São Paulo na Copa de 2014

fifasp.jpg Copa de 2014 no Brasil. Ótimo! E é impossível pensar em uma Copa no País sem a presença de São Paulo na lista das cidades que receberão os jogos.

Nesta quinta-feira, representantes da Fifa fizeram um tour por Sampa para avaliar as instalações do estádios, tranportes e etc… Devem ter ficado com saudades da Alemanha! E se a primeira impressão é a que fica, São Paulo não se deu muito bem. Devido ao mau tempo, com neblina e garoa fina no final da tarde, o vôo panorâmico e a visita ao Metrô foram cancelados.

Assim, a visita ao Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, foi o ápice da estada dos representantes da Fifa. Segundo o G1, “os cinco membros da entidade visitaram as instalações do Morumbi e sugeriram algumas alterações, principalmente nos vestiários, sala de imprensa e camarotes”.

E o governador palmeirense José Serra jogou um balde de água fria no ânimo dos corintianos que esperavam pela construção de um novo estádio na cidade.

Não foi feito nenhum estudo sobre outro estádio para jogos da Copa em São Paulo. Sou palmeirense, mas o São Paulo é um clube de muita tradição e de relevância para o futebol brasileiro. O Morumbi, depois das reformas, poderá receber os grandes jogos da Copa”, disse.

Foto de Rubens Chiri no São Paulo F. C.



52 Responses to “São Paulo na Copa de 2014”

  1. Quero saber o porquê de São Paulo desistir da final da Copa do Mundo. O Rio de Janeiro já teve sua época. Este negócio já está enchendo o saco. Os políticos de Sao Paulo são muito fracos e submissos. São Paulo é de longe o estado mais importante da América do Sul e também a maior potência esportiva do Brasil. Se o Rio esta na merda, não é o turimo que vai tirá-lo disso. Chega! Já tivéram o PAN, querem as Olimpíadas, abertura e fechamento da Copa e também o centro de mídia. O que mais os políticos fracos de São Paulo vão permitir isso. Eles precisam também atender os anseios da população paulista. Somos 40 milhões de habitantes. Tomar uma decisão tola e fraquejar perante a população paulista é coisa de corrupto sem vergonha.

  2. Caro Marcelo,

    Sou paulista e moro no Mexico. Nao concordo com a sua posicao. O Rio de Janeiro foi muito prejudicado pela perda da capital federal e principalmente pelos governos do Brizola. E Sao Paulo, temos que assumir, cresceu apoiada na decadencia do Rio, já que as empresas migraram do Rio para Sao Paulo devido ao que o Brizola fez com o Rio. O Brasil deve ao Rio uma ajuda. Sao Paulo nao precisa da final da Copa de 2014 para se desenvolver ou se recuperar. Já o Rio, sem ajuda, vai afundar cada vez mais e quem sabe vai virar uma Calcutá (cidade da India que perdeu a capital federal para Nova Delhi e hoje tem indices de pobreza comparados aos de cidades africanas). Barcelona estava, repetindo suas palavras, na merda, e por ter sido sede das Olimpiadas, nao só se recuperou, como hoje já tem mais visibilidade que Madrid. Nenhum brasileiro de verdade desejaria que a cidade mais bonita do país vire um bolsao de pobreza extrema como virou Calcutá.

  3. São Paulo não deve nada a ninguém, nem o Brasil deve nada ao Rio.
    Se o Rio não pôde mais ser capital federal , que aproveitassem a vantagem do impulso inicial que tiveram com isso e bola pra frente.
    São Paulo, que nunca foi capital federal, e que nunca recebeu investimentos nem da coroa portuguesa nem do Brasil, é o que é por que se fez sozinho. Só isso. Se o Rio era e não é mais. a culpa é deles, e só deles.

  4. Marcelo
    Nossos políticos lutam muito, cara, mas com o voto de 1 sergipano, por exemplo, valendo pelo de 20 paulistas no congresso, é São Paulo lutando contra o Rio e mais 9 estados do Nordeste.
    Há uma reportagem “The Power of São Paulo”, no The New York Times, que explica bem isso.
    Dá uma olhada.

  5. Nao discordo totalmente do Paulo Trambini. Para iniciar sou gaucho e nao estou a favor de nenhum lado, mas que o Brizola afundou o Rio (e alguns anos antes o Rio Grande do Sul) e que Sao Paulo se aproveitou imensamente disso para crescer em importancia economica nao há a menor dúvida. E cresceu por ser a única outra opcao já que era a outra cidade grande do país para onde as multinacionais poderiam migrar. Se o Brizola tivesse escolhido Sao Paulo como seu reduto, a teria afundado do mesmo jeito como fez com o Rio. Sei que a culpa do Brizola ter afundado o Rio nao é de Sao Paulo mas nao custa nada apoiar o Rio, e o exemplo de Barcelona é muito bom, pois eu estive em Barcelona antes das Olimpiadas e era uma cidade morta. Depois das Olimpiadas se reergueu de uma maneira impressionante. E concordo tambem que Sao Paulo nao precisa da final da Copa para se desenvolver. Já com o Rio pode passar o que passou com Barcelona e com isso recuperar sua importancia economica. Assim apoioplenamente a final da Copa no Rio, até porque nenhum estádio do país tem a fama mundial que tem o Maracana.

  6. Sou de Curitiba e digo que o Rio deve receber a final da Copa de 2014 pois é nao só a cidade mais bela do país, como nossa porta de entrada para o mundo e o cartao postal do Brasil. Vou sempre ao Rio com minha familia no final do ano e sempre me deslumbro com as paisagens e com a forma cosmopolita de ser do Rio e dos cariocas. Claro que a final deve ser no Rio,,a qual é a única capital internacional do Brasil, assim como Paris é para a Franca, Nova York é para os Estados Unidos ou Roma é para a Italia.

  7. São Paulo não teve nada a ver com a decadência do Rio de Janeiro. Com a mudança da capital federal para Brasília, migrou-se para esta quase todo funcionalismo público deixando para o Rio migalhas. Culpar São Paulo pela decadência do Rio de Janeiro é a maior das mentiras.

    Este papo de cartão postal, cidade linda é coisa de gente que não tem o que falar. E falar que o Rio é capital internacional do país tirando São Paulo que é a cidade mais importante do hemisfério sul, com imigrantes de todo canto do mundo só pode ser coisa de racaldado mesmo. rsssss

  8. Raul, pelo que você diz, parece que sempre que “houver” uma copa no país, a final deverá ser no Maracanã. É isso?

  9. Uma cidade, que tem uma Região Metropolitana de 20 Milhões de habitantes, deveria construir um estadio de 90.000 a 110.000 espactadores, que facilmente poderia ser utilizado até como a Final do Mundial.
    Pois o Maracanã já não é mesmo, e não cabe mais 200.000 pessoas. Hoje, raramente, chega a 90.000 espectadores.

    Mas se a PMSP e o SERRA, realmente, oferecer o MORUMBI, reformado, com capacidade DE 60.000 espectadores para a COPA DE 2014 é arriscado a cidade de São Paulo, perder até a oportunidade de sediar a ABERTURA da COPA, p/ BH, que promete um Mineirão p/ 70.000, e Brasilia, que vai oferecer um estadio de 75.000 espectadores, “novinho em folha”, que pode facilmente ‘BARRAR” o Morumbi.

  10. É uma pena saber que o SERRA não pensa alto.

