Ônibus movido a etanol em São Paulo

etanol.jpg Etanol é o petróleo do futuro. Assim disse a capa da revista Wired do mês passado. Pensando nisso, a Prefeitura apresentou na última terça-feira um ônibus movido a etanol que será testado no corredor Jabaquara/São Mateus a partir da próxima semana!

O teste é parte de um projeto para demonstrar a viabilidade do uso do etanol no transporte coletivo de grandes cidades. Segundo os responsáveis pelo projeto, o combustível alternativo diminui em até 90% a emissão de poluentes nocivos.

Da Wikipedia:

O etanol (CH3 CH2OH), também chamado de álcool etílico, é uma substância obtida da fermentação de açúcares, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.

O ônibus movido a etanol já é uma realidade desde 1990 em Estocolmo, na Suécia e que tem atualmente cerca de 600 veículos circulando com o etanol brasileiro. O modelo que será testado na cidade atende às especificações ambientais Euro4, que são mais rigorosas do que as exigidas no Conama P5, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), no que diz respeito às emissões de poluentes locais.

Será que finalmente vamos ficar livres daquela fumaça negra que os ônibus soltam pela cidade? Esperamos que sim!



2 Responses to “Ônibus movido a etanol em São Paulo”

  1. Estocolmo, desde 1990? Ás vezes me dá desgosto de pensar na distância do país crescer “de verdade”, quando vejo exportação de matéria-prima que também poderia ser aplicada aqui e ainda quando se importa alimentos que são produzidos aqui em abundância.

  2. Acho que vai ter motorista carregando combustível: reserva atrás do banco.