amo você!

  12. Exponho é com x…me perdoem!

  13. Companheiros, estava realizando uma pesquisa e me deparei com esse site, vi tantos comentários horríveis que decidi falar um pouco.
    Primeiro de tudo, não sou PM, GCM ou qualquer atividade dessa natureza, mas tenho que admitir que a maioria são pais de familia, que acordam cedo e quando vão trabalhar, não sabem se vão ver o filho e/ou esposa novamente, que muitas vezes expõe a propria vida para defender nossos direitos, fiquei indignado com o “colega” que disse que são “guardinhas” e não são “policia”, primeiro de tudo, você nunca teve ter precisado de um deles, entretanto lhe digo, fui acolhido 3x por GCM em casos de assaltos e os caras foram TOTALMENTE profissionais, estão ali recebendo do MUNICÍPIO para garantir MINHA INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL.
    Existem bons estudantes e péssimos estudantes, bons profissionais e péssimos profissionais, bons cidadãos e péssimos cidadãos, no caso dos GCM’S, PM’S e outras corporações, todos têm corregedoria própria, reclamações devem ser protocoladas, não é denegrindo e GENERALIZANDO um ato à corporação que vai adiantar, enquanto ao cidadão, se você pensa que Guarda não tem poder de policia e que são guardinhas, você se enquadra no péssimo cidadão.
    Fui

  14. quanto ao comentario do ednilson, quero também esclarecer que a gcm tem poder de policia sim e atua dentro da lei, diferente de outra corporação que pensa estar acima dela, quando tiver um prefeito que queira ,pode sim atuar no transito porque tem essa atribuição definida, e se o mesmo for abordado por algum gcm, pode estar ciente que essa abordagem sera feita dentro da lei e com f. suspeita, o m. do trabalho regulamentou nossa profissão e nos autoriza a realizar esse tipo de procedimento, temos treinamento para esse trabalho POLICIAL, é disso que a cidade de são paulo precisa de POLICIAIS que conheçam a lei e respeitem os direitos do cidadão, mesmo que as pessoas não conheçam tais direitos, principalmente na periferia

  15. quando eu disse comentario do ednilson, me desculpe ednilson, vc tem pleno conhecimento da lei, eu quis dizer comentario do mario travernari, beleza? um abraço.

  16. algo para se pensar, muitas pessoas são contra a guarda civil devido ao seu serviço de fiscalização, a mesma guarda civil que não se corrompe em um meio corruptível, como ja foi visto muitas vezes fiscais envolvidos, vc quer ambulantes em frente o seu comercio ou em frente a sua residencia? muitos desses ambulantes alem de não terem licenca são criminosos, porque infringem o art 184 do codigo penal, a lei deve ser cumprida, incrivel é que a mesma pessoa que fica indignada com a apreensão de produto ilícito pela gcm aceita normalmente por exemplo a apreensão do carro de um trabalhador pela pm simplesmente porque o ipva não foi pago, muitos precisam rever seus conceitos

  17. tenho certeza que esse mario travernari não esta incluido na segurança publica e alem de tudo é um cidadão muito, mais muito mal informado, deve ter algum motivo particular para odiar tanto assim essa grande corporação que é a GUARDA CIVIL.

  18. EU DISSE MUITO, MAIS MUITO PARTICULAR!!!

  19. Estava na internet procurando onde denunciar um abuso de um Guarda civil de sao paulo quando esbarrei nesse forum e resolvi postar o caso aqui para a apreciação dos demais e PRINCIPALMENTE DOS MEMBROS DA GCM QUE ACOMPANHAM O FORUM.
    Olhem só como a coisa se desvirtua… Trabalho como médico em um hospital no centro de são paulo. Hoje, domingo, 28 de dezembro de 2008, apareceu um cidadão com a farda da GCM procurando pelo filho de 1 ano e pela esposa (que trouxe o filho). Nem ele nem a equipe do hospital acharam os dois, logo, eles nao estavam mais no hospital. Procurou-se no sistema que confirmou a passagem da criança pelo pediatra, mas não havia confirmação da alta e nem se encontrava a ficha de atendimento feita pelo médico. O tal do guarda civil que ja havia sido grosseiro desde a chegada ao hospital, perdeu o controle, se irritou, ameaçou e abusou do poder que lhe foi investido. Alias, abusou mais ainda do fato de portar uma arma na cintura, pois por diversas vezes colocou a mão sobre o coldre para intimidar algum funcionario que tentasse ligar 190 (sim, a situação ja era critica a ponto de precisarmos de auxílio). Gritava: “vcs querem chamar a policia? EU SOU A POLICIA AQUI!!” e continuava a intimidar exigindo que os funcionários dessem o nome completo e número do RG (pra que? pergunto eu). òbvio que este imbecil ja havia retirado seu nome da farda. Alguem então sugeriu que ele ligasse então para casa, uma vez que a esposa nao atendia o celular. Ele ligou e a mesma estava em casa com o filho, ja atendidos e liberados. Pra “ajudar”, a esposa levou, sem autorização, a ficha de atendimento para casa, sei lá pra que Ele se foi mais do que depressa deixando todos, médicos, recepcionistas e pacientes literalmente apavorados. Passados os desencontros, ficam as dúvidas. É óbvio que este destempero desse sujeito não foi o primeiro e nem será o último. É óbvio que ele é uma “maçã podre no cesto”da GCM. Como médico, sei que este tipo de comportamento não se manifesta assim de uma vez. Ele vai ganhando força à medida que encontra caminho livre e terreno fértil para barbarizar quem quer que seja. Tenho certeza de que ele já mostrou algum sinal de desequilibrio frente a algumas situações de trabalho. Onde estão os guardas civis “do bem” na hora de denunciá-lo junto aos seus superiores. Dizer ao chefe “acho que ele esta desequilibrado. Não é prudente deixá-lo atuar nas ruas com uma arma na cintura.” Onde estão?? cade vcs nessa hora? Podemos dizer que há corporativismo ou isso é só especulação de minha parte? Pra sorte dele e para o meu azar, não há nenhum documento com o nome dele, apenas o da criança e o da mãe, mas juro que vou até o fim para descobrir o nome desse sujeito e abrir uma queixa contra ele e denunciá-lo aos seus superiores. Uma pessoa dessas ao invez de proteger ameaça!! Tenho certeza que este é um caso isolado, mas inconcientemente este episodio afetou fortemente a boa imagem que eu tinha da GCM. Se alguem souber como me ajudar a encontar o nome desse canalha, por favor escreva aqui. Obrigado.

  20. boa tarde sr. J. carlos, quero lhe dizer que o sr. esta correto, existem bons e maus profissionais em todas as areas e todos os segmentos da sociedade, a guarda civil encaminha periodicamente seus policiais a exames psicologicos e os que não são aprovados são encaminhados para serviços internos e administrativos, cabe talvez questionar quem aplica esses exames na corporação, quanto ao corporativismo, ele existe para que BONS profissionais sejam defendidos, se servir de ajuda a corregedoria da guarda civil fica localizada na rua augusta, 435, la se for oferecida a denuncia, todas as partes envolvidas seram ouvidas. um abraço e espero que o sr. volte a ter uma boa imagem da corporação.

  21. Acho que levar a imagem da corporação está errado,mas se vc não tiver o nome vai ficar difícil!

  22. [...] movidos a combustão. Auxiliados por mercenários anônimos (também chamados de Vândalos) e pela temida Guarda Real Metropolitana, roubaram o arpão do nativo e fizeram secar o riacho de onde vinha seu [...]

  23. Ao sr José Carlos…
    O sr como médico é o último que pode atribuir a conduta de um profissional a toda a instituição, pois se não me falha a memória teve um safado de um médico que drogava seus pacientes (crianças e adolescentes) e abusava sexualmente deles, então o sr tambem abusa dos seus pacientes?????
    Teve outro louco com diploma de médico que picou a amante inteirinha, o sr se recorda, se tambem não me falha a memória a senhora estava viva quando ele começou a retalhar o corpo da pobre coitada.
    Quando começou a onda de lipo, ocorreram um monte de erros médicos causando a morte de pacientes, lembra?
    Então todos os seus pacientes tem que ficar com o pé atras, pois não sabem se todos os médicos tem o mesmo comportamento…
    E em falar em péssimos profissionais entrei em uma sala de um determinado hospital pois o atendimento estava demorando demais, e tive uma linda visão de vários médicos durmindo como se fossem anjinhos…
    obs: quem me mostrou onde era a referida sala foi uma propria funcionária do hospital.
    Sem mais e agradeço a vsa atenção.

  24. Sr Leonardo. O sr é confuso em suas palavras. Não entendo se o sr acha certo ou errado generalizar. Eu acho errado. Já o Sr, generalizando, como faz, me induz a pensar que está certo e que todos os GCMs são psicóticos como o que veio aqui. Podemos então deflagrar uma guerra de extermínio entre os médicos dorminhocos e os guardas psicóticos, já que são todos iguais e nao fariam falta à sociedade.

    Ora Sr. Leonardo… sugiro que só volte a escrever neste blog quando o Sr tiver uma compreensão mais global e madura dos problemas sociais inerentes à cada profissão. Assim, o Sr só passa vergonha.

    PS: O quartinho a que o sr se referiu, se chama Repouso Médico e existe em todos, repito, TODOS, os hospitais, assim como sala de emergência, sala de curativos e consultórios. É regulamentado pelo CRM e serve não para que os médicos tenham ótimas noites de sono (mesmo porque nesses recintos, se dorme com um olho aberto e outro fechado, assim como os bombeiros no quartel), mas para que eles possam repousar um mínimo entra os atendimentos e não cometam “barbeiragens” na profissão por cansaço e fadiga mental. Ao invez de criticar essa iniciativa, o ser deveria incentivar a sua entidade de classe a estimular essa prática, assim como já existe entre atendentes de telemarketing, operadores de radar e outras tantas profissões estressantes. A de policial certamente é uma delas.

    Quanto ao Steve, obrigado pelas palavras e pela dica. Abraços

  25. É realmente, o sr tem razão sou confuso no que escrevo e com certeza não entendo “nada de nada”
    mas quanto ao cooperativismo parece que o sr tambem se dedica a ele, uma vez que só comentou o fato do quarto dos dorminhocos, que como o sr disse é regulamentado, não tem problema o povão pode esperar o médico descansar, antes morrer na fila do que na mão do médico.
    E quanto aos psicopatas que usam jaleco o sr nem comentou.
    Abraço.

  26. A guarda civil de São Paulo, realiza função que não é de sua competência de acordo com a constituição, eles não podem abordar pessoas, porquê não são policiais, eles podem prender somente em flagrante o que qualquer pessoa pode fazer. eles se acham policiais! no máximo sua função é preservar o patrimonio público, praças e etc.

  27. como ja foi dito anteriormente e acho que não foi lido por voce,sr renato a guarda civil pode abordar pessoas assim como qualquer outra corporação policial, QUERO DIZER QUANDO HOUVER FUNDADA SUSPEITA, ninguem pode abordar pessoas sem que exista a FUNDADA SUSPEITA, seria muito bom que vc tivesse um minimo de conhecimento sobre o cpp para não escrever besteira, e tanto a guarda como a pm só fazem prisões em flagrante delito, se vc tiver interesse em fazer uma pesquisa, vai descobrir que o m. do trabalho, através de regulamentação da profissão nos autoriza realizar abordagens mediante a FUNDADA SUSPEITA, os guardas civis conheçem as leis, respeitam os cidadãos e tem treinamento policial.

