Cooperativa da Moda

zuflyer.jpg

A DJ e designer Tarsila de Castro é a idealizadora do projeto ZEROUM, “cooperativa” cultural que reúne pessoas ligadas à arte, mas totalmente desligadas do mercado. Se a SPFW preocupa-se em lançar tendência, a ZEROUM foge delas.

Tarsila vai mostrar – e vender – ao público hoje a coleção “Desprenda-se”! Toda inspirada no universo da música, cada linha de roupa representa um parceiro musical da cooperativa. A cantora Céu, a banda Instituto, e o cantor Curumin estão entre eles.

Como você vê, o combo não é fraco! Dessa reunião de amigos talentosos surgiu a banda-parceira Cordão da Insonia, que faz show especial para o lançamento no SESC Pompéia. O Cordão é formado por Anelis Assumpção, Beto Villares, BNegão, Bruno Buarque, Céu, Curumin, Lucas Martins.

A festa ainda tem discotecagem do antenado site Radiola Urbana!!!

Confira abaixo, a entrevista que fizemos com Tarsila.

Como foi a transição Picape – Moda?

Sou designer de formação e de coração. Trabalhar nesta área (design gráfico), acabou me levando a uma ótima oportunidade de trabalho, há pouco mais de 4 anos, na área da moda. Sempre gostei de moda, música e design e não conseguia ficar muito tempo só em uma das atividades. Sempre pesquisando música acabei me juntando ao Radiola Urbana (hoje parceiro da ZEROUM) no ano passado, onde fazíamos uma noite por semana e uma discotecagem que ia do Afrobeat a rítmos latinos. Eu já discotecava há 6 anos e essa parceria deu mais força ainda para que eu conseguisse integrar moda e música e então lançar a ZEROUM. Basicamente, a musica é onde eu busco referência para criar.

Qual a proposta independente da marca ZEROUM? Essa proposta tem alguma influência na sua criação, ou somente na comercialização mesmo?

A comercialização é uma conseqüência das parcerias. A idéia não é só vender camisetas. É convidar bandas e produzir shows e eventos fazendo assim novas parcerias, como será no lançamento.

Quais são os parceiros criativos da Zeroum? Como você selecionou esse grupo?

Alguns dos parceiros contam com designer excelentes, por isso a ZEROUM tem algumas peças ilustradas por parceiros e confeccionada pela “casa”. A “seleção” na verdade, se deu do contato com essa galera (a real é que sempre todo mundo está nos mesmos lugares e muitas vezes querendo e pensando coisas parecidas. porque não fazer junto…)

Toda vez que vejo o nome da Zeroum por aí, ele está relacionado à música. A banda “Cordão da Insônia” veio junto com a marca ou são amigos que literalmente “vestem a camisa” da estilista?

É, a ZEROUM anda mesmo grudada com a música…coincidentemente, mais ou menos com um ano e meio trabalhando nesse projeto, surgiu até uma banda com o mesmo nome… o mais engraçado é que é tudo gente conhecida nossa (resolvemos manter “os nomes”). A banda Cordão da Insônia sempre quis aparecer…Um pouco antes do pré lançamento (em Dezembro no CB) pensamos que seria estranho essa festa sem uma banda e então demos uma força na produção do Cordão. Hoje ele está de novo com a ZEROUM, dessa vez no lançamento.


São Paulo está na moda?

Prefiro dizer que a moda está na música.

Cite dois estilistas paulistas/paulistanos que fazem a diferença

Sommer e Alexandre Herchcovitch.

Você tem alguma dica de bazares, e brechós na cidade?

… Essa foi mal…é muuuito difícil eu sair pra comprar roupa…e quando é para pesquisar, a minha fonte é sempre nas revistas (música e moda), filmes e vendo as pessoas na rua.

Onde vamos poder compar a Zeroum?

Encomendando pelo site www.zeroum.org ou indo em um dos eventos promovidos por nós.

Lançamento da ZEROUM+ Show Cordão da Insônia @ SESC Pompéia // Rua Clélia, 93, Pompéia // 20h // R$5,00 a R$15,00 // Tel: 3871 7700



One Response to “Cooperativa da Moda”

  1. parabéns e sucesso! O blog está mais dinâmico, mais interativo e super moderno.