Cidade Limpa – Um ano depois…

umanocidadelimpa.jpg

“Espere por mudanças na paisagem da cidade nos próximos meses!” Foi com esta frase que abrimos um post sobre o projeto Cidade Limpa, há um ano. Hoje, 365 dias depois, o projeto faz aniversário e nossa “premonição” se mostrou correta. Um breve histórico:

A Lei Cidade Limpa, aprovada pela Câmara Municipal em 26 de setembro de 2006 por 45 votos a um, passou a vigorar em 1º de janeiro deste ano, após prazo de três meses concedido para que as empresas de mídia exterior limpassem a paisagem da cidade. A nova legislação estabeleceu o fim da publicidade nos lotes urbanos de São Paulo, atendendo determinação do prefeito de instituir uma política de combate à poluição visual.

Segundo balanço da Prefeitura, “centenas de multas foram aplicadas por conta de outdoors e placas indicativas irregulares, num total de R$ 41 milhões”. Para vocês terem uma idéia da dimensão que tomou a ação de limpeza, o Cidade Limpa foi destaque até no Boing Boing e no NYT.

E você? O que achou do primeiro ano da lei Cidade Limpa? Aprova, desaprova? A cidade realmente ficou mais limpa? Veja o vídeo abaixo e comente!

- Veja tudo o que já falamos sobre o Projeto Cidade Limpa
- Veja várias fotos de “antes e depois”
- Veja o histórico das batalhas jurídicas do Cidade Limpa

Foto no Flickr Cidade limpa.Cidade suja.



Comments are closed.