  28. Saudações.

    Sou Delegado de Polícia e professor universitário de cursos de Direito e gostária de esclarecer qual a verdadeira função das Guardas Municipais no Brasil. Primeiramente a mesma e prevista no Art. 144 § 8º da Constituição Federal no capitulo referente a segurança pública, onde autoriza os municipios a criarem as GMs para a proteção de seus bens, serviços e instalações. Possuem estes profissionais porte de arma devidamente autorizado no Art. 6 III da Lei nº 10.826/2003, inclusive fora de serviço com arma seja particular ou da corporação. As operações visando conter o comercio irregular em São Paulo estão em perfeita armonia com a Constituição, haja vista, ser a atividade voltada a proteção aos serviços da municipalidade e no caso especico ao serviço de fiscalização voltado ao controle desta atividade. No tocante a possibilidade de efetuarem prisões na hipotese de flagrante delito, existem duas especies de flagrante: o Facultativo (aquele que qualquer do povo pode prender alguém) e o Obrigatório (quando a Autoridade Policial e seus agentes se deparam com uma situação de flagrancia), estão as GMs enquadrados em ambas as modalidades, no Facultativo quando se deparam com o cometimento de um delito fora das suas atribuições constitucionais e no obrigtório, quando o estado flagrancial e relacionado com as suas atividades funcionais. Com relação a desvios de condutas de integrantes de qualquer corporação, estes devem ser coibidos com todo o rigor do poder público, não sendo autorizadores de ofensas generalizadas aos integrantes de toda uma classe. Nos Políciais devemos nos unir para combater o crime e em prol do bem comum e não entrarmos em ridiculas disputas por parcelas de poder, que não nos pertence e sim ao Estado. Todo agente público possui Poder de Polícia relacionado com as suas funções o que não e diferente com as Guardas Civil Municipais. Parabenizo aqui os integrantes da GCM de São Paulo/SP, pelas suas ações no centro da cidade que sem duvida alguma diminuem os indices de criminalidade e colaboram para a organização da nossa cidade e além desta importante atribuição pela realização do Policiamento escolar no Municipio o qual e feito com profissionalismo e competência trazendo tranquilidade aos alunos, professores, funcionários e comunidade do entorno. Um grande abraço aos colegas da GCM e a todos os outros Políciais.

  29. parabens dr. joão, nós da guarda civil temos imenso respeito e admiração por toda policia civil de são paulo, obrigado por dar um esclarecimento mais abrangente sobre nossas funções, é muito legal que pessoas com amplo conhecimento da lei participem deste fórum, um abraço!!!

  30. Parabens ao Dr João pela visão ampla e pelo esclarecimento sobre atribuições e obrigações da GCM, gostaria de ressaltar que somente neste inicio de ano participei da prisão de traficantes na região do metro anhangabaú e ladrões espalhados pelo centro.Com certeza se não fossem abordados, não seriam descobertos, todos encaminhados ao distrito policial e em nenhum dos B.Os elaborados pela autoridade de plantão, foram apontados abusos ou qualquer tipo de tratamento degradante a pessoa detida.
    Temos uma corregedoria para investigar casos de abusos ou qualquer tipo de conduta que não dignifique a coorporação Guarda Civil Metropolitana.
    Apesar de todas as dificuldades que encontramos para executar nosso trabalho o fazemos com afinco.
    Espero um dia que a midia não só divulgue coisas ruins, mas sim os atos fazem bem a população.
    Contem sempre com a Guarda Civil Metropolitana.

  31. Nada melhor que uma autoridade policial para esclarecer o assunto.
    Caro Dr João R. S. Uzzum, primeiramente prestar-lhe o agradecimento por dar sua contribuição neste tópico, uma vez que se trata de um acesso público e logo recebe diversas opiniões. Das mais certas ás mais equivocadas. Acredito que faltou elencarmos neste tópico que os organismos de segurança pública elencados no art 144 da CF são divididos por competência e não por poder. Logo fica patente dizer que a PF não tem mais poder que a PC e assim por diante incluindo-se as Guardas Municipais. Alguns irão dizer que como as mesmas não estão no caput do artigo não são órgãos de segurança pública. Ora vejamos, se as Guardas estivessem no caput, todos os municípios brasileiros seriam obrigados a criar e manter tais corporações. Isso seria inviável do ponto de vista econômico. Logo o legislador, percebendo essa possibilidade facultou aos Municípios à criação. Como as polícias estão divididas por competências podemos dizer que caso um policial federal se depare com um roubo de um transeunte em via pública à ele faculta a vós de prisão em flagrante, uma vez que, mesmo estando de serviço e com uma viatura da PF não está dentro de suas atribuições. E o que dizermos do serviço reservado da PM. A CF é muito clara, cabe às PM’s o policiamento ostensivo. Ora como realizar algo velado, salvo para os casos da corregedoria, sendo esta obrigada pela carta magna a manter seu efetivo totalmente ostensivo. E aos críticos da Tropa de choque da GCM vejamos. Tanto a PF, como a PRF como a PC mantêm unidades de mediação de conflitos ou unidades especiais, GOE, NOE, ect. Tais unidades existem para que a corporação possa dar cabo de sua missão caso seja necessário usar de força legal extra. Ou seja, quando as unidades tradicionais precisam de reforço especializado. Logo fica claro, ao menos para mim, que as Guardas São as Policias Municipais, que tem como obrigação constitucional proteger os bens serviços e instalações do município. Os serviços só existem se houverem munícipes para desfrutá-los, logo faz parta das atribuições da GCM proteger também o cidadão que usa os serviços municipais de saúde, educação transporte etc.
    Mauricio Villar
    Presidente da UNGCM e Secretário de Comunicação do SindGuardas-SP.

  32. as guardas municipais,são o novo modelo de
    policia comunitaria em todo o Brasil e,em al
    guns países do mundo sendo assim, não vejo
    por que só ver o lado negativo de alguns agentes
    conheço bem estes agentes e sei como eles
    são importante para a sociedade. em relação a
    armas de fogo quem estã preparado para usa-las
    serã que todos os policias estão preparados??
    quem ainda não cometeu barbaria,quantas
    pessoas ja´não foram mortas por serviço erra
    do de alguns policias. é preciso não critica
    mas procurar ver que todas as instituições tem
    lá suas falhas e seus agentes também.

  33. Gostaria de deixar aqui meu comentario!

    A Guarda Municipal é vista pelo Governo Federal como o novo modelo de Segurança Pública, e vem ganhando espaço nas principais capitais e cidades do interior, infelizmente na capital de São Paulo e que se diga de passagem na area central existe essa má imagem da Gcm devido ao sr Kassab, pois ele quem vem investindo “nada” na area de segurança pois na visao dele segurança é iluminar as ruas, isso também ajuda a diminuir a violencia mas nao acaba com ela, quanto a efetuar operações com camelos sei que tanto eu quanto a maioria dos GCM´s não gosta de efetuar tais operações, porem somos impostos a faze-las por determinação da administração municipal, gostariamos de estar auxiliando em hospitais, creches e escolas onde o sr Kassab coloca vigilantes a fazer o serviço, porem quando acontece alguma ocorrencia na escola, creche , etc…são obrigados a chamar pela GCM então qual a real necessidade de tê-los lá???
    Sou Gcm e me orgulho muito de ter auxiliado a população e sempre quye precisarrem estarei a disposiçao

  34. Bom pessoal ja fui varias vezes auxiliado por esses ótimos profissionais. venho parabenizar a todos os Guardas municipais que como ja foi dito levantam de madrugada deixam sua familia em casa e saem para o trabalho com armas ultrapassadas, viaturas sem condições de uso arriscando a própria vida por essas pessoas que não reconhecendo seu trabalho arduo ficam só criticando esses ótimos profissionais.Como ja foi dito também em todas as profissões existem o bom e o mal policial cabem a voçês que acharem ter sido vitimas de algum tipo de abuso por parte de algum Gcm, Pm ou Pc denunciar a corregedoria da tal instituição para ser investigado se houve ou não o abuso. parabéns a toda GCM E A TODAS AS GUARDAS MUNICIPAIS DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS QUE PRESTAM UM ÓTIMO SERVIÇO A COMUNIDADE E AO MUNICIPE QUE É O MAIOR VALOR DO MUNICIPIO…

  35. É incrivél ver que os que metem o pau na gloriosa GCM,sempre que foram abordados estavam praticando alguma irregularidade ou até infração,ou q

  36. Sou GCM. Poderia falar sobre diversos assuntos relacionados a polícia por muito tempo. Mas depois do que foi dito pelo DR. João R. S. Uzzum, o que mais poderia ser acrescentado?

  37. É incrivél ver que os que metem o pau na gloriosa GCM,sempre que foram abordados estavam praticando alguma irregularidade ou até infração,ou que virão ou ouvirão isto ou aquilo da guarda.
    ao LEANDRO SILVA,pergunto: voçe mora no ginasio de esporte de taboão da serra? ha,não ? então para chegar lá de moto e sem capacete vc cometeu uma infração de trânsito e quer ter razão?
    ao FOTOGRAFO SZYMSHEK após tirar as fotos e falar abobrinhas,vc procurou saber o motivo dos guarda estarem perseguindo dois ou tres garotos de rua? se haviam furtado ou roubado celulares ou outros pertences dos cidadãos de bem que por ali passavam?(para vc saber O crime de furto caracteriza-se pela ausência de violência ou grave ameaça … e o de Roubo é o ato de subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa).
    ao MARIO TRAVERNARI,digo que a criação da gcm pelo viajado e inteligente prefeito JÂNIO QUADROS,não foi uma palhaça e sim uma preparação em 1986 da cidade de SÃO PAULO,para uma realidade mundial e atualmente preste a acontecer no BRASIL, a municipalização das policias.e se vc for abordado por gcm’s,não adianta dar carteirada mesmo e pode chamar a p.m,poís além de ser conduzido ao DP por gcm’s,ouvira um sermão ou safanão dos mikes.
    E por fim ao RENATO,que se acha o sabe tudo,digo apenas para (se souber) ler neste mesmo forum o depoimento de uma pessoa com nivél de ensino superior(ou seja faculdade)e que exerce uma profissão com amplo conhecimento em legislação(léis),o DELEGADO DR. JOÃO R.S. UZZUM,e para de se basear no que disse o VIZINHO da COMADRE do PRIMO do CUNHADO do TIO da PRIMA da NAMORADA do COLEGA de futebol de final de semana.

  38. SAUDAÇÕES AZUL MARINHO A TODOS QUE MESMO SEM O DEVIDO RECONHECIMENTO E COM TODOS OS RISCO EMINENTES CONTINUARÃO FIRMES NA LUTA CONTRA A CRIMINALIDADE.
    EA POPULAÇÃO EM GERAL CONTEM SEMPRE COM A PROTETORA,ALIADA E AMIGA GUARDA CIVIL METROPOLITANA.

  39. Para Andrade:”a municipalização das policias.e se vc for abordado por gcm’s,não adianta dar carteirada mesmo e pode chamar a p.m,poís além de ser conduzido ao DP por gcm’s,ouvira um sermão ou safanão dos mikes.”
    Que Piada!
    Vai acreditando vai ter o mesmo Fim que os GCM de Limeira,que foram pagar de “Puliça” e foram todos enquadrados por constragimento ilegal e usurpação de função Publica pelo delegado de Policia da Cidade,que é Professor de Direito,então,já que vc acha que algum Bota,Ou metido a bota vai me dar safão,vai ter o mesmo finzinho dos seus amiguinhos do Glicério que tinham a mesma ideia e não se derão muito bem nos Corrós da vida carceraria pelo que fiquei sabendo não,ou os dois GM que apanharam do delegado na AV do Estado quando foram pagar de Puliça,leia e se não entender pode usar ela para outra coisa a Constituição Federal,vá Cuidar da sua Pracinha que é sua Função,ah,mataram um amiguinho teu em Guarulhos só com 12 tiros a equipe do DHPP “ainda não rachou esse coco” então amiguinho,pega essa e tente resolver vc !,ah corre o boato que foi mike que costurou ele,vai resolver seu “Puliça” vai lá,vcs são uma Piada que acha que é Policia,pega o caso do DHPP Andrade ,creio que vc é super capaz e claro ganha muito menos doque um investigador da PC,com um salario da PC dá para pagar uns 5 de vcs,quem sabe não sai mais barato os seus prestimos !, e nem ACADEPOL tu tem ,conta agora a piada do Guardinha da Praça
    Vá cuidar da sua Função ! e deixe de “dar conselhos”

  40. ai Mario travernari, tenho certeza que não é política de nenhum gcm baixar o nível aqui neste fórum, não sei qual é o motivo partilcular que vc tem para odiar tanto assim a guarda civil, nós estamos na rua para oferecer segurança para população paulistana, inclusive para voce pode ter certeza disso, esse negócio de os guardas civis de uma cidade ou de outra estarem respondendo processo acontece porque em qualquer corporação existem os bons e maus profissionais que precisam responder pelos seus atos, sejam eles pertencentes a qualquer corporação, como ja foi dito antes, se vc for abordado por alguma viatura da gcm, pode ter certeza que essa abordagem sera feita dentro da lei, sem constrangimento, pois sem FUNDADA SUSPEITA esse procedimento não podera ser realizado por nenhuma corporação. e se voce precisar estamos a disposição

  41. No minimo esse Mario foi corneado por algum GCM, kkkk. Esse é o motivo de tamanha raiva.
    Tambem não sei de que PC ele esta falando, só se for de outro país, pois o salário na policia civil infelizmente esta uma porcaria, caso contrario não teriam feito greve.
    Vai ler Estadão, e quando tiver um assunto interessante e construtivo, lhe daremos atenção.