    E um absurdo alguém pensa tão baixo e achar que a cidade de São Paulo não merece um Estadio novo p/ 90.000 a 110.000 espectadores que poderia ser utilizado como Sede principal da Copa do Mundo, e posteiormente, poderia ser utilizado como sede de jogos do Corinthians, Palmeiras, Santos, e grandes eventos, shows internacionais, visita do PAPA, e etc…

    Cara, isto é um absuuuuurdo muito grande.
    São Paulo esta perdendo uma grande chance.

  11. Esta perdendo mesmo, pois depois desta copa, se não for um sucesso, talvez o Brasil nunca mais seja sede de merda alguma.

    Bom! O Serra jamais contará com meu voto para nada. Muito lerdo para meu gosto.

  12. Respondendo ao que perguntou o Marcelo Marçal ao Raul: como já comentei, sou paulista e moro na Cidade do Mexico. (assim sou neutro e nao entro nessa de bairrismo, mesmo sendo paulista). A resposta é simples: Alguem pensaria em uma final da Copa no Mexico fora do Estadio Asteca? Jamais. Todas as finais aqui no Mexico serao no Estadio Asteca. Tradicao em futebol conta muito e o Maracana é disparado o Estadio com mais tradicao no país. Aqui no Mexico todo mundo quando me pergunta sobre o Brasil, me pergunta pelo Maracana, pelo Cristo Redentor, por Ipanema e pelo Carnaval do Rio. Nunca me perguntaram sobre Sao Paulo. Porque a final da Copa da Alemanha foi em Berlim e nao em Frankfurk (a principal cidade alema)?. Por pura tradicao.

  13. Podem chorar paulistas. A final vai ser no Rio e ponto. Sao Paulo, coitada, nao está confirmada nem na abertura.

  14. Sou de Florianopolis mas moro no Rio. Nos ultimos anos o Rio MELHOROU MUITO ECONOMICAMENTE. Diz que o Rio está morto só quem nao mora no Rio. Eu trabalho na Michelin e a empresa nao para de investir no Rio. Todos os meus amigos que estavam desempregados no Rio conseguiram bons trabalhos. E dizer que uma cidade que tem como sede 6 das 10 maiores empresas do Brasil e 12 das 20 maiores está morta nao conhece de mercado. Para quem nao sabe quais sao as 6 empresas cariocas entre as 10 maiores do Brasil, aí vao: Petrobras, Vale do Rio Doce, Telemar, Eletrobras, BR Distribuidora e Shell. As outras 6 que completam as 20 maiores sao: Embratel, Ipiranga, Chevron, Souza Cruz, Rede Globo e Esso. Tá bom ou quer mais? Quanto a final da copa acho que a final deve ser em Brasilia por ser a capital do país e para acabar com essa briga entre cariocas e paulistas.

  15. Paulo, não tem nada a ver o mundo conhecer Maracanã, praia, carnaval. Isto é papinho batido. O engraçado é que eles falam de coisinhas de turistas que vêm passear. Ninguém fala de São Paulo, mas todo imigrante que vem morar no Brasil, vem para São Paulo. Você sabe explicar o desconhecimento de São Paulo nisso?

    Ivan, a maioria das empresas que você citou são heranças da ex-capital, e a maioria estatais nacionais, não cariocas. Foram migalhas deixadas para o Rio que sempre viveu de funicionalismo público. :)

    Carlos, São Paulo não vai ser somente a cidade da abertura, como também o centro de mídia. :)

  16. Ah Paulo! São Paulo só não entrou na briga porque o governador inventou uma estorinha de derruba entalada na garganta. Senão, São Paulo iria travar uma batalha pela final da Copa. O Maracanã não tem mais peso no país, não comporta mais o mesmo público de outrora, e foi vetado até para um campeonato nacional. rsssssss São Paulo tem estádio que não acaba mais. O Maracanã é só mais um estádio, e até perderam o museu do futebol para o Pacaembu. O que manda é organização, não historia e blablabla. :)

  17. Sou totalmente contra a final da Copa 2014 no Rio de Janeiro. O Rio já deu o que tinha que dar, é uma cidade extremamente violenta (claro que São Paulo também não é lá essas coisas) e não foi tudo aquilo no Pan. São Paulo é a maior economia do país, e, segundo reportagens de revistas das quais não me lembro exatamente o nome, se fosse um país sozinho, separado do Brasil, seria um país de Primeiro Mundo, ou seja, digno de receber a final de uma Copa do Mundo. A final tem que ser em São Paulo, um estado mais organizado desenvolvido e com os melhores clubes do país (aonde estão a maioria dos títulos dos Campeonatos Brasileiros nos últimos dez anos?), enfim, São Paulo não deve ceder aos caprichos de um cartola da CBF, e, sim, sediar a final da Copa. Que o Rio fique com as semifinais que já está de bom tamanho!!!!!

  18. Conforme um de nossos amigos disse ai encima: o Rio é a cidade mais cosmopolita?????
    Eu agora pergunto, o que é ser uma cidade cosmopolita??? Pelo que sei é ser uma cidade que abriga diversas culturas oriundas de diversos países. E é meio óbvio que São Paulo é a mais cosmopolita de todas as cidades brasileiras…..¬¬

  19. Victor, só podem ser cariocas inventando estorinhas mirabolantes. Mas é sempre assim. Cada um defende sua cidade. O Rio é maravilhoso? Claro que é, mas em vista áerea e editada como qualquer outra cidade. Vamos o que o carioca Arnaldo Jabor pensa de sua própria cidade, já que o cegos de plantão insistem em viver na época da corte. KKKKKKKK

    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/arnaldo-jabor/2009/02/02/O-RIO-ESTA-UM-HORROR.htm

  20. Então, Victor! Eles confundem, como cosmopolita, uma cidade que recebe turistas temporários, ao passo que a cidade de São Paulo recebe moradores temporários ou permanentes. Eles confundem em falar que ninguém conhece São Paulo perguntando apenas para algumas pessoas, e outras pessoas quando perguntadas dizem: Sim, uma das maiores cidades do mundo, e a maior e mais rica do hemisfério sul, e assim por diante. O Rio perdeu sua importância para São Paulo, mas a população não dá o braço a torcer.

  21. Olha a maravilha que o Rio citado por muitos aqui é:

    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/arnaldo-jabor/2009/02/02/O-RIO-ESTA-UM-HORROR.htm

  22. Podem paulistas, ficar com a abertura, centro de media e o que mais voces quizerem. O que voces nao vao ter, por mais que queiram, é a final ! A final é o evento mais importante, sendo vista por mais de 3 bilhoes de pessoas em todo o mundo. PODEM VER POR TODAS AS OUTRAS COPAS QUE A FINAL SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ NA CIDADE MAIS IMPORTANTE E CONHECIDA DO PAÍS. Sao Paulo vai ser A PRIMEIRA CIDADE MAIS IMPORTANTE DE UM PAÍS (ninguem nega, nem eu, que Sao Pulo é a cidade mais importante do Brasil) A NAO RECEBER A FINAL DE UMA COPA DO MUNDO. QUE TRISTE IRONIA NAO? O que importa para o mundo todo é a final ! Alguem lembra em que cidade foi a abertura e o centro de midia na Copa da Alemanha? Pesquisei por internet e vi que foi Munique. A cidade da abertura sempre recebe o centro de midia. POIS É, PODEM FICAR NA SAUDADE QUE A FINAL VAI SER NO RIO !!!

  23. Antes a final foi no Rio por ser a capital do Brasil, hoje, a final vai ser no Rio por ser a cidade mais decadente, e uma tentativa frustrante de resgatar o prestígio perdido para São Paulo.

    USA for Rio.

