Homens ganham check-up na semana dos pais

estetosc%C3%B3pio.jpg Para os que pagam impostos e curtem um SUS, a Secretaria de Estado da Saúde promove a partir da próxima segunda-feira, 6 de agosto, uma semana inteira dedicada a saúde do homem. Será um mutirão para prevenir, diagnosticar e tratar doenças como câncer de próstata (com exame ali, na hora? Será?), varizes, aneurisma de aorta, diabetes, hipertensão e dislipidemia.

Homens com 40 anos de idade ou mais poderão participar, sem necessidade de agendamento prévio. Após preencher ficha de atendimento, os pacientes farão teste rápido de colesterol, triglicérides e glicemia, além de coletar sangue para exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), proteína produzida pela próstata, que fica pronto em aproximadamente duas horas (uuuufa!).

Na seqüência, os participantes passarão por profissionais do Grupo de Hipertensão, para medir a pressão arterial e avaliar o resultado dos exames de colesterol, triglicérides e glicemia. Receberão orientações sobre dieta e prática de atividades físicas.

Também serão examinados pelo serviço de Cirurgia Vascular, para verificar a existência de varizes nas pernas e realizar exame de ecodoppler para aferição da circunferência da artéria aorta. Por fim, os profissionais da área de urologia irão avaliar o resultado do PSA e, se necessário, realizar o exame de toque ou ultra-som de próstata (tchãnam!).

Caso seja encontrado algum problema mais grave, o paciente será encaminhado para acompanhamento médico especializado e até mesmo cirurgia. Serão mobilizados 50 médicos, além de enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos.

“A prevenção e o diagnóstico precoce de doenças são o melhor caminho para os homens que desejam levar uma vida saudável, especialmente depois dos 40 anos. Esse mutirão vai auxiliar a detectar problemas de saúde que, se não tratados, podem trazer sérias complicações”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Hospital Estadual Ipiranga fica na avenida Nazaré, 28 // Até 10 de agosto, das 8h às 17h



Comments are closed.