  42. pior é que esse cara deve ter dado flagrante na mulher e ainda tomado uns tapas do guarda, esquenta não mario chifre não existe, isso é coisa que colocam na cabeça das pessoas.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, chega né!!!

  43. SOU EU O CULPADO.
    O Mario vai dá atraz do armario.

  44. Os Cidadãos de Azul Marinho. Por mais que se fale e reclame a sociedade civil reluta em entender, que a sua segurança, saúde e educação é fruto de sua própria ação, para não dizer inércia, nos últimos 40 anos. Todo mundo se acha conhecedor de como o Guarda deve trabalhar, como o médico tem que agir ou o professor ensinar, mas o que não sabem realmente é o que é Democracia” Governo do povo, pelo povo e para o povo” . A inércia das populações do Brasil faz com que as leis não sejam seguidas e a sua cidadania má representada. O voto do brasileiro é um cheque em branco, quando deveria ser um carne de prestações. Cada povo tem o governo que merece e se não se digna a se unir e determinar o que tem que ser feito, sempre teremos serviços públicos aquém dos que almejamos . Não adianta querer ensinar algo que não se sabe. Tem que saber votar e cobrar do eleito o que é melhor para todos os cidadãos e não para grupinhos de lobistas profissionais.

  45. SOU AMBULANTE NO CENTRO A 10 ANOS E VEJO OS GUARDAS CIVIS DAREM TODAS AS CHANCES DO MUNDO PROS AMBULANTES SAIREM SEM PERDER AS MERCADORIAS, MAS INFELIZMENTE OS IDIOTAS, COLOCAM UMA MATÉRIA COLOCANDO A CULPA NA GCM AO INVES DE PROCURAR O SR PREFEITO QUE É QUEM DE DIREITO QUE MANDOU OS POLICIAS DA GCM FAZER ISSO, O CULPADO É O PREFEITO!

  46. NAO, NAO… SOU EU QUE TO COMENDO A MULHER DO MARIO, AI MANDA UM BEIJO PRA MINHA DILICINHA, E OQ VAI TER NA JANTA HOJE?: VOU COLAR LÁ A NOITE ENTAO VE SE FICA ATE MAIS TARDE NO TRABALHO TÁ CORNINHO, ENQUANTO A MATÉRIA, VALEU POR SE ESFORÇAR TANTO EM QUERER ME DIMINUIR DEVE SER PRA COMPENSAR O TAMANHO DO SEU PAU QUE SUA MULHER VIVE RECLAMANDO… KKKKK QUANDO TIVER SACO ROXO PRESTA CONCURSO PRA ENTRAR NA GCM!!! SEU BROXA.

  47. E ai galera oq acham de ao inves de ficar brigando marcar um futebol? ja temos o mario que leva as enfiadas por tras, e uma galera enorme que vai tbm, espero o resto da galera, falowwwwww

  48. Um abraço pra todos da G.C.M. que são de vital importancia para a segurança de São Paulo, afinal são quase DEZ MIL homens e mulheres trabalhando 24hs, noite e dia, para a segurança da população, inclusive de quem não gosta da policia seja por inverja ou por alguma sindrome de inferioridade, valeu… abraço!

  49. A G.C.M. esta fazendo um ótimo trabalho, está de parabens! essa matéria não tem outra finalidade senão querer sujar o prestigio que a G.C.M. conquistou em todos esses anos!!!

  50. Pessoal! Mais respeito com o meu amigo MÁRIO TRAVERNARI… Por favor!
    Vou contar um caso que aconteceu comigo… Um dia desses eu estava na casa do meu amigo MÁRIO TRAVERNARI e após uma deliciosa sessão de sexo com sua esposa ( Fogooosa que só ela, Ela me confidenciou que o maridão não dá no couro faz tempo…), ela pediu para eu ir até a geladeira buscar uma água gelada, pois naquele dia fazia muito calor e ainda depois de horas de sexo, dá muita sede. Aí aproveitei e perguntei se tinha cerveja, ela como não entende nada de bebidas me disse que o maridão tinha comprado umas cervas com a foto dele no rótulo. Eu estranhei e fui pegar a água da gostosa curioso pra saber que tal cerva era essa com a foto do MÁRIO TRAVERNARI no rótulo. Chegando lá fiquei abismado!
    O MARIÃO tá famoso, Tem até cerva em sua homenagem!
    Mas meu amigo Mário Travernari, juro que não é desfeita, mas eu não gosto de CARACÚ! Tem como deixar nem que seja uma skol?!
    Um dia desses passei em frente a casa do MÁRIO TRAVERNARI e tinha uma viatura da GCM parada lá na frente, dei uma voltinha de umas 2 horas, passei por lá de novo e tinha outra viatura parada!
    Estão querendo QUEIMAR MEU QSA? PÔ!
    Ah! Viu Mário um desses esquecí minha cueca na sua casa. Será que você não encontrou? É que tenho muito carinho por aquela cueca, foi presente da sua esposa que ela comprou no seu cartão de crédito, no meu aniversário que comeramos no Motel Bariloche e a conta ela também pagou com o seu cartão de crédito. Tenho certeza que você não vai se importar com isso, ela me falou que você é super generoso. Então vê se acha minha cueca e deixa na gaveta de calcinhas da sua esposa, quando eu for lá de novo eu pégo. Beleza!?
    Um abraço amigão…
    E vocês respeitem meu amigo!

  51. Bem vemos aqui que existem pessoas que não gostam de GM e tem GM que tenta deaqulificar quem não gosta deles,mas quero lembrar que GCM,realmente não é policia,e que a Função da GM é simplismente:Guardar patrimônio da Prefeitura,isso é bem Claro

    Agora algums fatos interessantes nesse tópico “Fundada Suspeita”,me desculpem mais isso não se referem em nada ao trabalho da GCm,isso é recolher provas ou simplismente suspeitar que qualquer cidadão seja auto rou que carregue com ele algo que possa ser tipificado como crime,eu além de estudante de Direito art. 240 e §2º,perguntei isso a meu Professor(Promotor de Justiça) e ao meu Tio(Juiz de Direito) SR Rane,por favor,quem te ensinou sobre “Fundada Suspeita”,simplizmente nunca deve ter tido conhecimento Forense Nenhum
    Quero deixar Claro que abordar um Cidadão não sendo esse agente com direito legal é Crime “Usurpação de Função Publica,e o faze-lo tambem é “Contrangimento Ilegal” o GCM é entendido como “qualquer um do Povo”,tanto que ele em casod e delito,é tanto encarcerado quando preso em delito,como se apenado,em Prisão Comum
    Respondendo ao Rapaz que pergunta sobre a PC,a “da Greve” a Policia Civil do E.de SP,pedia entre outras coisas:
    Reposição salarial de 58%, perdas dos últimos cinco anos – segundo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). Retroativo a 1° de março que é a data base da categoria.
    Gratificação:
    Incorporação da gratificação Adicional de Local de Exercício (ALE) ao salário dos funcionários da ativa e dos aposentados.
    Igualdade:
    O piso de todo o estado de São Paulo, ser igual ao dos policiais civis da capital.
    Aposentadoria Especial;

    Reestruturação da Policia Civil.

    Eu estive nas manifestações,na PÇA da Sé,e não vi nenhum GCM lá,então antes de merecer a classe em greve por favor fique a par doque ela queria

    Semana passada teve duas ocorrencias na minha area,uma no Tiquatira aonde uma equeipe de GCM foi recebida a bala em uma abordagem,GCm ferido e boca arrebentada,outra na tentativa de arrombamento bancario na AV Sapopemba,Corsa da GCM eu contei 14 tiros no vidro dianteiro,agora duvido se as duas Ocorr.se fosse PM ou PC os malas tinha atirado,atiraram pq simplismente era GCM,mala não respeita nem Policia,que dira GCM,agora a forma que chegaram nos fatosna AV Sapopemba,primeiro não era função deles,depois “cair pra dentro” de Canela seca CAL 38,é para os bandidos no minimo rirem,pior que a PM que socorreu eles,nem modular na faixa da PM eles podem,isso é crime tb!

    Boa Sorte para vcs,mas cumpram o que a vcs é atribuido por lei,pq qualquer cidadão,contrangido por vcs se procurar um DP,infelizmente é inquerito mesmo

    Fica com Deus

  52. Sr Jr Cruz, você é estudante de direito mesmo?! Tem certeza?
    Pra começar escreva um pouco melhor com mais coesão nas palavras e sem tantos erros de português. Está dificil de entender o que você está querendo transmitir…
    E procure antes de falar alguma coisa ter certeza daquilo que você está falando.
    Reveja seus conceitos!!!

  53. sr jr cruz,vc deve estudar direito na faculdade tabajara, pois entende td de direito…….. qdos os gcm´s foram avisados do roubo no banco em sapopempa, os profissionais apenas nao se omitiram do fato …..o sr dr nunca ouviu falar de prevaricacao???? e o que o sr disse sobre que os marginais só atiraram pq viram que era a gcm?? vc ta de brincadeira….. vc deve ser policial da ilha da fantasia….. ! ou vc esqueceu o que o pcc fez , e , faz com a policia civil e militar ????eu só concordo com o revolver 38 canela seca como o sr diz, mas nem por isso os agentes publicos se omitiram do seu dever ! ao inves de fazer piadinhas com aqueles que ficaram ferido, deveria parar para pensar que poderia ser vc ou um dos seus pares…… é por isso que o crime organizado tomou conta da situacao…. gracas a politicos e pessoas como vc.

  54. Eu só tenho a dizer que vc Sr Jr Cruz ou é cego ou não sabe contar, pois tirei fotos da vtr em questão na av. Sapopemba e não tem mais que 7 tiros no vidro dianteiro, segundo o local fica em uma curva e os tiros foram disparados a uma distância consideravel em plena madrugada de chuva, pouca visibilidade, então não venha com essa conversa fiada,pois qualquer um que fosse no QRU independente da cor da VTR seria recebido da mesma maneira, outra mentira do sr é que os Gcm’s foram socorridos pela mike, quem socorreu foi um onibus de turismo que passava pelo local… Sr fale somente o que o sr tiver conhecimento pois caso contrario passará mais vergonha.
    Mais imbecil ainda é o sr se referir ao QRU da Tiquatira, pois o sr mesmo disse que a GCM tem que se ater em cuidar de proprios municipais, os guardas impediram o roubo de uma AMA se o sr não sabe se trata de um proprio municipal, e os guardas foram baleados sim, mas o carro dos malas foi encontrado posteriormente e estava com marcas de sangue então volte a estudar o seu direitinho e deixe de se entrometer em assuntos ao qual não tem conhecimento.
    Passar bem quase DOTO!!!!

  55. o

  56. Acho um absurdo esse tal de mário querer diminuir a GCM, é tão pequeno de espírito que não entende que estamos do mesmo lado, ou seja, o lado da lei !
    Na hora do Q R U o bom policial e o bom guarda civil não vê a cor da farda e vai prestar o apoio se for necessário mesmo que seja para o tal do mário….
    Fiquem em paz .

    OBS: quem tá pagando de políça despreparada e com espírito paisano é o tal do mário (com letra minúscula mesmo)

  57. BOA TARDE.
    SEI QUE A DISCUSSÃO A RESPEITO DA GCM GERA MUITA POLÊMICA E MUITAS VEZES AS PESSOAS ACABAM EXTRAPOLANDO EM SEUS COMENTÁRIOS E LEVANDO TUDO PARA O LADO PESSOAL. NÃO NOS CABE JULGAR A VIDA PESSOAL DE NINGUÉM, MAS ACREDITO QUE ESTAMOS AQUI PRA RELATAR FATOS PROFISSIONAIS. SABEMOS QUE REALMENTE SÃO FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E COMO TAL, MAL REMUNERADOS, EU TB JÁ FUI FUNCIONÁRIA PÚBLICA. NO ENTANTO, ISSO NÃO LHES DÁ O DIREITO DE AGIR COM TRUCULÊNCIA EM SUAS ABORDAGENS OU CUMPRIMENTO DE DEVER. ELES TÊM QUE MANTER A ORDEM E NÃO ABUSAR DA AUTORIDADE QUE LHES É DADA BATENDO E SUBMETENDO PESSOAS QUE ESTÃO TRABALHANDO (CAMELÔS) A TANTA BRUTALIDADE. VI ISSO ACONTECER E O DESRESPEITO É MUITO GRANDE. SEI QUE NÃO SÃO TODOS QUE AGEM ASSIM, MAS ESTES CASOS DEVERIAM SER APURADOS E PUNIDOS PARA QUE SE TENHA UMA GCM MAIS HUMANA. UM BOM TRABALHO PARA TODOS OS GCM’S QUE ADMIRO MUITO.