    We are the world
    We are the children.

    rssssssss…

  24. Respondendo ao Marcelo: Repito, sou de Florianopolis e nao entro em bairrismos de paulistas contra cariocas. Moro no Rio pois a Michelin me transferiu de Floripa para o Rio, onde está a matriz da empresa. Vejo que voce nao leu bem o nome das empresas que citei, já que a maioria das empresas sao privadas. Repito as privadas para voce ler outra vez: Vale do Rio Doce, Telemar, Shell, Embratel, Ipiranga, Chevron, Souza Cruz, Rede Globo e Esso. Quer saber outras privadas que estao entre as 50 maiores e que estao no Rio: Bradesco Seguros, Oi Celular, CSN, Furnas, Peugeot Citroen, Lojas Americanas, Sul America Seguros, Cervejaria Brahma, Ponto Frio, Transpetro, Ampla e Cimento Mauá. Sao 21 empresas privadas entre as 50 maiores do país, isto sem contar as estatais. Além disso, para a sua informacao, o PIB do Rio é maior que os de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Florianopolis JUNTOS. Se sao migalhas o que sobrou para o Rio, coitadas dessas cidades que supostamente sao consideradas ricas. E repito, a final deve ser em Brasilia que é a capital do país.

  25. Ninguem jamais falou que a final vai ser no Rio para que a cidade tente resgatar algum prestigio perdido. Ou voce ouviu alguma autoridade dar esta razao para a final ser no Rio? Vai ser no Rio porque o Rio é a cidade mais conhecida fora do país, por ser a cidade mais bonita e mais turística do país, porque o Maracana é no Rio, e por tradicao, coisa que o Rio tem e Sao Paulo nao tem. E ponto ! E nao venha com o papo de capital porque senao a final teria que ser em Brasilia. E vai dizer que voce nao gostaria que a final fosse em Sao Paulo?

  26. Nossa Ivan! Tudo isso? Bastantão perto de São Paulo, hem? Fichinha. O fato é que especialistas sempre falam que o Rio ficou decadente mesmo com o esvaziamento econômico com a perda da capital federal. Todos sabem disso. Vive plenamente de ajuda federal para escolas, saúde, social, etc. O Rio não anda com as próprias pernas há muito, meu chapa. Se não fosse a descoberta do petróleo em Campos o Rio estaria mais condenado ainda, e estas empresas que você citou, foi para dizer que ficam tudo no Rio as maiores empresas do País? KKKKKKKK Pena a moderação não permitir postar links aqui.

    Carlos, só você não quer enxergar, assim como todo carioca decadente, que todo evento que tentam levar para o Rio, é pura e simplesmente uma forma de ajudar o turismo que é de extrema importância para a cidade. Você quer dizer que a final vai ser no Rio porque ele é mais conhecido lá fora? hum!!! Curioso! Faz-me pensar que se a final fosse em São Paulo ou em Brasília, os estádios não iriam lotar. Pensamento de carioca mesmo. Se o Rio é mais conhecido lá fora (carioca falando), por quê, mais de 80% das feiras e congressos nacionais e internacionais são feitos em São Paulo. Vários shows internacionais sempre têm São Paulo como palco, etc? Você sabe explicar? E olha que São Paulo nem precisa de turistinha para lazer, hem? Explica aí, o porquê de vocês não aceitarem que o Rio ficou para trás.

  27. Caro Marcelo,

    Ja estou cansando desta discussao já que nem carioca sou. Que fique claro que eu e todos sabemos que Sao Paulo é economicamente a cidade mais importante do país. Mas todos tambem sabemos que o Rio é de longe a segunda cidade do Brasil em importancia economica. Ser maior que Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Florianopolis juntos nao é pouca coisa nao, repito. Além disso o Rio é a segunda maior economia da America do Sul, perdendo apenas para Sao Paulo mas suplantando inclusive Buenos Aires) (acabo de pesquisar isso por internet: PIB cidade de Sao Paulo = 219 bilhoes de dolares; PIB cidade do Rio de Janeiro = 148 bilhoes de dolares e PIB da cidade de Buenos Aires = 141 bilhoes de dolares). O de Belo Horizonte por exemplo é de 28 bilhoes de dolares, ou seja menos de 5 vezes o do Rio). E Belo Horizonte é uma cidade de grande importancia nacional.

    Se o Rio recebe ajuda Federal para escolas e hospitais é porque a cidade, como cresceu como capital, tem por exemplo a maior rede publica escolar e hospitalar do país (maior que a de Sao Paulo), e claro, já nao arrecada como capital federal, e por isso nao tem dinheiro para manter uma rede publica deste porte. Para que jovens nao fiquem sem ir à escola, nada mais justo que o Governo Federal apoie, já que foi o próprio poder executivo (no Governo Jucelino) que tirou do Rio a capital. Perder a capital nao fez desaparecer a rede publica escolar e hospitalar, e o Rio já nao tem dinheiro para manter uma rede publica com porte de capital federal. E os alunos nao podem pagar por isso. Veja que me explicito sem bairrismos, mas com fatos concretos. Uma rede de porte de capital federal sem ajuda federal é claro que colapsaria pois a cidade já nao arrecada como capital federal, mas tem que manter redes de porte de capital federal.

    Quanto às empresas tambem nao quis dizer que o Rio tem mais que Sao Paulo, apenas quis dizer que o Rio ainda tem muitas empresas muito fortes, nao só estatais, mas privadas tambem. Por exemplo, entre as 500 maiores empresas do Brasil, Sao Paulo tem 92 e o Rio tem 76 (fonte Revista Exame). Belo Horizonte, a terceira colocada, tem somente 14.

    Realmente é uma triste ironia para Sao Paulo que a final da copa nao seja na cidade mais importante do país. Olhei a relacao e realmente vai ser a primeira vez na história que a cidade mais importante de um país nao terá a final da Copa do Mundo. E certamente o Rio vai tirar muito proveito de ter a final na cidade. Pode realmente acontecer com o Rio o que aconteceu com Barcelona, a qual passou de uma cidade secundaria a uma grande metropole internacional. Ainda assim, segundo a ONU, mesmo atualmente, o Rio continua sendo uma das 3 grandes metropoles da America do Sul, junto com Sao Paulo e Buenos Aires. E viva a minha cidade, Florianopolis.

  28. Após ler tantas discussões sobre final de Copa numa cidade ou outra (declaro aqui abertamente que deveria acontecer única e exclusivamente em São Paulo), chego em uma conclusão: a final, se realmente tudo se concretizar, será no Rio porque o caríssimo presidente da CBF não sabe analisar os pontos. Garanto que se ele fosse um dirigente melhor (nada duvidando de sua competência) ele não estaria num dos jornais esportivos mais reconhecidos no país, o Lance, dentro de uma reportagem sobre a situação financeira da CBF, que é pior que a de alguns clubes nacionais. Garanto que se ele fosse um bom presidente de uma Confederação que simplesmente é a melhor do mundo em termos de títulos, ele não colocaria um técnico como o Dunga para dirigir a Seleção Brasileira. E ainda nem é preciso dizer que ele literalmente convocou o Roaldinho Gaúcho para as Olimpíadas, onde se sabia que o mesmo talvez não fosse convocado, ou seja, passou por cima da opinião do técnico, “convocou” o jogador, e ainda assim não obteve resultado nenhum. Enfim, creio que com um dirigente que bate o pé e determina que a final será em cidade “x”, os paulistanos devem se conformar, a não ser que a FIFA com seus observadores julgue que a final aconteça em S. Paulo, que é o que espero que aconteça.
    Voltando a falar sobre as economias, não sei aonde nosso amigo viu que as maiores empresas do país estão só no Rio. Quase todas estão em todas as grandes cidades. Agora, vejamos as sedes dessas empresas, ou as sedes dos grupos que as gerenciam: em sua grande maioria estão em S. Paulo. A Globo pode até ter sua sede no Rio, mas ainda assim abriu uma filial em S. Paulo. É indiscutível que S. Paulo é a maior cidade do país, a mais rica, a mais cultural, a mais cosmopolita, a mais independente. Eu acho que os cariocas têm um leve traço argentino em seus DNAs, uma vez que todos acham que sua cidade é a melhor só porque é arrodeada por praias. E ainda acho um absurdo a probabilidade de o Rio sediar as Olimpíadas 2016.

