Projeto Heranças Culturais

liberdade.jpg

Na onda das comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, haverá uma invasão da cultura japonesa nos Palácios do Governo paulista, com exposições e oficinas.

As mostras, com início marcado para março, serão realizadas nos Palácios dos Bandeirantes, sede do Governo paulista, na zona sul de São Paulo; Boa Vista, em Campos do Jordão; e do Horto, na zona norte da capital. A programação integra o projeto Heranças Culturais, que tem como objetivo promover encontros com a arte de outros países.

Templos
No Palácio dos Bandeirantes estão programadas duas mostras. A primeira, “Templos e Palácios Japoneses”, vai expor, de 5 de março a 8 de junho, maquetes de templos e palácios japoneses pertencentes ao acervo do Consulado do Japão em São Paulo. De 20 de junho a 28 de setembro é a vez da exposição “Da Figura à Abstração: Presença Japonesa na Arte Brasileira”, com pinturas e esculturas de artistas imigrantes japoneses e descendentes, pertencentes ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, do MAC-USP e do Instituto Mabe.

O Palácio Boa Vista terá a exposição “Heranças Japonesas na Cerâmica Brasileira”, de 5 de julho a 31 de agosto, que exibe cerâmica artística produzida com técnicas japonesas, realizadas nos ateliers do Estado desde a 1ª geração de artistas japoneses até a 3ª geração. No Boa Vista também estão previstas as oficinas “Técnicas Artísticas Japonesas”, de 20 de junho a 31 de agosto, com origami (arte de dobrar o papel), shôdô (arte da caligrafia), washi-ê (arte da colagem), kiri-ê (arte de recortar papel e formar desenhos), oshi-ê (artesanato com tecido e algodão), mangá (arte da história em quadrinhos), raku (arte da cerâmica) e ikebana (arte do arranjo floral).

As oficinas “Técnicas Artísticas e Japonesas” também serão realizadas no Palácio do Horto, de 20 de junho a 31 de agosto. O Horto também abrigará a exposição “Templos e Palácios Japoneses”, de 5 de julho a 31 de agosto.

Confira a programação
*Palácio dos Bandeirantes
Av. Morumbi, 4.500, Morumbi, zona sul da capital.
Exposição: Templos e Palácios Japoneses – De 5 de março a 8 de junho
Exposição: Da Figura à Abstração: Presença Japonesa na Arte Brasileira – De 20 de junho a 28 de setembro

*Palácio Boa Vista
Av. Adhemar de Barros, 3.001, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão
Exposição: Heranças Japonesas na Cerâmica Brasileira – De 5 de julho a 31 de agosto
Oficinas: Técnicas Artísticas Japonesas – De 20 de junho a 31 de agosto

*Palácio do Horto
Rua do Horto, 197, Tremembé, zona sul da capital
Oficinas: Técnicas Artísticas Japonesas – De 20 de junho a 31 de agosto
Exposição: Templos e Palácios Japoneses – De 5 de julho a 31 de agosto

Leia mais:
Publicações da imprensa nipo-brasileira discutem e redefinem sua função na comunidade

Brasil e Japão cunham moedas pelo centenário da imigração japonesa

Foto do Flickr de Luiz Castro.



Comments are closed.