  58. ai o JR CRUZ CREDO, que bela bosta de estudante de direito que é voce, essa história de que o tio do pai do irmão da vó da cunhada falou que acha acha que a guarda pode ou não pode é brincadeira né? porque não tira você mesmo as suas proprias conclusões, e realmente como falou o colega essa sua faculdade deve ser a tabajara mesmo, ou você fica tão emocionado quando escreve sobre a guarda que não consegue nem articular as palavras, sobre a fundada suspeita, vai pesquisar um pouco mais sobre o assunto para depois escrever aqui novamente, quanto a você falar que na ocorrência da avenida sapopemba a viatura só foi recebida a tiros porque era da GCM, não eram gcms que faziam a escolta do ladrão que foi resgatado no hospital do nhocuné, VE SE ACORDA ALICE, LADRAO NÃO VE A COR DA FARDA NA HORA DA OCORRENCIA.

  59. Li, alguns comentários sobre a GUARDA CIVIL METROPOLITANA. E fiquei horrorizada pelos comentários sem fundamentos de algumas pessoas. Antes de tudo devemos agradecer á Guarda Civil Metropolitana por ter bons POLICIAIS, que fazem parte da coorporação. Sou casada com um membro dessa coorporação e como esposa e cidadã, tenho total liberdade para GRITAR…O pai de meus filhos sai para trabalhar diarimente com voltade de ajudar a população e ir sim ao combate ao crime…Mais de uma vez o mesmo ja apreendeu pessoas que estavam atuando em atos ilícitos. Trabalha na periferia onde a ignorância de algumas pessoas predominam…não só pessoas sem instrução, mas pessoas que não pesquisam o que falar e vem para um site e diz asneiras. Até chorei de indignação, ao ler um comentário que os Guardas Civis não são policiais e que no momento que o abordarem ele iria chamar apoio da PM. ridículo. Pena que nossos governantes ao ler críticas que nã são construtivas, não tomem devida atitude, melhorando os armamentos da coorporação. Pois profissionais éticos e com vontade de honrar a farda têm, um exemplo é meu marido; pai dos meus dois filhos…Deixo meu recado á ele. Confio em você e na Guarda Civil Metropolitana do Estado de São Paulo. E oro a Deus diariamente antes que vá ao trabalho para que Deus o traga para seu lar junto com sua família.

  60. ao inves da gente, que damos a cara para bater no dia-a-dia da seguranca publica, informar a populacao o que realmente acontece, como os politicos nos trata, nao dao condicoes de trabalho, arrocho salarial,equipamentos e armamentos ultrapassados, corregedoria para perseguir e punir, transferencias para bem longe de sua casa, como castigo por nao aceitar certas condutas de chefes, e por ai vai…………., nao ficamos aqui uns querendo ser + fodao que o outro, que minha instituicao é isso , e a sua nao é nada, que vcs nao pode , nao deve,etc….., mas na verdade, o que nos somos uma bando de bosta……, que saimos de casa para trabalhar , enfrentar o crime organizado, por nossa vida em risco, de deixar nossa esposa viuva, nossos filhos orfaos……….para que? pq? para quem??vimos o que o governador serra fez com a policia civil na greve, vemos o que vem ocorrendo com a policia militar, 90% do efetivo devendo financeira, tendo que morar do lado do crime e esconder a profissao, pois o que ganha nao da para mudar dali………., e , o prefeito kassab o que vem fazendo com a guarda civil, é de dar pena…………enfim, ao inves de metermos a boca nesses politicos safados, que sao os responsaveis por tudo isso q acontece em nossas vidas e , em nosso pais!!! até quando?????

  61. Deixo aqui um post de resumo de tudo o que foi dito com propriedade…….o nobre amigo G.C.M.J.R falou tudo sobre o que é ser um GCM hoje e quanto ao Sr. José Carlos, venho a lamentar do ocorrido e dizer-lhe que isso não é o padrão de comportamento da MAIORIA dos GCMS, pois sou um deles e trato com parcimônia, atenção e profissionalismo a todos os cidadãos.Maus profissionais existem em todas as áreas.Quanto ao Sra rafael, tomara que um dia não precise de um “guardinha”, mas se precisar vão lhe atender bem em sua maioria viu !abraço a todos.

  62. JR CRuz, okay a guarda não é polícia a não tem poder de tal então.Só então me faça um favor, diga isso aos malas que eu já prendi e que estão respondendo a processo, pq acho que eles pensam que sou policial sim.

  63. Há alguns meses ainda que não gosta dos Guardas falando besteira esse que falam tais besteiras só podem estar do lado dos vagabundos ladrões desta cidade não me conformo com isso GCMs do Brasil continuem fazendo o bom trabalho que tem feito e quanto mais de vocês nas ruas mais segurança teremos façam o trabalho policial que vocês tem feito traga mais segurança para nós simples cidadões que querem andar tranqüilo pela cidade sabendo que tem sempre um GCM por perto.atrás deixei um post lá no começo e vejo que tem gente

  64. Há alguns meses atrás deixei um post lá no começo e vejo que tem gente ainda que não gosta dos Guardas falando besteira esse que falam tais besteiras só podem estar do lado dos vagabundos ladrões desta cidade não me conformo com isso GCMs do Brasil continuem fazendo o bom trabalho que tem feito e quanto mais de vocês nas ruas mais segurança teremos façam o trabalho policial que vocês tem feito traga mais segurança para nós simples cidadões que querem andar tranqüilo pela cidade sabendo que tem sempre um GCM por perto.

  65. Cada “cidadão” tem a Policia que merece…

  66. Seu Jorge você está completamente errado cada cidadão tem a policia que o governo da, se a maquina administrativa não investir nós teremos pessimos policiais, mais eu te digo uma coisa antes pessimos policias que não é o caso da GCM do que nenhum.

  67. CAROS IDEALIZADORES DES SITE, VELHO AQUI DIZER A VOÇÊS E A TODOS QUE GOSTAM DE CRITICAR QUE, É NESCESSÁRIO A CRÍTICA E A FISCALIZAÇÃO DE TODOS ORGÃO PÚBLICOS.
    POREM, É MUITO FÁCIL FAZER ESTAS CRÍTICAS BOBAS A QUEM TEM COMO UMA DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUE SÃO MUITAS, O MAIS COMPLICADO TRABALHO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO, O COMÉRCIO AMBULÂNTE E MORADORES DE RUA.
    VOCÊS MESMO QUE CRITICARAM, QUANDO CHEGAM NO CENTRO DE SÃO PAULO E QUE AS CALÇADAS ESTÃO INTRANSITAVEL E TENDO QUE SALTAR MORRADORES DE RUA DEITADOS NO CHÃO,AI DESSEM; CADÊ O PODER PÚBLICO, CADE A GCM QUE NÃO FAZEM NADA?
    OS AMBULÂNTES PARTEM COM VIOLÊNCIA PRA CIMA DE QUALQUER PODER PÚBLICO QUEM VENHA PROIBIR O SEU COMÉRCIO.
    USE ESTE ESPAÇO PARA COBRAR DO PREFEITO PROGAMAS SOCIAIS QUE AJUDEM A SOCIEDADE DE SÃO PAULO COMO TODO, PORQUE OS ORGÃOS DA PREFEITURA FAZEM O QUE O PREFEITO MANDA E A GCM E UM BONEQUINHO DE MAONETE CONTROLADO PELO PREFEITO.
    DEIXO AQUI A MINHA SOLICITAÇÃO, E ESPERO VER BONS CONTEUDOS NAS PROXIMAS PUBLICAÇÕES. ABRAÇOS!!!

  68. [...] ano desse incidente foi 2005, de lá pra cá os incidentes envolvendo GCMs continuam , rola abuso de poder até contra pedintes . E eles são tão bem preparados que [...]

  69. Á VOCÊS QUE NÃO CONHECEM O TRABALHO DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA, CONVIDO A TODOS A COMPARECEREM NO NOSSO COMANDO GERAL E OPERACIONAL E OBTER MAIS INFORMAÇÃO A RESPEITO DO TRABALHO DA GCM DE SÃO PAULO, E NÃO FICAR FALANDO BESTEIRA E ASNEIRA A RESPEITO.
    UM ABRAÇO A TODOS E SAUDAÇÕES

  70. Após muito tempo eu voltei e vi que deu comentários, mas tenho uma coisa a dizer, esse estudante de direito ai, é mike, com certeza, tá começando agora não sabe de nada, tanto que afirma ir perguntar pro profi dele ahahahhaha me poupem, já falei gente, o mala não quer saber da cor da farda quer saber que vão atrasar o lado dele, entendeu oque quer que eu desenhe????QRV

  71. A todos,sou GM em Mnas, trabalho desarmado e me comsidero corajoso,pois emfrentar bandidos com .40 na cintura é fácil, quero ver de cara limpa!!!
    Já efetuamos varias prisões somente com a tonfa na cintura. Não é que samos loucos,é que somos obrigados a agir ao depararmos com situações delituosas.

    Um grande abraço atodos.

  72. A todos que criticam a GCM. Espero que nunca sejam vitimados pela violência urbana. Mas imaginemos uma situação patética: Se um dia os Srs. e Sras. que criticam tanto a GCM estiverem sendo vítimas de algum meliante agressivo, armado e a poucos metros dali existir uma viatura da GCM com alguns políciais. Imaginem que peçam socorro a eles, ou até mesmo que eles estejam vendo tal ação. Mas porém conforme a cabeça de muitos e a de vocês (que estão sendo vitimas), não as ajudamos. Estamos armados , preparados, mas não podemos ajudar pois estamos ali para ajudar os muros, as praças, estatuas etc… como se sentiriam se respondessemos isso? A GCM é para todos independente de cor, raça, religião, pensamentos, é para ajudar, colaborar, proteger, ser aliada do povo. Esse é o nosso lema o nosso juramento. E de todo meu coração, desejo que nunca precisem da GCM, mas se precisar pode contar conosco.

  73. Paulo, Ednilson, Rodrigo e outros
    me desculpem ,mas me mostrem na Constiuição Brasileira, onde GCM é Polícia,
    se tem poder de Polícia é Polícia ou não?
    Aí vou pensar em me deixar ser abordado, caso contrário
    Só a Respeitada Polícia Federal, PM, Polícia Cívil,
    mas vai uma dica: deixem os GCM trabalhar em Paz.

  74. Caro Assif Assaf, tenho 18 anos de GCM. difícilmente abordo alguém, e os que abordei foram conduzidos ao DPs. um era homicida e “pedido”, outro estavam com objetos furtados e foram atuados em flagrante. A abordagem gratuita sou totalmente contra, mas a fundamentada sou a favor. A poucos dias GCMs abordaram 4 indivíduos na região da 25 de março, duas armas foram apreendidas um 7,65 e um 38. São duas armas tiradas da circulação e da mão de bandidos. Certamente vidas de pessoas de bem não serão tirdadas por essas duas armas., porém se não fosse a abordagem e o tirocínio dos GCMs, que também foram alertados por uma pessoa essas armas ainda estariam nas mãos desses bandidos. O fato de abordar alguém em atitude suspeita não é de todo um mal, pelo contrario, apesar do constrangimento, ao lado de qualquer um pode estar um marginal armado pronto para agir. Eles só esperam a oportunidade. quanto a ser polícia ou não, no meu dia a dia no trabalho e fora dele tenho minha identidade formada e sei qual é o meu dever. Se errar com certeza terei uma punição, mas se acertar, difícilmente espero um elogio pois é o meu trabalho. Sem magóas e obrigado pelo “Deixem os GCMs trabalharem paz. Um grande abraço.