  29. Só quero saber de onde você tirou que o Rio tem a maior rede escolar e de saúde do país. Por favor!

    Só te peço um favor, Ivan. Não caia na mesmice de cariocas, que acham que estrangeiros só conhecem o Rio, que a cidade é a mais rica, mais importante no esporte, nos shows, na educação, na saúde, etc, porque não é. Na cultura foi no passado, mas até nisso já foi suplantada, tanto que a semana da arte moderna foi em São Paulo, coisa que eles não engolem até hoje.

    Para os cariocas, a UFRJ (federal e não melhor que UFRS, UFSC, UFMG) é melhor que USP, Unicamp, ITA, etc. kkkkkkkkkkkk!!!

    Para os cariocas, as melhores peças teatrais estão no Rio, sendo que aqui é considerado o point teatral e foram encanadas mega produções: O Fantasma da Ópera, A Bela e a Fera, Os Miseráveis, Chicago, etc.

    Para os cariocas, a praia do paulista é o Tiête sendo que temos um litoral imenso e maravilhoso, e centenas de clubes particulares.

    Para o carioca, uma tal de terra encantada (nunca ouvi falar) é melhor que o Playcenter e Hopi Hari

    Para o carioca, o campeonato carioca é o mais importante do país. KKKKKKKKKKKKK

    Para o carioca, as casas noturnas e casas de shows deles são as melhores do país, sendo que muitos mitos da músicas vêm fazer shows exclusivamente em SP. Via Funchal, Olímpia, HSBC Brasil, Arena Anhembi, Credicard Hall, etc.

    Para o carioca, a gastronomia deles é a melhor do país. KKKKKKKKK

    Para o carioca, o Rio possui mais e melhores Shoppings.

    Para o carioca, o carioca tem mais grana que o paulista.

    E assim por diante. São mitos e mais mitos inventados por eles mesmos. Acreditam com todas as forças nisso.

    Mas, eu ainda quero saber de onde você tirou que o Rio possui a maior rede de ensino e saúde do país.

  30. Marcelo,

    Ando agora com muito trabalho para responder com calma toddos os pontos, mas o que eu quis dizer é que o Rio tem a maior rede publica FEDERAL de escolas e hospitais, nao a maior rede em geral, a qual claro a tem Sao Paulo. O Rio, por ter sido a capital, tem o maior numero de escolas e hospitais federais do país. E o que aconteceu é que o Cesar Maia quis dar uma de gostosao e falou para o Governo Federal que arcaria com os gastos dos Hospitais Federais no Rio, para que o serviço fosse melhor. O Governo Federal aproveitou a deixa e aceitou a oferta, parando de cobrir os gastos destes Hospitais, os quais eram de sua inteira responsabilidade. Como a Prefeitura do Rio nao arrecada para cubrir gastos federais, mas sim municipais, nao teve como pagar por isso. O Cesar Maia entao se arrependeu e pediu ajuda Federal para cobrir o gastos destes hospitais, os quais repito, nem eram de responsabilidade da Prefeitura. Por isso sai na midia que o Governo Federal ajuda o Rio com gastos de Hospitais Federais.

    Os outros pontos respondo depois. Um abraço. Ivan.

  31. Marcelo,

    Te respondo agora com mais calma as tuas outras consideracoes, ponto por ponto:

    Os extrangeiros conhecem mais o Rio que Sao Paulo e isso todos sabem. Li sobre o assunto por internet e o Rio recebe 3 milhoes de estrangeiros por ano, enquanto S

    Só te peço um favor, Ivan. Não caia na mesmice de cariocas, que acham que estrangeiros só conhecem o Rio, que a cidade é a mais rica, mais importante no esporte, nos shows, na educação, na saúde, etc, porque não é. Na cultura foi no passado, mas até nisso já foi suplantada, tanto que a semana da arte moderna foi em São Paulo, coisa que eles não engolem até hoje.

    Para os cariocas, a UFRJ (federal e não melhor que UFRS, UFSC, UFMG) é melhor que USP, Unicamp, ITA, etc. kkkkkkkkkkkk!!!

    Para os cariocas, as melhores peças teatrais estão no Rio, sendo que aqui é considerado o point teatral e foram encanadas mega produções: O Fantasma da Ópera, A Bela e a Fera, Os Miseráveis, Chicago, etc.

    Para os cariocas, a praia do paulista é o Tiête sendo que temos um litoral imenso e maravilhoso, e centenas de clubes particulares.

    Para o carioca, uma tal de terra encantada (nunca ouvi falar) é melhor que o Playcenter e Hopi Hari

    Para o carioca, o campeonato carioca é o mais importante do país. KKKKKKKKKKKKK

    Para o carioca, as casas noturnas e casas de shows deles são as melhores do país, sendo que muitos mitos da músicas vêm fazer shows exclusivamente em SP. Via Funchal, Olímpia, HSBC Brasil, Arena Anhembi, Credicard Hall, etc.

    Para o carioca, a gastronomia deles é a melhor do país. KKKKKKKKK

    Para o carioca, o Rio possui mais e melhores Shoppings.

    Para o carioca, o carioca tem mais grana que o paulista.

    E assim por diante. São mitos e mais mitos inventados por eles mesmos. Acreditam com todas as forças nisso.

    Mas, eu ainda quero saber de onde você tirou que o Rio possui a maior rede de ensino e saúde do país.

  32. Marcelo, te respondo agora ponto por ponto as suas consideracoes:

    Que os extrangeiros conhecem mais o Rio que Sao Paulo, isso é um fato. Pesquisei por internet e o Rio recebe 3 milhoes de turistas extrangeiros por ano e Sao Paulo nao recebe nem 500 mil (seis vezes menos que o Rio, e a maioria é de turismo de negócios). E fora do Brasil, pelo menos considerando as vezes que viajei (e acabo de ir à Italia), quando falava para os extrangeiros que eu era brasileiro, perguntavam se eu era do Rio, muito mais do que se eu era de Sao Paulo (alguns perguntavam do Rio ou de Sao Paulo, e outros só do Rio). Nenhum deixou de citar o Rio.

    Nenhum carioca diz que o Rio é mais rico que Sao Paulo. Todos sabemos que Sao Paulo é mais rico.

    Nos esportes e shows as duas cidades dividem muito os eventos. O Rio sediou o Pan e pleiteia uma Olimpiada e Sao Paulo nem é citada para sediar uma Olimpíada. Em esportes Sao Paulo é forte em atletismo mas o Rio é forte em futebol de praia, e por aí vai.

    Dizer que o Rio nao recebe shows de porte internacional tambem nao é verdade. Um exemplo recente foi o show dos Rolling Stones que só aconteceu no Rio. Outro exemplo foi o show do The Police, que só aconteceu no Rio. Repito: as duas cidades dividem os shows e a maioria vai para as duas cidades.

    Na educacao e saúde todos sabem que Sao Paulo é superior.

