Invasão da reitoria da PUC

puc_sao_paulo.jpg

Mais uma vez uma reitoria de universidade é invadida. Na noite da última segunda-feira, cerca de 150 alunos da PUC decidiram, em “assembléia emergencial”, ocupar a reitoria em protesto contra o chamado “Redesenho Institucional” da universidade.

De acordo com o Último Segundo:

O “Redesenho Institucional” é um plano de reestruturação cujo objetivo, segundo a direção, é “dar à universidade novas estruturas que permitam dinâmicas mais ágeis e integradas para a realização de suas atividades-fim”. Estudantes contrários à medida, porém, acreditam que ela aumenta a centralização das decisões, acaba com a autonomia dos cursos e impõe uma “lógica de mercado”, privilegiando os cursos que geram mais lucro.

Como toda invasão de reitoria, essa também criou um blog. Passeando por lá você pode entender um pouco mais sobre o “Redesenho” e a ocupação, por exemplo.

Nada contra essas “ocupações”. Afinal, desocupado tem mais é que se ocupar mesmo. Mas a PUC passou por uma grave crise financeira há alguns anos, demitiu vários professores, fez diversos cortes… e nada mais justo que um plano de reestruturação seja criado para reerguer uma das mais tradicionais universidades paulistanas.

Foto da PUC (de arquivo) no Flickr do Bastien!



Comments are closed.