  75. Só para complementar, Qual diferença faria se fosse a PM, a PF, a P.C., a GCM. ?. A armas foram apreendidas pela autoridade competente e vidas com certeza, de munícipes foram poupadas.E os indivíduos autuados. Será que valeu? um grande abraço e que Deus esteja convosco.

  76. Só levanto uma questão e faço uma pergunta!

    Quem aqui gostaria de ser vítima ou que algum parente ou amigo fosse vítima de algum crime como roubo, furto, agressão, sequestro ou qualquer outro???!!!

    E para que seja preservada a segurança da poupulação no geral, é preciso pessoas que lhes protejam e mantenham a ordem pública! Estas pessoas são caracterizadas como policial! Mas muitas pessoas ainda possuem em sua cabeça que somente a PM pode fazer isso, mas por favor imaginem, se VOCÊ ou alguém muito querido seu estivesse passando por uma situação difícil de crime, não gostaria que a GCM lhe ajudasse?!
    Nós somos sim uma força policial, que agimos em prol a segurança e ordem pública, colocamos nossa vida em risco todos os dias, para que vc leitor ou qualquer outra pessoa nunca passe por qualquer situação constrangedora, ou tenha sua vida ameaçada!

    Gostaria de saber pq tantas pessoas são contra esta corporação, a GCM, pois como disse anteriormente, colocamos nossa vida em risco para proteger a de quem nem conhecemos e nunca vimos antes?!
    Será que somos heróis ou vilões?!

    Obrigado a todo e um forte abraço!
    Sangue azul!

  77. e aí jack passa o qth da casa do mario ashashahshahshahshhashahshhahshahshahshahshahsahhshashahsahsahs

  78. Na realidade , muitos gcm,s sao pessoas q gostariam de ser policiais e adotam uma imagem muito antiga de policia e policial, nao sabem q houve uma evolução muito rapida tanto da sociedade qto das policias.
    Eles tentam praticar uma ”policia antiga” q nao existe mais, tentam de certa forma igualar-se porem de forma muito infeliz e cheia de ilusão

  79. Partindo de um pressuposto,sabemos que existem em uma selva,cada macaco no seu galho,consequentemente se misturarem as competencias das linhagens havera conflitos.
    Em uma unidade social formada por indivíduos ligados a um ancestral comum por laços de descendência podemos notar que cada qual é diferente do outro.Então cada macaco no seu galho e cada qual com sua competencia. Segundo Perrenoud (1999, 2000, 2001b),competência é a faculdade
    de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para enfrentar com pertinência e eficácia uma série de situações.Elas não são apenas saberes, mas integram, incorporam os conhecimentos adquiridos no decorrer da história de vida de cada um. Sendo uma idéia comum na nossa cultura, a diferença entre o saber e saber fazer. Não basta saber, é necessário que se saiba aplicar,
    pôr em movimento, transformar em ações visíveis, quando aparecerem ocasiões propícias.Acredito que as Guardas municipais enfrentam problemas politicos e interesse escuso por parte de outra corporação a qual podemos perceber nas diretrizes.Então sendo as “GMs”precedidas em leis,como esta na Constituição Federal do Brasil em seu artigo da segurança publica,não haverá interesses em imitar policia porque esta dito na lei maxima que ela faz parte do capitulo da segurança publica. Agora seria uma idiotice se as “Guardas Municipais” pensasse como relata o escritor SrºRubens.Caro amigo; sem uma renovação profissional, fruto da formação continuada, como é o trabalho maravilhoso que a “SENASP”esta realizando em nosso pais,que só interessa para os que tem uma visão ampla de uma necessidade para um novo paradigma de segurança publica em nosso país sempre pensando na formação dos agentes de segurança para uma melhoria das condições de trabalho e assimilar as novas tecnologias à sua prática com mudanças significativas,isso não é imitar o passado mas é um fenômeno que podemos chamar de inovação,com uma visão para o futuro e não um retrocesso de atitudes repressoras e conservadora.Portanto meus amigos leitores,na selva de pedra,cada qual nas suas atribuições,mas com muita competencia,o que é que mais se tem nas “GMs” do Brasil.Ja em são paulo temos a Guarda Civil Metropolitana,que vem prestando bons serviços a sociedade,mas é percebido os bons serviços com pouca enfase e os poucos desvios de atitudes aparecem mais por conta de muitos terem uma cultura voltada para programas de tvs que sobrevivem por conta das noticias que relatam sobre as mazelas sociais como exemplo de pregramas podemos citar o popular Datena e alguns comentaristas sobre segurança publica que transmitem de forma insegura e incoerente.É isso ;São Paulo é a maior cidade do Brasil,portanto nela esta velado os maiores interesses em desmoralizar a corporação “GCM”,mas por outro lado seus agentes remam contra maré para prestar bons serviço a quem se deve que é para sua população que sofre com a escala crescente da violencia que é a razão do acumulo de bens,divisão de classes e a exclusão social, enfatizada mais ainda pela globalização.Com tudo isso porque seria inteligente pensarmos em imitar o passado e porque cada macaco deveria ficar em seu galho se todos estão na mesma selva?

  80. Este texto foi feito com o intuito de ajudá-lo sr.JR.Cruz,porque o srº esta envergonhando a sua classe e me envergonhando tambem.Vamos la então preste bem atenção na aula. O que voce precisa saber de quem alfabetiza é para obter mais pratica para não cometer erros como os que comenteu ao redigir o seu texto,com inumeros erros de grafia,por exemplo a palavra deaqulificar,podemos entender como correto “DESQUALIFICAR”,simplismente voce podera escreve-la SIMPLESMENTE,eu fiquei constrangido quando li sua escrita como “CONTRANGIMENTO ILEGAL”,ja a palavra ‘CASOD DELITO” podera escrever caso de delito. Pelo amor de Deus srº JR.CRUZ,que advogado sera voce. Para assimilar,para ensinar os usos e as formas da língua para se escrever em português, é necessário, sempre que possível, fazê-lo em situações comunicativas. Significa ter como unidade de ensino a unidade funcional da língua: o texto.(Livro do professor ,Alfabetização Escola Ativa) Contudo o que o srº escreveu não passa de vontades e fantasias frustradas para denegrir algo ou alguem.Os acontecimentos que o senhor relatou não confere com a verdade.Leitores pensem voces se todos os advogados fossem como este,que mal sabe se expressar e escreve erroneamente. Portanto a “OAB” tem sido atuante para evitar quem não atenda as exigencias da profissão ,não tenha suas credenciais emitidas.Caro aluno de Direito,precisa estudar muito mesmo,porquanto voce devera continuar exercendo sua profissãozinha mesmo, até estar apto para ser digno de ser ADVOGADO.Agora devemos pensar em segurança publica de forma que se tenha uma visão de futuro. Militarismo,represão,autoritarismo e conservadorismo não tem mais espaço em um mundo globalizado.Então devemos começar a pensar em um novo paradigma de segurança publica voltada unica e exclusivamente para a sociedade com a efetivação de uma policia civil e comunitaria,(antes procure saber a essência da policia comunitaria) .Não havera espaço em um futuro proximo para este atual modelo de segurança publica de nosso país.Mas com certeza ja esta mudando graças a “SENASP” e os interessados em uma nova visão de futuro no tocante .

  81. Meu texto escrito possui dois erros de grafias,erros que foram colocados devido a emoção de escrever algo para negar e criticar pensamentos que foram escritos de forma depreciativas para uma corporação que vem tomando espaço no país por bons serviços prestados.Isso incomodou muita gente que detem o poder e procura sempre denegrir sem conhecimento com uma ignorancia sem medida.Contudo deixo claro que é comum cometer erros,por isso todo texto tem que ser revisado antes de ser postado.por outro lado o SRºJR como eu não revisei meu texto antes de posta-lo no blog.Então cada macaco no seu galho.

  82. O prefeito de Franca pensa em extinção de sua GM,então deixei este postado.
    GCM Coelho – 30/12/2009 11:27
    Volto a dizer que o desenvolvimento pessoal e profissional de um agente de segurança é um processo complexo e artesanal de acordo com sua relação social,por vezes observamos atitudes contraditórias a formações desses agentes.Portanto se o sr. Prefeito pensar em formar agentes capacitados ao atendimento comunitario para os verdadeiros heróis que são os trabalhadores que pagam nossos salarios e precisam da real segurança,não de repressão e sim de dignidade para manter a mola propulsora da nossa sociedade sempre ativa.Com o pensamento do SR.Prefeito é percebido o quanto não se importa com o futuro que esta dando certo em nosso país.O futuro pede e afirma mais ainda a importancia para um novo paradigma de segurança publica no Brasil.Segurança não se faz só com armas,autoritarismo e repressão e sim com boa formação.Eu acredito que somente com uma boa atuação comunitaria para cidadania se faz segurança.O Guarda Civil não filma mas é inteligente e aprende de forma que pode ver a razão do problema social.É importante sua existencia tanto social como politica.Ele pensa e vota;tantas são as Guardas Municipais no Brasil e grande é sua familia mas este partido é somente um,portanto o Guarda não filma mas pensa e aprende.

  83. Este é o site da matéria.

    http://www.comerciodafranca.com.br/materia.php?id=51464

  84. Achei interessante este artigo encontrei no site

    http://portaldoguardacivil.blogspot.com/2009/02/por-eloi-pieta-as-avos-das-atuais.html

    è um artigo para uma boa reflexão e conhecimento de todos.

    MODELO MILITAR VS MODELO CIVIL
    Enviado pelo Colaborador GCM Leandro.

    por Elói Pietá*

    As avós das atuais polícias militares, os corpos permanentes ou guardas municipais, criados nas províncias logo após a Independência, já se miravam no modelo colonial português representado pelos exércitos de segunda linha (as milícias, ordenanças, ou corpos auxiliares), complementares ao exército principal, de primeira linha.

    Com o advento da República, cresceram as forças militares dos estados, transformando-se em exércitos regionais, chegando a rivalizar com o exército nacional. Estas forças militares estaduais serviam às oligarquias regionais na disputa com o restante do país, ao mesmo tempo que serviam de polícia de dois tipos: de controle da ordem interna estabelecida (por exemplo, contra os grevistas e opositores políticos), e de polícia contra a criminalidade comum das classes pobres (ladrões, assaltantes de estradas, assassinos, arruaceiros). Não é de surpreender portanto que problemas hoje existentes tenham o peso de séculos.

    O modelo militar de segurança
    No modelo militar vigente de segurança, o crime não é visto como algo que se encontra em toda a sociedade. Ele é situado apenas como um problema de setores sociais bem definidos. Basta então reprimir aqueles setores, fazê-los recuar com ações exemplares que os atemorizem e, se possível, eliminar seus integrantes.

    Na sociedade colonial e imperial, os principais inimigos eram mais explicitamente identificados: os índios e os negros. Os negros até hoje constituem um setor privilegiado para a repressão. A eles fazem companhia, nesta discriminadora preferência policial e judiciária, os homens pobres em geral – especialmente jovens –, os favelados, os grevistas, os sem-terra. Para reprimi-los, a polícia tem liberdades especiais e o Judiciário atua rigorosamente. As cadeias são feitas só para eles.

    É de grande importância dentro deste modelo militar de segurança a noção de território a ser defendido ou atacado. O território a defender situa-se principalmente nas partes ricas ou de classe média das cidades e nos seus centros comerciais. É aí que os efetivos das forças policiais públicas são concentrados, com o auxílio das forças de vigilância privada. O território do inimigo está principalmente nas favelas, nos bairros de periferia, nas portas de fábrica.

    As ações no território inimigo são mais elásticas no que diz respeito à legalidade. Elas resultam sempre em violências contra os delinqüentes e muitas vezes contra inocentes (parentes, amigos, vizinhos). Assim como na guerra, os exércitos atingem a população civil do território onde se move o inimigo. Os habitantes destes territórios são suspeitos em princípio. Eles são invariavelmente abordados e revistados quando a polícia faz uma blitz. As estatísticas mostram o tamanho dos constrangimentos para a obtenção de resultados policiais ridículos. Em setembro de 1997, em São Paulo, foram abordadas 15.136 pessoas e, destas, apenas 88 foram levadas aos distritos policiais para averiguações.