    Na cultura as duas cidades sao muito importantes. Sao Paulo mais em pintura, musicais internacionais e musica classica e o Rio mais em samba, MPB e em musicais nacionais. Voce citou musicais como Fantasma da Ópera, A Bela e a Fera, Os Miseráveis, Chicago (todas adaptacoes de musicais extrangeiros), mas se considerarmos a producao de musicais brasileiros o Rio suplanta de longe Sao Paulo. Cito alguns musicais criados e produzidos no Rio que tiveram sucesso irrefutavel lotando os grandes teatros cariocas por meses: Opera do Malandro, Cartola, Noel, Imperio, etc. O talento criativo para musicais nacionais se concentra no Rio de Janeiro enquanto Sao Paulo paga por producoes internacionais.

    Na danca por exemplo Sao Paulo supera o Rio em Balet mas o Rio supera Sao Paulo em Danca Contemporanea (basta citar onde esta alocada a companhia “Debora Colker Dance Company, nao só a principal do Brasil como uma das mais aclamadas em todo o mundo).

    Todos sabem que a USP, Unicamp, etc, sao melhores que a UFRJ. Nao sei quem acharia o contrario.

    O Rio tem praias muito bonitas e nao se pode negar que é um privilegio poder voltar dirigindo do trabalho vendo o por do sol no mar. O litoral dos dois estados é muito bonito.

    Certamente os dois parques citados tem boa qualidade.

    O campeonato carioca e o paulista sao os dois regionais mais fortes do país, nao diria que um é melhor que o outro. Vou a alguns classicos do campeonato carioca e sao espetaculos muito bonitos, como devem ser os classicos paulistas.

    Voltando ao assunto sobre shows, concordo que alguns mitos da música vao somente para Sao Paulo, mas outros grandes mitos vao somente para o Rio (como os shows dos Rolling Stones e do The Police que já citei). Assim nao é só Sao Paulo que recebe os mitos da música. Por alguma razao os Rolling Stones e o The Police escolheram só o Rio e os que só foram para Sao Paulo, escolheram só Sao Paulo. A verdade é que quase todos os grandes shows acontecem nas duas grandes metropoles brasileiras (como por exemplo os da Madonna, Elton Jonh, etc). As duas cidades tem casas de shows excelentes. No Rio o Canecao, Vivo Hall e Citibank Hall, etc, tambem sao espetaculares.

    A Gastronomia paulista é a melhor do país e mundialmente famosa mas a do Rio tambem é muito boa. Inclusive nosso prato nacional (a feijoada) é carioca.

    As duas cidades tem grandes Shopping Centers, exemplo de grandes metropoles que sao. O Barra Shopping é por exemplo nao só o maior shopping do Brasil, como o maior da America Latina. Com certeza Sao Paulo tem grandes Shoppings tambem.

    Definitivamente o paulista tem mais grana que o carioca, mas a vida em Sao Paulo é muito mais cara que no Rio.

    Na verdade nao sei de onde voce tirou que os cariocas inventam esses mitos, pois falei com muitos amigos cariocas e nenhum deles pensa assim. Muitos pontos que coloquei aqui foram opinioes de amigos cariocas que trabalham comigo na matriz da Michellin aqui no Rio. Nenhum deles cre nesses mitos que voce falou. Eles mesmos dizem que isso se existe, é coisa de carioca sem nenhum conhecimento, e negar o que o Rio tem de melhor tambem seria coisa de paulista inculto.

    Como conclusao, acho que as duas cidades sao muito boas e muito complementares. Para o Brasil é bom ter duas grandes metrópoles e nao ter tudo concentrado só em uma, como acontece por exemplo na Argentina e no Mexico, onde tudo se concentra em Buenos Aires e na Cidade do Mexico.

    Assim finalizo dizendo: Viva Rio e viva Sao Paulo!!! As duas sao cidades espetaculares, cada uma com particularidades únicas que as fazem ser muito complementares. O Brasil nao seria o mesmo nem sem Sao Paulo, nem sem o Rio. E viva tambem a minha Florianópolis.

  33. “Nos esportes e shows as duas cidades dividem muito os eventos. O Rio sediou o Pan e pleiteia uma Olimpiada e Sao Paulo nem é citada para sediar uma Olimpíada. Em esportes Sao Paulo é forte em atletismo mas o Rio é forte em futebol de praia, e por aí vai.”

    São Paulo já sediou um PAN, o Rio é bebe ainda.

    Não só em atletismo. Esportes coletivos, antigos clubes masculinos e femininos que dominaram durante anos o cenário: Volei, Banespa, Pirelli, Report Suzano, Osasco, São Caetano, etc.
    Basquete: Minercal, Franca, Monte Líbano, etc.
    Handbol Masculino e Feminino: Base Paulista.
    Tênis de Mesa: Somente SP, o resto é resto.
    Judô, várias medalhas para o Brasil
    Futebol, nem preciso citar a força com os ultímos 5 títulos em solo paulista, 6 mundiais, 6 Libertadores, etc.

    Para citar alguns shows, U2 foi exclusivo em SP, Elton John foi televisionado para o Brasil aqui. O Show do Michael Jackson foi aqui no Morumbi. A maioria faz 2 ou três apresentações em SP e um no Rio, etc.

    A densidade demográfica é um dos fatores preponderantes para SP deixar sempre o Rio no chinelo. A autoridades, às vezes, têm que barrar essa pujança, esse imã, para ajudar o Rio. Trazer turista estrangeiro para passear e ir embora no outro dia não é suficiente para pleitear nada. Aqui em São Paulo turistas passam dias, aqui tem atração que não acaba mais para gastar. Cara, aqui tem gente do mundo inteiro. Entende isso? Subir Cristo, ver mar é coisa rápida, como ir ao Hopi Hari , ou outro parque qualquer.

    E viva São Paulo, a maior, mais importante e mais rica cidade do Hemisfério sul que os políticos tentam de qualquer forma conter o crescimento e domínio. É isso aí!

  34. Caro Marcelo,

    Argumentar com uma pessoa bairrista ao nível de nao aceitar que outras cidades tambem tem coisas boas e importantes é um tanto difícil. Seria melhor que sua discussao fosse com um carioca tambem bairrista, que diria que só o Rio tem coisas boas. Cada um acharia que teria a razao e jamais chegariam a um consenso. A verdade é que as duas cidades sao mega metropoles com muitas qualidades. Sao Paulo é mais importante que o Rio em algumas coisas e o Rio é mais importante que Sao Paulo em outras coisas. Negar que o Rio supera Sao Paulo em algumas coisas é tapar o sol com a peneira. Como nao sou carioca, nem sou bairrista, comento isso com total imparcialidade. Vou muito a Sao Paulo, gosto muito da cidade, mas tambem gosto muito do Rio e posso avaliar os pontos, repito , de forma imparcial. Se nao fosse o Rio eu nao teria um trabalho tao bom quanto o que eu tenho hoje (isso porque a matriz da Michellin está no Rio e nao em Sao Paulo.

    Respondo agora aos seus comentarios:

    Se Sao Paulo já sediou un Pan e se sente mais importante nos esportes, porque nao pleiteia as Olimpiadas tambem?

    Nos esportes eu comentei um exemplo para cada lado, já que no final falei “e aí vai”. Voce colocou de uma forma como se eu falasse que o Rio superava Sao Paulo nos esportes e eu jamais falei isso. Apenas quis dizer que o Rio tambem tem importancia esportiva no cenário nacional. Se voce negar isso voce está totalmente cego influenciado pela sua total parcialidade em relacao a Sao Paulo. Como sou catarinense e neutro coloco os fatos como sao.

