Balada da Saúde

BaladadaSaude.jpg

Utilizar a diversão para orientar sobre sexo, uso correto de métodos anticoncepcionais, entre eles, a Pílula do Dia Seguinte, e oferecer atendimento médico. É o que pretende a Secretaria de Estado da Saúde a partir de hoje, 20 de agosto, com o projeto Balada da Saúde.

O evento cheira à comercial de televisão mostrando aquela festança linda, cheia de bebida e gente feliz para tentar conscientizar sobre os perigos do álcool.

O novo programa irá oferecer, toda segunda-feira, das 17h às 20h30, uma festa diferente aos adolescentes, na Casa do Adolescente de Pinheiros. Qualquer pessoa de 12 a 20 anos poderá participar. Será que cada remédio merecerá uma festa temática? “Hoje: pílula do dia seguinte. Entre e garanta seu sexo com um amanhã tranqüilo!”, “Na festa do Dorflex® (use genérico), todo mundo fica relax!”.

Das 17h30 às 19h haverá equipes do Programa de Adolescente da Secretaria para o Plantão das Emoções. Ginecologistas, psicólogos e nutricionistas irão tirar dúvidas sobre sexo, gravidez precoce, uso de preservativos e problemas de saúde. Se necessário, os adolescentes passarão por exames, como aferição de pressão, altura e peso, ou agendarão atendimento. A Secretaria ainda distribuirá preservativos e folhetos explicativos.

A balada começará às 19h. A idéia é que a cada semana haja um tema: rap, MPB, dance music, enfim, todos os estilos musicais (menos mal, serão pautadas pela música!). Os adolescentes poderão inscrever bandas para tocar durante a festa. Shows e muita música irão comandar a parada, com canhões de luzes e até DJs.

Uma das propostas do projeto é orientar as adolescentes sobre a utilização racional da pílula do dia seguinte, para evitar que este seja o primeiro método adotado contra a gravidez indesejada. Os profissionais da Secretaria aproveitarão o momento de descontração oferecido pela balada para conscientizar jovens de ambos os sexos sobre a importância da prevenção, com uso de camisinhas e anticoncepcionais. A utilização da pílula de emergência será recomendada apenas em caso de falha dos outros métodos contraceptivos. Por que não chamar a super Rita Cadillac?

“Escolhemos as segundas-feiras porque é o dia que mais recebemos jovens em busca de orientações sobre sexo. Depois das baladas do final de semana todos querem acabar com as dúvidas, saber como usar preservativos e evitar gravidez”, afirma a coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente, Albertina Duarte Takiuti.

Pílula do Dia Seguinte

A Secretaria iniciou no dia 13 de agosto a distribuição gratuita de Pílulas do Dia Seguinte em estações de Metrô, ônibus e trens, além de centros de saúde. Nas Farmácias Dose Certa o “dia seguinte” começa às 8h e vai até 17h. Passou disso, um abraço!

Para retirar o medicamento será preciso ter receita médica de qualquer unidade pública de saúde, contendo o nome do princípio ativo: Levonorgestrel 0,75 mg. Ao receber a pílula, a pessoa também ganhará preservativos e informativos sobre sexo seguro e gravidez. “Ligando agora você recebe também, além da sua pílula do dia seguinte, um pacote da camisinhas e o manual de utilização, totalmente grátis!”

A Casa do Adolescente de Pinheiros fica na Rua Ferreira de Araújo, 789.

*Sampaist não incentiva o sexo desprotegido nem o uso de remédios sem receita médica legítima e válida. Mas incentiva os genéricos! A persistirem os sintomas, seu médico deverá ser consultado.



3 Responses to “Balada da Saúde”

  1. lucas,

    fala da “chuva” de fotos que rolou no colégio danti alighieri em frente a minha casa, na al. casabranca.

    as 22h aquela porra comecou a ficou 10 minutos non stop soltando fogos. parece que foi alguma comemoracao do fim das olimpiadas do colégio ou whatever.

    lembrou meus tempos de rio de janeiro quando eu morava em sao conrado e final de semana de noite rolava chuva de fotos na rocinha – mas nao para comemorar nada, e sim, para avisar os traficantes que a policia estava subindo o morro.

  2. ps:

    abraço,
    pedro beck
    cradlewillrock.blogspot.com

  3. Uma ótima iniciativa.

    A Educação é sem dúvida o melhor meio pra prevenção, e é um ponto muito bom que vejo na “Balada da Saúde”.

    Espero que a finalidade deste programa seja realmente pela saúde dos adolescentes e não apenas um ato promocional e egoísta com fins políticos, que vai acabar daqui alguns meses e apenas uns poucos lucram, e certamente não são os adolescentes…