    PMs como forças auxiliares e reservas do ExércitoO Exército conserva, em última instância, a função de polícia no Brasil, ao contrário de boa parte dos países democráticos, que definem como função das Forças Armadas apenas a defesa externa. Por intermédio da Inspetoria Geral das Polícias Militares, ele as mantém sob um controle permanente, à distância, cabendo-lhe autorizar o aumento de efetivos, o tipo e a quantidade de armamentos, a forma de organização e as normas gerais de funcionamento. Seu interesse em conservá-las como reserva tem a ver também com a idéia de preservar-se de desgastes, utilizando-as como intermediárias no exercício de sua possibilidade constitucional de impor a lei e a ordem interna.

    A organização das polícias militares é exatamente adequada ao modelo militar de segurança. Elas reproduzem a organização do Exército. São divididas em batalhões, companhias e pelotões. Há um comando de área a cada três batalhões, formando uma espécie de regimento. Acima dos comandos de área estão os comandos de grandes regiões, como se fossem exércitos. Finalmente, na cúpula de todo o sistema, fica o comando geral, com seu estado-maior.

    Para compor as tropas desta organização militar, seus integrantes são divididos em duas grandes partes, com escala hierárquica e com as mesmas denominações do exército: os praças (soldados, cabos, sargentos, subtenentes) e os oficiais. Suas fardas reproduzem a farda militar clássica. O regulamento disciplinar das PMs, semelhante ao do Exército, é bastante rígido e faltas cometidas nas relações internas podem ser punidas com prisão. Quando cometem crimes e indisciplinas, os policiais militares são julgados por conselhos militares, formados por quatro oficiais mais um juiz. Cada conselho forma uma auditoria da Justiça Militar. A investigação de seus crimes fica a cargo dos colegas de farda. São também militares os que desenvolvem tarefas administrativas, burocráticas e médicas, como é praxe nos exércitos.

    Um exemplo da ideologia militar
    O novo comandante da PM de São Paulo, coronel Carlos Alberto de Camargo, escreveu, em 1993, um pequeno livro chamado Estética Militar, publicado em abril de 1997. Nele, expõe com audácia sua tese, autoritária, elitista e antidemocrática, de que os militares constituem uma instituição separada do povo, destinada a corrigi-lo e a pôr ordem na vida coletiva.

    Para ele, a solenidade, o rito, o formalismo, a ordem unida, a farda, os sinais visíveis de subordinação, o culto à bandeira são essenciais para a criação de uma psicologia especial, o brio militar, e de uma ética própria, expressa no sentimento exaltado do dever, da hierarquia e da disciplina. Ele considera que a cultura brasileira, de individualismo e indisciplina, estimula a desobediência às regras sociais, levando à prática de transgressões e ao descrédito do povo nas instituições. Os pobres, mais do que os outros, pelo seu inconformismo com a sociedade, segundo o coronel, tendem a não acatar as suas regras. Sua lógica maniqueísta conclui que, se houver deformação do policial durante sua atividade, não será pela formação militar (que é boa), mas pela influência do ambiente social em que ele vive, trabalha e de onde vem (que é mau), ambiente que ele chama de “o esgoto do mundo”. Com tais idéias, não surpreende quando ele, sob uma linguagem enigmática, defende a independência estrutural das polícias militares em relação ao poder civil eleito nos estados.

    Numa das passagens do livro, referindo-se à uniformidade entre si das polícias militares nos diversos estados brasileiros, diz: “Os valores éticos que cultivam, fruto de sua formação policial-militar, proporcionam-lhes o mesmo ideal, estejam onde estiverem, a despeito da dispersão territorial dificultar a unidade de pensamento, à medida que os expõe às influências políticas locais que, se prevalecessem, poderiam colocar em risco os interesses sociais”.
    Traduzindo, vê-se que os governos civis dos estados não podem dirigir efetivamente as polícias militares, que por si mesmas já têm uma orientação definida…

    Para o coronel, sem as polícias de caráter militar haveria a catástrofe: “A supressão da estética militar nas polícias fardadas estaduais ocasionará danos irreversíveis ao aparelho do Estado e colocará em risco a integridade da sociedade e de cada indivíduo”.

    A capitulação dos governos civis
    Os governos civis têm aceitado a autonomia das organizações militares. A começar pelo governo federal. O general Alberto Cardoso, chefe da Casa Militar do presidente Fernando Henrique Cardoso, considera que a lealdade das Forças Armadas é com o Estado (que é estrutural), e não com o governo (que é conjuntural).

    Daí a sua possibilidade de continuar tutelando o país e de intervir no poder civil, conforme diz na Folha de S. Paulo de 17/03/96: “Nenhuma das tentativas ou concretizações de intervenção no processo político se deveu a interesses corporativos de caserna. Todas decorreram de avaliações (não cabe aqui discutir se certas ou não) sobre as duas lealdades – a presidencial e a castrense – à nação, em período histórico de imaturidade política e em espaço vazio de providências institucionais”.

    Por sua vez, os comandantes das polícias militares – que são funcionários públicos de cada estado, subordinados ao respectivo governador – agem como uma confederação, reúnem-se no Conselho Nacional de Comandantes Gerais e fazem pronunciamentos coletivos à população brasileira.

    Os partidos de direita adotam integralmente em suas propostas as concepções conservadoras predominantes nas polícias. Os partidos de centro ou de esquerda não têm uma proposta consistente, abrangente e assimilada por suas lideranças e bases. De todos os lados surgem promessas de investimentos, como se, por uma mágica, fossem encontrados os recursos financeiros.

    Os governos continuam errando quando entregam a militares ou a quadros policiais a direção das secretarias de segurança e de outros órgãos-chave. Por exemplo, o governo do PSDB no Rio de Janeiro entregou sua política de segurança a um general do Exército. Da mesma forma agiu o PT no início de sua gestão nos únicos dois estados por ele governados. E assim fazem os outros partidos.

    Por uma concepção civil de segurança
    Desmilitarizar a segurança é prevenir e perseguir o crime em todas as camadas sociais; é investigar os criminosos para poupar os inocentes; é fazer com que as polícias e o judiciário ajam como instituições de funcionários públicos a serviço e não acima da sociedade; é subordinar as polícias aos governos eleitos e à estrita legalidade; é capacitar os partidos políticos para definir políticas de segurança; é restringir as Forças Armadas apenas à função de defesa externa.

    Os crimes cometidos pelos integrantes das camadas ricas da sociedade são normalmente mais nocivos à coletividade do que a maior parte dos crimes cometidos por delinqüentes originários das camadas pobres. Eles impedem que o Estado tenha recursos para as políticas sociais que fariam cair grandemente a criminalidade entre as classes pobres.
    Todos estes tipos de crime permanecem impunes como decorrência da concepção presente em todas as nossas instituições de segurança pública. A polícia evita investigá-los, não é preparada para isso, inibe-se com medo de ser processada por atos ilegais e é facilmente corruptível. O Ministério Público não tem estrutura e dedicação. O Judiciário multiplica sua lentidão e torna-se cuidadoso e brando.

    Numa concepção civil de segurança, as polícias devem revolucionar sua capacidade de informação e investigação, de tal modo que possam chegar ao criminoso sem constranger a sociedade e sem que ela seja jogada num constante clima de guerra. Deve ser afastada a prepotência e a violência que trata o cidadão como um subordinado às forças de polícia.
    Na concepção atual, os cidadãos são tratados como se fossem hierarquicamente inferiores ao mais baixo na escala hierárquica dos policiais. Na concepção civil de segurança, os policiais são funcionários públicos remunerados para servir a todos os cidadãos conforme os direitos que lhes são constitucionalmente assegurados e as leis vigentes nas relações sociais. Deve ser banido o uso da violência, embora não o uso da força justificada pela legalidade.

    As idéias de uma segurança de natureza civil pressupõem a subordinação real e não apenas retórica das polícias aos governos. Quem dirá quais são os interesses da sociedade e como estes devem ser providos são os governos eleitos e a legislação vigente. Caberá apenas ao Poder Judiciário interpretar a lei e determinar qualquer intervenção inibidora.
    Para que os governos assumam efetivamente o controle das polícias, é necessário que os políticos demonstrem capacidade de formular políticas de segurança pública e consolidar o apoio social a elas.

    A limitação do papel das Forças Armadas à defesa externa do país é fundamental para a vitória de uma concepção civil de segurança e para acabar com a tutela que pretendem exercer como se fossem a instituição máxima da nação. A transformação das polícias militares em polícias de caráter civil será parte integrante desta modificação necessária.

    Transformar as PMs em polícias de caráter civil
    A crise de ineficiência e deformação da polícia civil também é imensa. O modelo novo das polícias militares não pode ser o das atuais polícias civis. Nem é adequado que estas absorvam total ou parcialmente as polícias militares. Estas devem ser reorganizadas tendo em vista sua transformação em polícia completa, com predominância da atividade de prevenção, mas com a prerrogativa de investigar antes para prevenir melhor, e investigar na seqüência do crime. Elas deverão portanto ter um ramo uniformizado, largamente majoritário, mas também um ramo não-uniformizado, necessário à investigação. É essencial para tudo isso que suas relações com o Ministério Público e o Poder Judiciário sejam diretas, sem a intermediação das polícias civis como hoje. Sua organização deve abandonar o modelo militar, distribuindo-se em unidades menores, e passando a funcionários civis as tarefas não-policiais. Deve adotar carreira única, simplificando os diversos graus, perder o privilégio de justiça própria, ter disciplina e hierarquia garantidas por um novo regulamento disciplinar, com sanções, porém sem a atual prisão disciplinar.

    Paralelamente a isso, as polícias civis deverão se adaptar à função de polícia predominantemente destinada a auxiliar o poder judiciário, que hoje desempenham muito mal. Elas devem continuar tendo setores especializados para combater crimes de maior complexidade, tais como assassinatos de autoria desconhecida, seqüestros, crimes do colarinho branco etc. A guarda de presos precisará sair de sua responsabilidade.
    Os setores de perícia técnica ou médica, atualmente vinculados às polícias civis, precisarão ser independentes, constituindo uma terceira grande unidade policial, subordinada como as outras às secretarias de segurança pública.

    Os governos civis devem exercer efetivamente o comando das polícias por meio das secretarias de segurança. Elas terão a autoridade de transmitir as orientações de governo, distribuir as tarefas básicas, resolver os conflitos de competência, criar sistemas de informação, controlar os de comunicação, fiscalizar internamente o cumprimento da lei e, em estreita vinculação com o ministério público, prevenir, reprimir e investigar os crimes cometidos por policiais.

    As secretarias de segurança também deverão renovar toda sistemática de combate ao crime organizado, criando forças conjuntas de investigação e repressão que integrem as polícias e outras instituições de governo, como por exemplo as secretarias de finanças, as procuradorias de Estado, as instituições científicas.

    Os municípios precisam também integrar-se ao sistema de segurança – através das guardas municipais – para cumprir tarefas mais simples, como o atendimento primário em postos policiais de bairro, o policiamento de trânsito, a vigilância de escolas e de centros comerciais. Também as tarefas de combate a incêndios podem passar aos municípios.
    Finalmente, com um modelo civil de segurança a comunidade terá canais de participação no planejamento e na fiscalização dos órgãos governamentais. Mesmo porque, para chegar a ele, será necessária a adesão e a mobilização popular. A luta para este novo modelo irá preparar a sociedade para participar de sua direção e gestão.

    *Eloi Pieta ex prefeito de guarulhos.
    Postado por Portal do Guarda Civil às 18:51

  85. Sou gcm e tenho muito orgulho do que faço, existem bons profissionais na gcm, como tambem alguns lixo temos que banir estes que mancham a nossa imagem!

  86. A GCM devia preparar melhor os que vao excercer a função de polícia comunitária. Por que do jeito que tá, não dá mais….a pior desgraça de uma instituição é perder o apoio da comunidade e no geral, da população. O referendo está aí pra quem deseja usá-lo!!!

  87. Perto da casa da minha mãe na Vila São José, tem um Guarda Metropolitano, é grosso, arrogante, mal educado, covarde, “acha que é Coronél da Rota”.

    Arruma confusão ccom os vizinhos, é covarde, e o que é pior acha que é mais do que os outros quando está de posse da arma que possui devido ao seu distintivo.

    Acredito que esta Instituição esteja realmente falida, por colocar pessoas desse tipo para defender a comunidade, quando no caso deste de nome “NILDO”, o que faz é aterrorizar a vizinhança!!!
    Covarde, deveria ser expulso.

