Concertos no Pátio do Colégio

logopateodocollegio.jpg A partir de 15 de outubro, o Pátio do Colégio recebe uma nova série gratuita de concertos de música erudita e instrumental. Trata-se do projeto “Pateo ao Meio-Dia”, que irá acontecer às segundas-feiras, às 12h30, na Igreja Beato José de Anchieta, do conjunto do Pátio do Colégio, localizado bem no centro da capital paulista.

Como primeira atração, o projeto traz o quinteto de sopros PropagaSom, grupo que irá executar “Música Francesa para Quinteto de Sopros”, um programa com obras de Claude Debussy, Darius Milhaud e Jacques Ibert.

O Quinteto PropagaSom existe há cerca de 15 anos, sempre formado por monitores da Orquestra Experimental de Repertório. Atualmente, reúne os musicistas Marcos Kiehl (flauta), Talita Capra (oboé), Alexandre Travassos (clarinete), José Eduardo Flores (fagote) e Wesley de (Lima trompa). Criado pelo grupo, o programa “Música Francesa para Quinteto de Sopros” visa divulgar obras pouco conhecidas para esta formação.

Marco da cidade
O Pateo do Collegio (Pátio do Colégio na grafia mais coloquial, ou da língua moderna) é a primeira construção erguida em São Paulo. Em 25 de janeiro de 1554, a missa que oficializou a fundação da cidade foi realizada em suas dependências, feitas de barro socado. Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, jesuítas a mando de Portugal, estabeleceram um povoamento no local – no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú –, denominado Vila de São Paulo de Piratininga.

A construção atual é uma réplica da original, já que, em 1884, parte dela sofreu um desmoronamento. Foi reinaugurada no ano do quarto centenário de São Paulo, 1954, preservando apenas uma parede de taipa de pilão do prédio antigo. Hoje, o Pátio do Colégio abriga o Museu Padre Anchieta, que reúne peças de arte sacra, quadros, fotografias, aquarelas e outras obras relativas ao período de fundação da cidade, além da bela Igreja Beato José de Anchieta, espaço onde serão realizados os concertos da série gratuita “Pateo ao Meio-Dia”.

“Pateo ao Meio-Dia” // Dia 15/10, segunda-feira, às 12h30 // Igreja Beato José de Anchieta (localizado no conjunto do Pátio do Colégio) – Praça Pátio do Colégio, 84, Centro, São Paulo/SP // Tel.: 11 3284.8384



Comments are closed.