    Quanto aos shows se voce fizer a conta vai ver que sao divididos de forma equanime. Vamos fazer a conta usando os teus exemplos: 1) U2 em Sao Paulo, Rolling Stones no Rio; 2) Michael Jackson em Sao Paulo, The Police no Rio. Estamos em 2 shows de porte mundial para cada lado. Se Sao Paulo fosse a única cidade importante do país voce nao acha que os Rolling Stones e o The Police, deveriam pelo menos ter ido tambem para Sao Paulo,e nao com exclusividade para o Rio? Ou te pergunto, porque eles foram só para o Rio e nao para Sao Paulo? Respondame-me porque? Até os papas se dividiram entre as duas cidades: O Joao Paulo II veio só para o Rio e o Bento XVI para Sao Paulo. O Rock in Rio foi 3 vezes com exclusividade no Rio. Porque Sao Paulo jamais organizou um evento deste porte? Para os shows do Live Earth foram escolhidas somente 7 cidades em todo o mundo e sabe qual foi a única cidade escolhida nao só no Brasil mas em toda a America Latina: o Rio. Foram escolhidas as principais cidades de cada área do planeta; America do Norte: Nova York / Europa: Londres e Berlin /Africa: Johannesburgo / Asia: Tokyo e Shangay / Oceania: Sidney / America Latina: Rio de Janeiro. Porque Sao Paulo nao foi a escolhida?

    O ponto que quero colocar aqui é que o Rio tambem é uma cidade muito importante, como Sao Paulo tambem o é. E as duas cidades dividem entre elas os eventos importantes, quase todos para as duas e alguns com exclusividade para uma das duas. Ou senao, porque o Tom Cruise veio divulgar o filme Operacao Valquiria no Brasil só no Rio e nem foi a Sao Paulo?

    Parece que voce nao está a par dos fatos do turismo no Brasil. Me dei ao trabalho de pesquisar os numeros do setor hoteleiro no Brasil (tenho um amigo que trabalha na ABIH (Associacao Brasileira de Industria de Hoteis, a qual por sinal tem sua sede no Rio e nao em Sao Paulo). Vendo os numeros do setor pode-se perceber que o turista que vem ao Rio tem mais importancia do que voce pensa. Porque? Pela simples razao de que no ranking da arrecadacao dos hotéis no Brasil o Rio supera Sao Paulo em mais de 6%. A divisao da arrecadacao do setor hoteleiro (em milhoes de reais) no Brasil está assim dividida em porcentagem: 1) Rio de Janeiro-27,6%, 2) Sao Paulo-21,2%, 3) Salvador-8,4%, 4) Florianopolis-5,9% e por aí vai. Ou seja, o turista “sem importancia como voce colocou” deixa mais dinheiro nos hotéis do Rio que o turista “de varios dias” deixa nos hotéis de Sao Paulo. E no valor das compras que fazem foram dos hotéis, em lojas, restaurantes, etc, o valor nao varia tanto: 1) Rio de Janeiro-25,1%, 2) Sao Paulo-23,4%, Florianopolis-6,8%, 4) Salvador-5,9%, 4) e por aí vai. Ou seja, está na hora de voce rever os seus conceitos em termos de turismo. Até no que deixa de dinheiro em compras o turista que vem ao Rio de passeio deixa mais do que vai a negocios a S

    Voce deveria deixar o seu bairrismo de lado e aceitar que o Brasil tem duas grandes metropoles, as duas cheias de atracoes, cada uma com suas vantagens, e deveria aproveitar as duas. O Brasil seria um país menos interessante se nao tivesse tanto Sao Paulo como o Rio. Chega de bairrismo e aproveite o que cada uma de nossas duas metropoles tem de bom para oferecer. O melhor é que as duas sao muito diferentes e o que falta em uma tem de sobra na outra.

  35. O penultimo parágrafo saiu truncado. O repito abaixo completo:

    E no valor das compras que fazem fora dos hotéis, em lojas, restaurantes, etc, o valor nao varia tanto: 1) Rio de Janeiro-25,1%, 2) Sao Paulo-23,4%, Florianopolis-6,8%, 4) Salvador-5,9%, 4) e por aí vai. Ou seja, está na hora de voce rever os seus conceitos em termos de turismo. Até no que deixa de dinheiro em compras o turista que vem ao Rio deixa mais do que o que vai a Sao Paulo. O mais interessante é que o turismo de negócios no Rio representa para a cidade mais que o turismo de lazer. O Turismo de Negócios representa 53% e o de lazer 47%. Com isso se nota a importancia do Rio tambem em termos de negócios para o país.

  36. Paulo Trambini

    Cara se for pra dizer merda, nem escreve nada .. desde quando São Paulo deve seu poder a mudança de empresas do Rio pra cidade de São Paulo ??
    Quando o Rio era capital, São Paulo já era a Locomotiva desse pais

  37. Caro Rodrigo Odonne,

    Antes de mais nada vejo que o Sr. nao tem a menor educaçao na forma de escolher o seu vocabulario. E tambem deveria ler com mais atencao o que os outros escrevem. Jamais comentei que Sao Paulo já nao era na época a maior cidade do Brasil. O que comentei foi que Sao Paulo tirou proveito do que o Governador Brizola fez com o Rio para crescer ainda mais. Se o Sr. nao sabe, o Brizola colocou o ICMS do estado do Rio nas alturas e proibiu a Policia carioca de usar armas. A primeira medida por razoes economicas e a segunda por razoes de segurança, fizeram com que muitas grandes empresas retirassem as suas matrizes do Rio. E para onde iriam? Nao havia outra opcao a nao ser Sao Paulo. Ou voce acha, dando apenas um exemplo, que a Cervejaria Brahma (empresa genuinamente carioca e de dono carioca) teria se mudado para Sao Paulo se nao fosse pelo Brizola. O proprio dono da Brahma disse taxativamente na época que lamentava ter de deixar a sua cidade natal, mas que o ICMS colocado pelo Brizola tornava a manutencao da matriz da empresa no Rio inviável economicamente. E acrescentou que sua mulher tinha sido assaltada em frente à 3 policiais e que estes disseram a ela que nao puderam fazer nada porque o Brizola tinha proibido a Policia carioca de usar armas. E ainda comentou que mesmo assim pensou duas vezes antes da mudança para Sao Paulo, por ser a cidade do Rio de Janeiro o maior mercado consumidor de cerveja no país.

    Muitos outros exemplos se deram exatamente pela mesma razao – as medidas descabidas tomadas pelo Governador Brizola. Na época Minas Gerais ofereceu à Brahma um ICMS zero por cinco anos se esta transferisse sua matriz para Belo Horizonte; o qual foi recusado pois a empresa tinha que estar em um grande centro consumidor (e os únicos grandes mercados do país, em termos de cidades, eram, e continuam sendo até hoje, Rio e Sao Paulo). Por isso a Brahma nao foi para Belo Horizonte, e sim para Sao Paulo. E o ICMS na época, para a producao de cerveja, no Rio foi subido pelo Brizola para 38%, enquanto que o de Sao Paulo era de 12%.Como a Brahma iria poder competir na época com a Antartica (que tendo sua matriz em Sao Paulo teria 12% de ICMS), se nao saísse do Rio?

    Um comentario que alguem fez aí em cima é muito pertinente: se o Brizola tivesse escolhido Sao Paulo, e nao o Rio, como seu reduto eleitoral, a situacao teria sido inversa e as empresas teriam migrado para o Rio pela mesma razao de ser a única outra opcao de grande metrópole no país.