  88. Liliane Sobreira,casos como este não é comum na corporação,voce podera fazer uma denuncia anonima na ouvidoria ou se preferir,se o GCM for de SP informar a corregedoria e prestar esclarecimentos quanto a atuação e comportamento do mesmo,porque pessoas como este comportamento não tem espaço na corporação.Abraços.

  89. Em primeiro lugar Liliane a GCM não é polícia ,caso se sinta intimidada ou ameaçada ligue 190 para que a verdadeira polícia reprima com todos os rigores da lei este tipo de atitude desses guardas despreparados que se julgão os donos da verdade por portarem uma arma de fogo. Se esse GCM proximo a sua casa se acha tão bom, mande ele intimimidar a verdadeira polícia com a arma dele, eu só não quero reclamação depois dizendo que o mesmo era um cidadão exemplar . ASS : GUERREIRO DA ROTA

  90. Dourado sou Policia Militar , vc até disse bonito tem que tirar os lixos que estão no meio de vocês porque a corporação de vocês é pequena para ter tanta novidade parabens pela informação , e liliane como o Eduardo disse a você liga para 190 que a policia é 24 h, que tem excelentes profissinais que são preparados e tem enorme conhecimento da lei e atua em qualquer area como crimimal ,investigativa e social .

  91. para vc (Icp santa rita do sapucai) , não sou contra vcs (guarda municipal), mas vejo que você nâo tem ética profissional e tbem vejo que você tem ciumes da policia militar se vc quer colocar uma .40 na cintura presta o concurso da PM e vai usar a arma tanta desejada . e ainda digo que tenho amigos guardas que são otimos profissionais e que trab. em conjunto conosco, vejo que esta critica sua é para ter poder de policia …….

  92. É incrivel, como o povo não tem coerencia no que diz, principalmente este tal de ROBSON este sim é um frustrado que por não ter capacidade fisica e psicológica não conseguiu entrar na guarda, pois o nivel intelectual é muito alto, tem sim é que ir para a PM pois lá o nível é baixo pois a maioria tem só a quarta série primaria, guarda não precisa de poder de policia, precisa ter só 1% da milhonaria verba que tem a PM para prestar um serviço 1000 vezes melhor, pois a PM quer faz\er tudo mais não faz nada veja a violencia crescente em nosso pais dia a dia e a PM maqueando os indices para baixo é claro, só que a verdade é outra, e viva aos valorosos guardas!!!!!!!!!

  93. HÀ HÁ, HÁ, este tal de EDUARDO MOREIRA AUGUSTO OU GUERREIRO DA FÁLIDA ROTA, pelo seu raciocinio inicial que GUARDA não é policia disse pura verdade GUARDA é sentinela, vigilante sobre coisa ou pessoa, pessoa destinada a fim de reter ou conservar pessoa para não evadir-se. Estes 5800 GCMs preparados civilizadamente em 90% com instrução superior formado e os que não possui tem segundo grau ou inicio do terceiro, e com o minimo de condições de trabalho incomoda e muito a incopetente da tal PM com seus 100.000 homens só em São Paulo isto é uma vergonha demosntra o total despreparo desta tão falada PM, que não tem a preocupação com a população e sua segurança, mas sim em manter o seu poder e status de poderosos, isto visto nos ataques de 2006, resumindo se a Guarda Municipal incomoda com 5800 homens imagina se tivesse 100.000….. quem ler precisa refletir sobre isto? quem é mais competente? abraço aos municipes de toto o Brasil!

  94. ROBSON VC DEVERIA SER MELHOR INSTRUIDO POR ESSA SUA TAL PM QUE NOS MEIO DESTES 100.000 CINZINHAS TEM UM MONTE DE BANDIDO, ACHARCADOR DE BOCA DE FUMO, ETC MAS NESTE MUNDO DE BOB QUE VC VIVE ELE É PERFEITA , E COM ISTO O CRIME QUE VCS CRIAM, NÓS É QUE SOFREMOS, TENHO CERTEZA E FÉ EM DEUS QUE VAI APARECER UM POLITICO COM MORAL E BANIR DA FACE DA TERRA ESTA TAL DE PM DO NOSSO PLANETA, POIS JÁ FOI MOSTRADO QUE O FUTURO É AS GUARDAS MUNICIPAIS, POIS IMAGINA AS GUARDA COM A VERBA QUE TEM A PM, ACABARIA COM A CRIMINALIDADE DO BRASIL E SERIA MODELO PARA O MUNDO, EU SEI QUE ESTA MINHA FRASE VAI CAUSAR PROBLEMAS PSICOLOGICOS EM VC E MAIS ALGUNS CINZINHAS MAIS FELISMENTE É A MAIS PURA VERDADE E É A VISÃO DO FUTURO 2014 DIRÁ!!!! E VIVA AS GUARDAS, QUE NÃO VAI SER UM BANDO DE IGNORANTE USANDO CINZA, COM VISÃO RETROGRADA QUE MUDARÁ OS RUMOS DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL. AGUARDE E VERÁ!!!!!!!!!

  95. é, eu nem preciso dizer como a inveja mata, sou PM…………. . presta o concursos tão disputado somente .

  96. a verdadeira policia militar nunca acaba agora a guarda já não posso dizer o mesmo.

  97. desde a guarda unir com a policia militar,mas ainda tem alguns guardas ignorantes , para vcs que não sabem a PM é um dos concursos mais disputado no brasil e tem que ter um alto grau de conhecimento, não é uma simples prova tem varias etapas e depois se for aprovado nos teste vai ter que fazer uma esscola de mais de 12 meses .

  98. Sr. josé Carlos,

    Concordo plemamente com o Sr. Sugiro que procure nossa Corregedoria na R. Augusta, 435 e formule sua denúncia contra esse guarda. pois ele está sujnado onome da nossa Corporação,e isso é inadmissível para nós que somos profissionais concientes de nosso paple social e de nossas obrigçãoes para com a sociedade e os cidadãos de bem!Denuncie e leve os nomes da esposa e do filho, que com essesdados nós poderemos descobrie o nome destemal profissional e tomar ass devidas providências. Um abraço!! Quanto ao Sr, Robson, o concurso da PM não é difícil não, é como outro concurso qualquer de nível médio.

  99. Sra. Liliane sobreira,

    Sou Inspetor da GCM e lí sua mensagem. Por favor, faça sua denúncia em nossa Corregedoria na R. Augusta, 435, pois não queremos esse tipo de profissional em nossos quadros. Com a denúncia dos cidadãos, temos condições de tomar as providências para banir da GCM esse tipo de gente. Guarda decente não fica ameaçando vizinho nem qualquer pessoa que seja. O verdadeiro GCM é equilibrado e defende os cidadãos a qualquer custo, além de ter um comportamento e reputação moral irrepreensíveis. Por favor, Senhores, denunciem em nome da cidadania!! Um grande abraço e dispomham da GCM e de seus bons profissionais. Quanto às manifestações do Sr. Robson e do guerreiro da Rota, digo que tenho muitos amigos na PM e que admiro muito esta corporação. Fiz o curso de´Polícia Comunitária na Academia do Barro Branco e existem excelentes oficiais instrutores. O curso é exelente. A PM está de parabéns pela iniciativa. Não devemos criar rixas nem inimizades, mas sim nos unirmos, cada um dentro da sua esfera de competência, para que possamos vencer o crime organizado que cresce a cada dia no País. Estaremos multiplicando a idéia de Polícia Comunitária difundida pela PM, que trouxe esta idéia do Japão. Solicito aos Oficiais da PM que tèm representatividade no Congresso e na Câmara dos Deputados, para que as autoridades Políticas adequem nosso Ordenamento jurídico a essa nova realidade, pois precisamos garantir os direitos de todos os Cidadãos, e concomitante a isso, garantir também que as nossas Polícias possam continuar atuando como organismos de defesa da população, pautadas no respeito à cidadania e aos direitos das Comunidades, sendo uma Polícia Comunitária de verdade, mas sem perder os poderes de polícia pacificadora e mantenedora da Ordem Pública e da paz social. Um grande abraço a todos os profissionais da segurança pública, Policiais Civis e Militares, Bombeiros, Juízes e Promoores, Delegados e Desembargadores, e principalmente aos meus colegas Guardas municipais.

  100. estou indignada !

  101. estou ingnada , por algo que aconteceu comigo e meu marido hj , meu cunhado que é GCM, abusou e abusa de todo que pode .
    hj fui apenas perguntar para ele pq estava falando mal de mim para outras pessoas , ele começou a ameçar e foi para cima de mim , me chingou de tudo que pode e mais um pouco , meu marido ( irmão dele) esta cheio de arranhões e hematomas,fui humilhada e insultada e ameaçada de morte,td isso porque ele tem uma arma e é policial .
    Fiz o logico, chamei a policia. mas ele teve a coragem de mentir , e ficou nervoso e ameçou de novo meu marido dizendo que vai ligar para o chefe dele , para mandar meu marido embora.]
    tudo isso pq meu marido não aceitou mas trabalhar para ele , fingindo ser policia , ele trabalha na guarda, no hotel ,na pissaria e no leilão dentro do forum tudo isso na mesma semana ,logico que na guarda ele so falta , esta semana por exemplo foi apenas no sabado.para poder trabalhar nos outros bicos , ele explora homens , colocando para trabalhar por 12 horas por dia ,por 53,00 sem ter hora de almaço ou janta. ou hora de descanso não paga nenhum direito trabalhista nei menos a condução.
    Com isso acabou de comprar uma casa , dando 50.000,00 de entrada e deixou 18 cheques nenhum menos de 3.000,000 sabendo que ele paga pensão para um filho e tem mais dois com outra mulher.
    Vcs policiais vivem falando que precisam fazer bico para melhorar o orçamento certo?
    Isso que o meu cunhado esta fazendo é melhorar o orçamento?
    Meu marido foi humilhado, pq ouviu que não tem trabalho decente, que so trabalhava pq ele( meu cunhado) o colocou nos bicos. e qndo não aceitou mais , foi humilhado.isso é certo?
    e eu junto!
    agora moramos todos nao mesmo quintal, oque eu faço ?

  102. PM AGREDIDO EM IBIÚNA POR GCM

    Uma desavença entre um policial militar e guardas municipais de Ibiúna terminou em registro na delegacia daquela cidade, através de boletim de ocorrência de desacato e abuso de autoridade. O caso, ocorrido na noite do sábado retrasado, também gerou a abertura de procedimentos internos nas duas corporações, gerando inclusive a discussão sobre a competência da instituição municipal. O PM Ricardo de Jesus Pazine, 34 anos, acusa o GM Daniel Leandro Valencio, 31 anos, de ter comandado uma sessão de tortura, sem nenhum motivo ou amparo legal para isso. O comando da GM diz que os fatos estão sendo apurados.

    De acordo com a denúncia do soldado Pazine – seus pais moram em Ibiúna, mas ele trabalha e mora em Cotia – o caso de abuso de autoridade ocorreu na rua Capitão Manoel de Carvalho, na área central, próximo à rotatória que dá acesso a São Paulo. Segundo consta no boletim de ocorrência, o soldado Pazine passou com o Ford Verona azul, placas CIE-2082, de Ibiúna, pelo local, ultrapassando uma viatura da Guarda Municipal. Cerca de 200 metros à frente, percebeu que a viatura aumentou a velocidade e saiu em sua perseguição, inclusive com o giroflex ligado. O PM então teria parado o veículo, e a viatura da GM, após uma freada brusca, parado na sua frente. Exaltado, o GM Valencio teria saído com a arma em punho, gritando que era polícia, e que ao ver que era o soldado quem estava no Verona, o teria reconhecido, chamando-o pelo nome.

    A partir daquele momento, o soldado que não exibe o rosto por trabalhar no serviço velado em Cotia, denuncia que o encarregado da viatura da GM colocou a arma em sua garganta, e que mesmo diante da tentativa de diálogo, uma vez que são conhecidos e não entendia o que estava acontecendo, o GM Valencio retirou a pistola ponto 40, de propriedade da PM que estava na cintura do soldado, e ordenou aos outros dois GMs, seus comandados, que o algemassem. Na sequência, o soldado afirma ter sido jogado ao chão, sofrendo ferimentos no rosto, no ombro, orelhas, mãos e joelhos. Ele disse ainda que, enquanto permaneceu no chão, dois dos GMs davam tropeções em seu corpo, e que apenas um deles não teria tido comportamento agressivo.

