Post novo – Letreiros de ônibus – Com foto – Post novo

LetreirosOnibus.jpg

São Paulo, seus ônibus falam demais. Antes era só a cordialidade inútil do “BOA TARDE” — convenhamos, o mais comum é a tarde virar justamente o contrário durante o trajeto. Agora o blá blá blá dos busões paulistanos avança e flerta com a propaganda.

A atual administração quer que, até o fim de 2008, coletivos com mais de 10 anos sejam banidos da frota da cidade. Ok, estamos torcendo. Mas, mesmo na miséria, falta animação para comemorar cada unidade — e a gente tem que chegar ao trabalho, no fim das contas… Daí você está no ponto e seus olhos buscam a informação no letreiro do ônibus que está passando. E ele diz: “VEÍCULO NOVO”. Ou comunica: “BUS TV”. Ou, se for mais velhinho, vai insistir e mandar: “BOM DIA”.

Oh, Santa Brígida, por quê? Alguém espera que escolhamos (alguém escolhe?) o carro para sentir um “cheirinho de ônibus novo”*? Ou com base na valiosa informação de que há uma TV lá dentro (o marketing intra-bus já foi tema de post aqui. E espinafrado aqui)? É claro que não. Os dois textos são, simplesmente, propaganda de governo.

Toda prefeitura alardeia até suas obrinhas mais mixurucas. Pois que estivéssemos remediados sobre isso. A invasão dos letreiros de ônibus, contudo, causa transtornos. Sampaist contou e, em alguns carros, a mensagem desimportante fica no visor por apenas 1 segundo. Mas este intervalo pode chegar a 4 segundos. Instantes valiosos em letreiros dinâmicos, que mostram até 4 mensagens (úteis) relativas a itinerário — que precisam ser lidas enquanto o usuário está no ponto e o coletivo na rua. Isso faz grande diferença quando um ônibus dobra uma esquina; ou quando está em alta velocidade; ou simplesmente numa noite em que as luzes do letreiro estão “estouradas” e o excesso de iluminação não permite a leitura clara de imediato.

Mordaça neles! Este post quer que os ônibus paulistanos falem somente o indispensável.

Por motivos óbvios, a frota não poderá dizer “ÔNIBUS NOVO” para sempre. Então…


*Sampaist não pode deixar de citar uma galera que, de fato, ama um cheirinho de ônibus novo e ainda respeita os velhinhos. Já ouviu falar nos busólogos? São, de fato, busófilos — apaixonados pelo veículo e que estudam sua história; identificam as carrocerias; reconhecem roncos de motores; etc. A seguir, alguns links para blogs e sites deste pessoal: Ônibus municipais // Ônibus intermunicipais // Piadas de busólogos (exemplo: sabe o que é um bosólogo astronauta? Só pensa em Cometa) // Busólogo virtual // Faça um busólogo feliz // Homenagem a ônibus antigos // União dos busólogos de São Paulo

As fotos são do Athos



4 Responses to “Post novo – Letreiros de ônibus – Com foto – Post novo”

  1. Nossa, como eu detesto ‘Veículo Novo’.
    Já perdi o Pq. Continental por isso! Ele veio lá de longe falando ‘Veiculo Novo’, chegou perto falando ‘Via Av. Paulista’ e quando finalmente falou ‘Pq. Continental’ minha cabeça já estava virada num ângulo de 90º e só deu tempo de eu xingar o motorista (que pra mim, naquele momento, era a personificação do letreiro…).
    Agora fiquei chateada também porque nunca vi um Bus TV. Acho que só ando em linha de pobre.
    Outra coisa: se o governo quer gastar dinheiro com propaganda, que faça como a Marta e pinte as bocas-de-lobo. Eu achava uma fofura aqueles lobinhos escovando os dentes!
    E eu respeito os velhinhos.
    Beijos, Vanis

  2. Alguém mate quem inventou o busTV, por favor.

    Leon Santiago

  3. Eu só devo andar em linha de pobres também porque nunca peguei um veículo com Bus TV, mas pelo que me falaram não perdi muita coisa.

    Agora sobre o “Veículo Novo”, francamente. Se eu já odiava o “Bom dia”, agora eles se superaram. Não cheguei a perder o ônibus por isso, mas muitas gerações de parentes meus foram xingadas porque dei o sinal em cima da hora. E ia adiantar explicar pro motorista? Acho que não…

  4. o athos perde o ônibus pq fica fofocando no ponto. sei mto bem.

    bjs, su (fiquei com preguiça de fazer login,não aguento mais fazer login em todos os lugares. fica o desabafo!)