Post novo – Letreiros de ônibus – Com foto – Post novo

São Paulo, seus ônibus falam demais. Antes era só a cordialidade inútil do “BOA TARDE” — convenhamos, o mais comum é a tarde virar justamente o contrário durante o trajeto. Agora o blá blá blá dos busões paulistanos avança e flerta com a propaganda.
A atual administração quer que, até o fim de 2008, coletivos com mais de 10 anos sejam banidos da frota da cidade. Ok, estamos torcendo. Mas, mesmo na miséria, falta animação para comemorar cada unidade — e a gente tem que chegar ao trabalho, no fim das contas… Daí você está no ponto e seus olhos buscam a informação no letreiro do ônibus que está passando. E ele diz: “VEÍCULO NOVO”. Ou comunica: “BUS TV”. Ou, se for mais velhinho, vai insistir e mandar: “BOM DIA”.
Oh, Santa Brígida, por quê? Alguém espera que escolhamos (alguém escolhe?) o carro para sentir um “cheirinho de ônibus novo”*? Ou com base na valiosa informação de que há uma TV lá dentro (o marketing intra-bus já foi tema de post aqui. E espinafrado aqui)? É claro que não. Os dois textos são, simplesmente, propaganda de governo.
Toda prefeitura alardeia até suas obrinhas mais mixurucas. Pois que estivéssemos remediados sobre isso. A invasão dos letreiros de ônibus, contudo, causa transtornos. Sampaist contou e, em alguns carros, a mensagem desimportante fica no visor por apenas 1 segundo. Mas este intervalo pode chegar a 4 segundos. Instantes valiosos em letreiros dinâmicos, que mostram até 4 mensagens (úteis) relativas a itinerário — que precisam ser lidas enquanto o usuário está no ponto e o coletivo na rua. Isso faz grande diferença quando um ônibus dobra uma esquina; ou quando está em alta velocidade; ou simplesmente numa noite em que as luzes do letreiro estão “estouradas” e o excesso de iluminação não permite a leitura clara de imediato.
Mordaça neles! Este post quer que os ônibus paulistanos falem somente o indispensável.
Por motivos óbvios, a frota não poderá dizer “ÔNIBUS NOVO” para sempre. Então…
*Sampaist não pode deixar de citar uma galera que, de fato, ama um cheirinho de ônibus novo e ainda respeita os velhinhos. Já ouviu falar nos busólogos? São, de fato, busófilos — apaixonados pelo veículo e que estudam sua história; identificam as carrocerias; reconhecem roncos de motores; etc. A seguir, alguns links para blogs e sites deste pessoal: Ônibus municipais // Ônibus intermunicipais // Piadas de busólogos (exemplo: sabe o que é um bosólogo astronauta? Só pensa em Cometa) // Busólogo virtual // Faça um busólogo feliz // Homenagem a ônibus antigos // União dos busólogos de São Paulo
As fotos são do Athos
guest
July 16th, 2007 at 4:02 pm
Nossa, como eu detesto ‘Veículo Novo’.
Já perdi o Pq. Continental por isso! Ele veio lá de longe falando ‘Veiculo Novo’, chegou perto falando ‘Via Av. Paulista’ e quando finalmente falou ‘Pq. Continental’ minha cabeça já estava virada num ângulo de 90º e só deu tempo de eu xingar o motorista (que pra mim, naquele momento, era a personificação do letreiro…).
Agora fiquei chateada também porque nunca vi um Bus TV. Acho que só ando em linha de pobre.
Outra coisa: se o governo quer gastar dinheiro com propaganda, que faça como a Marta e pinte as bocas-de-lobo. Eu achava uma fofura aqueles lobinhos escovando os dentes!
E eu respeito os velhinhos.
Beijos, Vanis
guest
July 16th, 2007 at 6:06 pm
Alguém mate quem inventou o busTV, por favor.
Leon Santiago
anarinaldi
July 16th, 2007 at 8:20 pm
Eu só devo andar em linha de pobres também porque nunca peguei um veículo com Bus TV, mas pelo que me falaram não perdi muita coisa.
Agora sobre o “Veículo Novo”, francamente. Se eu já odiava o “Bom dia”, agora eles se superaram. Não cheguei a perder o ônibus por isso, mas muitas gerações de parentes meus foram xingadas porque dei o sinal em cima da hora. E ia adiantar explicar pro motorista? Acho que não…
guest
July 16th, 2007 at 8:46 pm
o athos perde o ônibus pq fica fofocando no ponto. sei mto bem.
bjs, su (fiquei com preguiça de fazer login,não aguento mais fazer login em todos os lugares. fica o desabafo!)