Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

file1.jpg Nesta segunda-feira, 13, o Sampaist foi conferir a abertura da File – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - que está na oitava edição. Ninguém aqui é expert no assunto linguagem eletrônica e arte. Então, a impressão aqui descrita é de quem gosta de novidades e adora inovações.

A cada edição da File, sempre tem algum trabalho que se destaca. A idéia de ir até uma exposição como esta é justamente ser surpreendido. Em 2006, por exemplo, o trabalho do americano Zachary Lieberman encantou. Você podia fazer um desenho e com as mãos, era possível movê-los.

Na edição de 2007, sentimos falta de algo que comovesse, que fosse genial, chocante. Fora a decepção de não entender a proposta de alguns trabalhos. Enfim, leigos.

Mas é claro, têm bons trabalhos. Como o “Delicate Boundaries”, de Chris Sugrue. Em uma tela de computador existem alguns seres virtuais, que caminham. Quando você encosta a mão no monitor, estes “seres” vão até a sua mão e começam a andar, sobem pelo braço. A interação entre mundo virtual e mundo real é genial e cumpre bem a idéia da File.

Um dos trabalhos que mais agradaram o público foi o divertido “Oups!”, do brasileiro Marcio Ambrósio. Ao ficar de frente a um telão, o visitante é integrado a uma série de situações que seguem os seus movimentos. Por exemplo, um rapaz que se aventurou na brincadeira, mexeu o casaco e caíram algumas frutas. Quando ele fez o movimento mais forte, muitas frutas começaram a cair dele. Um outro, correu atrás de uma galinha virtual, que tirou gargalhadas de quem assistia.

Além da exposição, a File tem um calendário de Simpósios interessantes durante todo o evento. Para ficar ligado, entre no site oficial

Ainda tem o “Hipersônica” para quem quer conferir performances de criadores de arte sonora.

Vale passar pela File para conferir. Interagir quando possível e tirar suas próprias conclusões. Se você for, deixe sua impressão aqui no Sampaist!

Foto tirada do celular: Renata Honorato – Instalação Delicate Boundaries

FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. De 13/08 a 9/09. Na Galeria de Arte do Sesi: Avenida Paulista 1313. Preço: Grátis.



Comments are closed.