  38. BOMBA !!! Fontes seguras indicam que a FIFA nao estaria de acordo com a final da Copa nem no Rio de Janeiro nem em Sao Paulo, devido à violencia. que impera nas duas cidades. Segundo as mesmas fontes a final estaria sendo cogitada de acontecer em Brasilia por ser a capital federal, mas que Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e inclusive Manaus correm por fora com chances tambem. Muitos dirigentes da FIFA defendem Manaus para colocar um forte apelo contra a deflorestacao da Floresta Amazonica. Aos cariocas que já contavam com a final meus pezames. E aos paulistas tambem. Rio e Sao Paulo brigariam agora somente pela abertura da Copa COM A CONDICAO DE OFERECEREM UM FORTE ESQUEMA DE SEGURANÇA QUE OFUSQUE A VIOLENCIA DAS DUAS CIDADES. Brigariam tambem pelo centro de midia. Ou Sao Paulo e Rio combatem a violencia ou vao acabar perdendo outros eventos importantes para outras cidades tambem …

  39. Caro Paolo Parigi. Tenho um amigo que conhece uma pessoa da FIFA e o que está confirmado é que o Rio já foi descartado mas que Sao Paulo ainda tem uma pequena possibilidade de sediar a final (se comprovar que o Morumbi é um bairro sem violencia). Fariam um cerco em volta do Morumbi e se isso acontecer Sao Paulo só sediaria a final, mas nao os grupos. O Rio terá uma fase de grupos já que nao terá a final. Esta informacao era super confidencial. Nem a CBF sabe disso. Como voce ficou sabendo?

  40. SOU NATURAL ROMA E FUI CRIADO NO BRASIL Muitos comentarios aqui citado sao obviamente bairrista, com tanto coisa se passando pelo pais, se for rio de janeiro ou sao paulo final da copa que beleza o importante é um bom espetaculo e isso traga muita vizibilidade para o nosso pais…
    muitos comentarios sao contra a cidade de sao paulo gente nao podemos viver dO passado querendo ou nao sao paulo e o centro financeiro do pais, acho que os poiticos do rio de janeiro no momento deveria se preocupar mais com a violencia se disso eles nao dao conta como querem fazer a final da copa com seguranca!!??
    AH SAO PAULO NAO DEVE NADA AO RIO DE JANEIRO, DESDE QUANDO SE DEVE ALGO SO POR QUE A CIDADE FICOU EM DECADENCIA….GENTE E PARA DEIXAR COMENTARIOS NAO TEXTOS IMENSOS RSRSRS

  41. Bem, sou paulistano e sei que a richa RioXSP é muito grande. Mas o que é mais importante, na minha opinião é: o estádio do maracanã foi feito exatamente para uma copa do mundo (a de 50, que foi no brasil tb) e foi a partir de sua grandeza e também de sua relação de importancia com a então capital do Brasil que se fez sua fama para o mundo do futebol, porém acho que se isso ocorreu em 50, hoje em dia aconteceria com muito maior facilidade, assim, qualquer q seja a cidade ela é totalmente capaz de abrigar abertura e final da copa, mas com um forte investimento. Levando isso em conta e vendo quais cidades tem maior interresse privado no evento (turismo e negócios) chega-se a cidades de São Paulo, Rio de Janeiro o Nordeste e a Amazônia (no caso, Manaus) mas, dentre estas as mais preparadas, até pensando em legados, são as que têm potência no esporte, ai sobra Rio e SP e assim ficamos com a nítida disputa cultural, historica e econômica já citada, mas hj uma novidade mudou tudo, se pensarmos que o RJ vai abrigar a olimpiada de 2016 sou extremamente favoravel a construção de um super moderno estádio na cidade de São Paulo para sediar a final da competição. E acho que a abertura deveria ser onde os estrangeiros acham q o brasil e importante, na amazônia – Manaus.

  42. Ivan, esses números de faturamento do turismo são bem diferentes do que a EMBRATUR divulga. Eu li que SP recebe metade dos turistas que o Rio recebe, e que o turismo na capital paulista arrecada muito mais per-capta que o Rio…
    E mais, SP é cidade que mais recebe eventos nas Américas, pesquise!!! E olhe que a gente nem tem praias, hehehe!
    E mais, essa coisa que o Rio é a cidade mais bonita do Brasil é forçação de barra… Tem cidades infinitamente mais belas que o Rio Brasil afora, só que sem os holofotes das novelas Globais, sem o “peso” econômico do Rio, sem o fato de ter sido Capital Federal por 300 anos, e sem a divulgação que o Carnaval faz da mesma… Uma mentira repetida muitas vezes, chega à parecer verdade!

  43. O Rio foi e ainda É. Incrível como o bairrismo paulista é forte e infantil; atropelam a geografia, a economia e a história, bebem as palavras da mídia que enaltece SP e acham que o resto do Brasil é o esgoto.

    O Rio é seis vezes menor que SP e tem um PIB apenas que não chega a ser 3x menor. Façam uma regra de três.

    O RIo é cartão postal do Brasil; é uma metrópole nacional que tem seus problemas, assim como SP. Não devemos nada a vcs seus bairristas integralistas do caramba. Acordem.

  44. Paulistas, cuidado com o PCC!!!

  45. Gente, o Rio já conquistou o direito de sediar as Olimpíadas derrotando Madri, Tóquio e Chicago. E a cidade será a capital da Copa de 2014 pelo simples motivo de ser o Rio, o coração do Brasil. A capital cultural, emocional e do sangue quente brasileira.

  46. Brasil = Rio e Rio = Brasil. Qual outra cidade simboliza e representa melhor este país perante o mundo? O Rio é a alma da identidade brasileira.

  47. Sou paulista mas não sou bairrista independente de Rio, SP, Curitiba e etc…devemos ser patriotas…mas sobre o que falaram que vai ser primeira final de copa fora da maior cidade do país é mentira em 1994 a final foi em Los Angeles e a maior cidade dos EUA é Nova York….

  48. Engraçado… Teve gente citando até o PCC…. Até nisso somos mais organizados q os cariocas. Até nossos bandidos são mais inteligentes e capazes!

    Eu sou antes de mais nada brasileiro, mas depois de ser brasileiro, sou paulista e paulistano e ñ quero saber se chamam isso de ser bairrista!

    Disseram aq q o Rio precisa de ajuda de todos os outros estados e q o exemplo de Barcelona se aplica… acho engraçada a memória do povo brasileiro… tão curtinhaaaaaaa…

    O Rio foi sede da ECO 92, mas disso ninguém lembra, ñ é mesmo?

    Foi sede do Pan-americano, mas disso tmb ninguém mais lembra…

    É a sede das olimpíadas de 2016…

    Bom, com o Pan e com a Eco 92 aqle estado desorganizado, onde tenho certeza q a maioria dos políticos participam das ações dos traficantes, dando inclusive sustentação aos mesmos, ñ conseguiu resolver os problemas da cidade gloriosa (ou deveria dizer decadente?? ¬¬) do Rio de Janeiro…

    Agora leio aq várias pessoas dizerem q o Rio precisa dessa ajuda!!??

    P/ o inferno o Rio de Janeiro!

    E podem falar o q quiser sobre o Brizola, a real é q temos os governantes q merecemos! OS FLUMINENSES ELEGERAM O BRIZOLA! Ñ os paulistas!

    Tmb tivemos maus governantes, entre eles o notório Maluf e ninguém veio aq dizer q precisamos da copa p/ nos reerguer!

    Ñ crescemos como disseram aq os desinformados, às custas da decadência do Rio de Janeiro!

    Sempre fomos mais organizados! ISSO É HISTÓRICO!