    Para a reportagem, o soldado afirmou que não tinha porque se envolver em confusão, sendo que sua remoção para trabalhar em Ibiúna já estava acertada, e agora não mais ocorrerá: eu pretendia comprar uma chácara aqui para trazer minha mulher e filho, nascido há menos de um mês. Ainda abalado, soldado Pazine, que está de férias, diz que passará por psicólogo da PM, e esclarece que possui muitos amigos na Guarda e que não deseja criar nenhum atrito entre as corporações, mas que espera que justiça seja feita.

  103. Ola, fui delegado de policia e hoje Juiz que grande bestera vocês escreve, tem que se unir e não difama o outro. ‘ninguem e bom o bastante que não possa apreder nem burro que não possa ser ensinado ` E grosseiramente falando já vi merda das duas coorporação tanto PM quanto GCM. E poder policia todo agente que está indetificado tem sim poder de policia tanto quanto o militar ou agente de trânsito isso e besteira. AGORA cai o meu forum ai vocês vão ver quanto e inpotencial esse tal poder, vocês deveria se unir.( E digo mais falta pouco pra desmitarizar a policia e forma ponto unico em cada municipio cada ano que passa entra mais projeto como esse e cada vez mais os deputados e senadores estão tomando gosto).

  104. sou gcm a mais de vinte anos e sempre o que eu vejo e a pm fazendo criticas contra as guardas. mas na verdade o que eles tem e inveja dos bons serviços que nos prestamos a comunidade.eu ja tive problemas com pms que veio se meter no nosso serviço de transito em minha cidade.,mas alguns pms mau informado ou sem instruçao nao sabe que o transito e do municipiuo desde 2007 com a lei 9.503 que da poder de policia ao municipio pra fiscalizar e policiar o transito. sejacom as gcms ou com agentes de transito.as gcms sao as policias mais velha do brasil desde 1808 com a chegada da familia real na brasil criando as guardas de provincias municipais. mas alguns idiotas dizem que a tal de pm tem mais de 100anos.e so essas pessoas procurarem estudar historia do brasil enves de ficarem dizendo bobagem., sou formado em historia e pos graduado em segurança publica e meio ambiente e tenho orgulho de fazer parte da gcm que e uma corporaçao respeitada e nao corrupta. ouviu pms……

  105. SEXTA- REUNIÃO-SESSÃO-PÚBLICA- VEREADOR AGUINALDO TIMÓTEO E CLÓVIS ANDRÉ BISPO.-REPRESENTANTE DA COMISSÃO DE PAIS DE SANTO E MÃES DE SANTO- DO VIADUTO DO CHÁ- PRAÇA DA REPÚBLICA- CONTRA PRÁTICA DE RACISMO-DESCRIMINAÇÃO RACIAL – E CONSTRAGIMENTO -ISONOMIA- ABUSO DO DIREITO EXERCIDA PELO GCM.- INSPETOR RUFFINO-CHEFE DA EQUIPE RONDA DISCIPLINAR DA 25 DE MARÇO/PRAÇA DA REPÚBLICA.- JUNTAMENTE COM GCM-SANTANA DA SILVA-PATRICIA-INSPETOR JOEL- FERREIRA E VLADIMIR MAIS DOIS EXCUSOS E NÃO PORTAR O CRACHA DE IDENTIFICAÇÃO-OCUPANTE DA VIATURA 20227-IDENTIFICADA COMO RONDA DICIPLINAR.-
    IMPEDINDO QUE PAIS DE SANTO E MÃES DE SANTO POSSA CONTINUAR JOGANDO CARTAS NO VIADUTO DO CHÁ E PRAÇA DA REPÚBLICA-EXACERBANDO E APREENDENDO SEUS MATERIAIS DE TRABALHO COMO PRÁTICA ILEGALCOM BASAMENTO JURÍDICO DENTRO DO ESTATUTO DO CAMDOMBLÊ- OS ENCHOTANDOS A TODOS COMO SE FOSSEM CAÇA AS BRUXAS,OU VERDADEIROS CACHORROS SEM DONO.
    CONVIDAMOS A TODA SOCIEDADE E A IMPRENSA A FAZER PARTE DESTE MANIFESTO. CONTRA AS ARBITRARIEDADES DESTES GUARDA MUNICIPAIS.-QUE FEREM TODOS OS ESCARABOUÇOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL- CÓDIGO CIVIL.-CÓDIGO DO CONSUMIDOR- ESTATUTO DO-IDOSO-DECRETO DE LEI-INTOLERÂNCIA RELIGIOSA- ESTATUTO FEDERAL-ESTADUAL- MUNICIPAL.- LEI 14.954- 13/JULHO/2009.- DO PROJETO DE LEI 206/2009.-APROVADO.
    ASSEDIO MORAL.- E artigos da CONSTITUIÇÃO FEDERAL-01-05-06-07-170-195,como também artigos da CLT.966-l-1152-1,ASSEDIO MORAL 483-DANO MORAL,pelos PL-2369/2003-PL-2593/2003-JÁ ACATADOS PELOS MAGISTRADOS DO TST- E TRT- DE SÃO PAULO.-e Promotores Públicos da Justiça do Trabalho.
    DERRADEIRO;-
    ABUSO DO DIREITO ARTIGO 187 CÓDIGO CIVIL.- AS SANSSÕES ALCANÇAM O DOLO, PODENDO ENSEJAR DANOS MORAIS+ MAIS OUTRAS PRERROGATIVAS DA LEI.INICIO DOS ABUSOS-31/MARÇO/2010.-AINDA CONTINUA.-

  106. GCM NÃO É POLICIA! ELES QUEREM SER

    AONDE ESTA ESCRITO QUE É?
    SE FOSSE ESTARIA ESCRITO CLARAMENTE NA CONSTITUIÇÃO E ACABARIA COM ESSA DISCUSSÃO.

  107. sou policial militar e meu conceito da GCM hoje é totalmente diferente eles quer mostrar seu otimo trabalho que vem desenvolvendo e com muita responsabilidade e profissionalismo. tem aqueles espertinho que quer manchar o nome da instituição, mas tem que ver pelo o lado bom tem os otimos guardas, parabens pelo trabalho de vocês. e feliz natal pra todos e um otimo ano novo. vejo que nos temos que unir e fazer oque nós sabemos fazer….

  108. vejo que tem uma rivalidade entre alguns PM.s e GCM.s acho que temos que parar com isto vamos unir e trabalhar juntos, tenho amigos guardas e não temos problemas ao contrario somos amigos e parceiros temos uma ótima relação e comunicação muitas das vezes eles apoia nos em ocorrências e vice versa etc.

  109. quem tem boca fala o que quer,màs a grande verdade é que temos que nos unir .gcm,pm pc.

  110. Boa noite a todos

    Estava lendo essas materias e tambem tenho uns comentarios a fazer .
    Não moro em SP mais estou cançado de ver nos noticiarios sobre abuso tando da guarda como da pm, tem policias bons? tem mais tambem tem muito bandido de farda. O certo seria tem uma denuncia de abuso de poder teria que ser levado a serio e afastado de suas funções ate que seja apurado e comprovando as desnunicas tem quer serem banidos da corporaçôes. Hoje não sabemos em quem podemos mais confiar.
    E os bons policias por obrigação teria que ser os primeiros a denunciar o colega que tem mal conduta e não acorbertar pois se os fazem tambem não pode ser considerados bons, e não hora a FARDA QUE VESTEM E QUE JURARAM.

  111. e isto ai temos que dar um choque neste pais de merda para virar novamente um pais de ORDEM RESPEITO E PROGRESSO, to com a guarda , temos que separar o joio do trigo ou seja temos que acabar com estes ambulantes que se aproveitam , para mim sao um bando de vagabundos , (tem uma minina % de gente boa fazendo o papel de ambulante) neste pais de merda e de um povo que é mais ou menos 705 ignorante e sem educaçao somente no OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE

  112. Guardas municipais é o que eles são não tem poder de policia pela carta magna da constituição do Brasil.
    Leis municipais nem estaduais podem ser acima de uma lei federal. no livro esta escrito.GUASRDAR E PROTEGER OS PROPRIOS MUNICIPAIS.

  113. BOM DIA, PAULO RODRIGUES: O PODER NÃO E SEU E DO ESTADO VER NA CONSTITUIÇÃO O QUE É ESTADO, O QUE E PRECISA PARA FORMA O ESTADO.(TERRITÓRIO,SOBERÂNIA,POPULAÇÃO)
    VOCÊ TEM QUE BUSCA MAIS INFORMAÇÃO E TER MENOS PRECONCEITO, E O QUE LIR ACIMA VIR QUE OS GCM´S IMFORMARÃO O ENDEREÇO DA CORREGEDORIA DELES. DIFERENTES DOS PM´S QUE QUANDO ALGUEM PROCURA PARA DENUNCIA DESVIO DE CONDUTA OU ABUSO ELES FICAM ERROLANDO NA BASE DELES PARA QUE NENHUM OFICIAL TOME CONHECIMENTO DO CASO E DE FORMA ALGUMA PASSAM O TEL DA CORREGEDORIA ISSO QUANDO NÃO FAZEM AMEAÇA A VITIMA OU PIOR… E BOM SEMPRE LEMBRAR QUE DEPOIS QUE AS GUARDAS MUNICIPAIS FORAM CRIADAS A MAIORIA COM ÚNICO INTUITO AQUI EM SP DE BAIXAR O INDICE DE CRIMINALIDADE E CONSEGUI, COM MENOS DE VINTE ANOS ALGUMAS DELAS JÁ CHEGARAM A RESULTADOS DESEJADOS E CLARO SEMPRE AUXILIADOS POR PM´S E BOM RECONHECER AQUELES QUE FALAM MAU DAS GUARDAS PQ QUE ELAS FORAM CRIADAS E ABSURDAMENTE DOENTIU E PRECONCEITUOSO ISSO E UMA PENA A SEGURANÇA PÚBLICA CHEGAR A ESSE PONTO POLICIAIS DE BAIXA CULTURA DISCUTIR QUEM E MAIS PODEROSO, A CRIMINALIDADE SO AUMENTA E TRISTE VER POLICIAIS CÍVIS,OU MILITARES MORTOS FAZENDO BICO PORQUE O ESTADO NÃO PAGA SALARIO DECENTE AOS POLICIAIS, VER POLITICAS DE DESVALIZAÇÃO POR PARTES DE POLICOS OU DE ALGUNS POLICIAIS SEM CULTURA INVERTENDO OS VALORES DA SOCIEDADE..

  114. PARA DE ASSISTIR O DATENA, TÁ DEIXANDO SEU CÉREBELO MENOR DO QUE JÁ É…

  115. há sou técnico bancario da C.E.F formado e ADM e estudante do curso de direito da FADI-SP… UM GRANDE ABRAÇO AOS BLOGUEIRO

  116. A Ação de discutir; debater, criar controvérsia e polêmicas neste sentido de criticar,são arcaicas e inconscientes.Existem individuos sem carater em todo status social.Digo que a midia transmitem sempre que alguns suspeitos de roubarem caixas eletronicos são policiais militares,tanto que a policia civil os prendeu em fragrante.Então senhores policiais militares que aqui neste blog estão, antes de faltar com a ética contra outras corporações favor varrer( Limpar com vassoura) esses individuos que fazem parte de seus meios.Como é retirado do meio de outras corporações os individuos que as maculam. E ainda mais,quanto a ser policia ou não; não interessa,o que importa é que o serviço saia bem feito e com inteligencia e não com qualidade de estúpido; falta de inteligência, de discernimento e truculencia.Seja racional sr.PM que aqui faz criticas destrutivas sem inteligencia.

  117. É interessante ver uma discussão inutil sobre quem pode ou não pode pergunto alguem ai é juiz ? pois durante 25 anos que observo a GCM que prendeu ladrão , traficante , estrupador , foragido da justiça , conduziu ao dp foi chamado no forum nenhum juiz soltou o preso dizendo que não posso que não sou policia e tambem não faço questão o que me importa é o municipe satisfeito pois munição de bandido não escolhe cor de farda senhores não percam seu tempo

  118. Thanks for every other magnificent post. The place else may anyone get that kind of information in such an ideal way of writing? I have a presentation subsequent week, and I’m at the look for such info.