Control – o Filme

ian6.jpg

Estivemos na cabine que antecedeu o início da 31º Mostra de Cinema de São Paulo, que começa nesta sexta-feira, 19, onde foi exibido o filme Control, baseado na vida de Ian Curtis, vocalista da lendária banda inglesa Joy Division.

O longa, dirigido por Anton Corbijn, um fotografo holandês conhecido por vídeos de bandas como U2, Nirvana e Depeche Mode, faturou neste ano o “cool” prêmio “Câmera de Ouro” em Cannes pela produção, fruto das histórias contadas por Deborah Curtis, esposa de Ian, em seu livro “Touching from a distance”.

Control estreou no último dia 05 no Reino Unido, foi exibido no Festival de Cinema do Rio e será um dos filmes mais aguardados para esta edição da concorrida Mostra paulistana.

Os fãs de Joy Division devem ficar satisfeitos com o resultado. A essência do longa, baseado na conturbada e depressiva vida de Ian, é um tanto quanto introspectiva e traz para o cinema os conflitos vividos por um dos mais influentes artistas de sua geração.

Todo em preto e branco, Control mostra o lado obscuro da banda que mais tarde se tornara o feliz New Order. Pesado e com uma trilha sonora que dispensa comentários, a cria de Corbijn consegue deixar sem palavras os fãs de Joy Division e, mais do que isso, comove todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, tem a música correndo pelas veias.

Sam Riley, vocalista da banda 10.000 Things, é quem interpreta Curtis. O ator de 27 anos esbanja talento e encarna o cantor e suas particularidades de maneira invejável. A atriz Samantha Morton é quem vive na pele de Deborah Curtis, esposa de Ian.

O clima é sombrio na maior parte do tempo e Curtis aparece sorrindo apenas uma vez durante todo o filme. Embora o Joy Division seja a coluna dorsal do longa, o foco da obra fica sobre a trajetória do protagonista, que modéstia parte, merece destaque.

O Sampaist não só recomenda, como promete comparecer em alguma das sessões da Mostra. É bom levar um lencinho no bolso também; é difícil conter as lágrimas diante de tanta emoção extravasada das mais diversas formas.

Control na Mostra:

19/10, sexta-feira, 18:40, IG Cine
20/10, sábado, 22:40, Unibanco Arteplex 1
21/10, domingo, 22:00, Espaço Unibanco de Cinema 3
24/10, quarta-feira, 20:40, Cine TAM

Mais informações, aqui.

control1.jpg



Comments are closed.