Liberdade no Cinema

Liberdade.jpg

A Fundação Japão recebe hoje o primeiro filme do interessante projeto “História dos Bairros”, que promete documentar a história de vários bairros da cidade!

Realizado pelas Secretarias de Cultura e Educação de SP, juntamente com a produtora Dezenove, o documentário terá uma premiere gratuita HOJE às 19h30. O evento terá a presença de José Roberto Sadek, Secretário Adjunto da Cultura de São Paulo, e do economista Paulo Yokota, retratado no filme. Após a exibição, haverá um bate papo com os realizadores.

A premissa do filme é tentar entender como os imigrantes japoneses, coreanos e chineses transformaram São Paulo, e como a cidade os transformou. O documentário “Liberdade” apresenta, segundo a sinopse, “a trajetória desse peculiar bairro paulistano por meio da história de diferentes personagens, que viveram ou ainda vivem no local desde sua formação”. Os diretores do média-metragem são Mauricio Osaki e Mirian Ou, recém-formados em Cinema pela USP.

Para retratar a vida desses imigrantes, Maurício e Mirian fazem uma viagem em p&b por meio de fotos da década de 20 e 60, até chegar ao colorido de enfeites e fantasias que decoram o bairro ulitmamente. O famoso Hirofumi Ikesaki, dono de uma das maiores lojas de cosméticos de São Paulo, é um dos personagens retratados.

Esperamos que a iniciativa seja levada a sério e que a série de documentários não pare por aqui!

Foto de divulgação.

SESSÃO ESPECIAL DE “LIBERDADE” @ Espaço Cultural Fundação Japão // Av. Paulista 37 1º andar ou Alameda Santos 78, 1º andar) – Edifício Parque Cultural Paulista // 19h30 // Entrada Franca, por ordem de chegada // Lotação: 100 lugares



Comments are closed.