    Só me falta alguém vir dizer q o ciclo do café aconteceu no Rio ou q aconteceu em Sampa por causa da decadência do Rio…. e lembro àqles q tem memória realmente curta, q o ciclo do café. responsável por boa parte da riqueza q esse país já criou, aconteceu qnd o Rio ainda era a capital do país!

    Então, por favor, parem de dizer bobagem!

    São Paulo é infinitamente mais organizada q o Rio de Janeiro e mais q merece ser ñ só o palco de abertura dos jogos, mas tmb o palco da final. Pena q isso ñ ocorrerá, prq como dito aq, os políticos paulistas são corruptos e ñ tem qlqr orgulho em ser paulistas, até prq a grande maioria ñ é realmente paulista, mas nordestino, brincando de ser paulista, o q é uma grande pena.

    Pagamos o preço por isso.

    Mas as verdades estão aí…

    São Paulo é São Paulo e independe dos demais estados ou dos políticos q tenha! Se somos a potência q somos, ñ é certamente pelos políticos, mas pela fibra e tradição q carregamos em nossa personalidade, pela capacidade de nos organizarmos e por buscarmos incessantemente o primeiro lugar em tudo!

    Ñ venham colocar o Rio como coitadinho diante de nós ou dizer bobagens a cerca da decadência daqle estado. Seu povo continua sendo preguiçoso, gostando de festa e carnaval como foi desde a época do Império, enqnt q aq, em São Paulo, madrugamos p/ trabalhar sem ter horário p/ parar, assim como o Rio, desde a época do Império!

    Foi e é aq q os maiores movimentos acontecem e fomos nós q lutamos pela República, pela constituição e só Deus sabe pelo q mais, sempre sem contar com a ajuda da federação ou de qlqr imperador de nossa história!

    Será q o Rio pode dizer o mesmo?

    Um exemplo…. o q será do Rio sem os royalties do petróleo?

    P/ finalizar… São Paulo agora terá tmb royalties do petróleo, mas nunca precisamos dele p/ nos desenvolver e embora seja bem vindo, continuaríamos a nos desenvolver sem ele!

    O Rio de Janeiro ñ é a flor do país e muito menos o cartão de visitas do Brasil. Somos uma federação e embora eu veja a cidade do Rio como bonita, assumir q ela é sozinha nosso cartão de visitas ou o q o valha é ignorância e puro bairrismo de um povo melancólico e q vive à sombra do q FOI aqle estado! Melhor seria se combatessem verdadeiramente o tráfico e a violência como fez a Itália em relação à Máfia.

    Isso sim tornaria a cidade do Rio novamente magnífica, mas o q vemos lá é tráfico, violência, um bando de chorões saudosistas, a mesma desorganização de sempre e a vontade de q os demais estados da federação resolvam seus problemas, uma vez q o carioca está sempre muito ocupado indo à praia p/ jogar futevôlei ao invés de trabalhar e resolver seus problemas.

  49. Outras informações importantes…

    Atualmente o maior Shopping do Brasil e um dos maiores do planeta está na cidade de São Paulo.

    São Paulo ñ é um dos maiores centros gastronômicos do planeta como disseram aq… É O MAIOR!

    Em termos de cultura, já q gostam tanto de citar o passado, a Semana de Arte Moderna aconteceu em Sampa, em 22.

    Em termos de espetáculos internacionais, os maiores espetáculos são montados em São Paulo ñ só pela cultura e público, mas por conta do turismo de negócios e o prestígio das peças. O Rio fica com peças populares e brasileiras, q ñ menosprezo, por conta do público e de características regionais.

    Dizer q a feijoada é carioca e o prato nacional é balela! Coisa de mídia!
    É um prato tópico fluminense, assim como são o virado a paulista de São Paulo, o leitão a pururuca em Minas, o pato com tucupi do Pará, o churrasco do Rio Grande do Sul e por aí vai.
    A feijuca pode até ser mais difundida, mas ñ creio q seja unanimidade a ponto de ser chamada de prato nacional!

    Se depender do meu voto, por exemplo, isso ñ acontece. Somos um país de tradições variadas e todas, a meu ver devem ser lembradas e assinaladas sempre!

    Seria bom se as pessoas lessem mais antes de escrever algo p/ ñ tentar sustentar suas argumentações sem fatos ou dizendo bobagens!

  50. Meus Caro Marc,

    Sou de Campo Grande-MS e por isso totalmente isento de bairrismos. Sou Diretor de uma grande Multinacional. Trabalhei quase toda a minha vida em São Paulo e fui transferido para o Rio há pouco mais de um ano, por uma simples razão: o Rio de Janeiro voltou a ser uma potencia econômica. Na empresa já se acompanhava essa retomada há alguns anos e quando ela virou realidade a empresa agiu e abriu uma filial no Rio, diga-se de passagem um pouco tarde, pois nossos concorrentes fizeram isso antes para conquistar parte do grande mercado consumidor carioca. Fazíamos a parte comercial usando somente a ponte aérea e pagamos um preço caro por isso: demoramos para entrar forte no mercado do Rio, mesmo tendo melhor produto e melhor preço. Eu fui designado para comandar a operação do Rio e estar no dia a dia com os clientes. Tive que contratar um Gerente Comercial carioca pois com meu sotaque paulista os clientes do Rio não se abriam para a nossa empresa. Para resumir a história, nossa empresa hoje é líder no mercado carioca e com isso passamos a líderes de mercado também no Brasil. Já vendemos mais no Rio do que em São Paulo e o mercado do Rio em consuma per capta está muito superior ao paulista. E por isso passaremos a sede para o Rio e Sao Paulo será apenas filial.

    Além disso, apesar de ter gostado de morar em São Paulo, estou maravilhado de morar no Rio. Não tem preço sair do trabalho e ir a um quiosque na praia, tomar um chope vendo o por do sol. É bom conviver com pessoas mais leves e mais abertas, como sao os cariocas. Também tem suas vantagens conviver com pessoas mais sérias e formais como sao os paulistas.

    A variedade do happy hour do Centro do Rio simplesmente não existe em São Paulo. Música, teatro, dança, etc, tudo de graça ou custando 10 reais, de 6 ä 8 da noite. Depois äs 9 ou 10 tem os shows da noite, mais caros, também. Em São Paulo acabamos de trabalhar e vamos pra casa, pois não há opções de happy hour. Dessa forma a vida cultural do Rio é muito mais variada que a de São Paulo. A cultura nasce e ferve no Rio. São Paulo em termos de criatividade cultural não chega aos pés do Rio e por isso tem que importar de fora para ter qualidade. São Paulo, com a sua cabeça fechada, não teria a capacidade de criar um Musical como por exemplo “A Ópera do Malandro”. Importar musicais estrangeiros é positivo e uma boa coisa que São Paulo faz, mas o Rio por seu talento criativo não precisa importar pois cria novos maravilhosamente bem.

    Como mensagem final digo que as duas cidades se completam de alguma maneira: o Rio tem muitas coisas melhores que São Paulo e a recíproca também é verdadeira. O Brasil perderia muito se não tivesse uma das duas cidades. Imaginem o Brasil sem São Paulo? Imaginem o Brasil sem o Rio? Seria muito pior sem qualquer uma das duas. Entao, abaixo o bairrismo, e viva São Paulo e viva o Rio!

    Mas minha empresa me convidou agora para voltar a trabalhar em São Paulo ganhando 20% mais do que ganho no Rio. Minha resposta: NÃO OBRIGADO!

  51. This is very interesting, You’re a very professional blogger. I’ve joined your feed and look forward to looking for more of your excellent post. Also, I’ve shared your site in my social networks

  52. Wow, amazing weblog format! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your website is great, as smartly as the content material!