Melhor? Ou pior? (pausa… click!) E agora?

Placas.JPG

Míopes, hipermétropes e astigmáticos, uni-vos! E dizei se aprovais o novo sinal. (Aliás, unamo-nos…)

A maioria dos paulistanos já notou as novas placas de rua, que começaram a ser colocadas no início de 2007. Demorou! Tinha placa por aí com 30 anos — bem sabemos que não são placas balzacas enxutas, mas senhoras apagadas, enferrujadas; tristes trintonas desinformativas descascadas e corroídas pelo peso da idade e as agruras do relento.

Só que a Prefeitura, além de mudar as velhinhas, resolveu trocar o modelo (até o fim do ano, a primeira fase do plano, 40 mil das cerca de 200 mil placas serão substituídas). As novidades são uma fonte tipográfica nova (Clearview. Deliberadamente sugestivo…); a adoção de “apelidos” nas sinalizações (Av. Brigadeiro Faria Lima vira “Faria Lima”; Av. Brigadeiro Luiz Antônio vira “Brigadeiro”); a informação sobre os números da via e o CEP, que continuam na parte inferior, mas aparecem sobre um fundo colorido (que segue o padrão cor/região adotado pelas linhas de ônibus); a padronização da informação sobre distância da via até o centro; e as placas totalmente brancas na região central da cidade.

A nova sinalização também tem uma película reflexiva que facilita a leitura mesmo durante a noite. E, no melhor espírito “Cidade Limpa“, desaparecem as propagandas.

Tudo parece bem pensado e executado, mas sempre pode ter um probleminha… O “O Globo on line” registrou este mês, por exemplo, que nas placas da Vila Sonia, na zona oeste, o texto branco sobre o fundo laranja ficou difícil de ler. No futuro, as letras devem ser trocadas para a cor preta.

E então, já mudaram as coisas aí no seu caminho? O que você está achando das trocas?


Fotos, de cima para baixo e da esq. para a dir.: Fickr do Big Frank , que também inspirou o título deste post; reprodução www.oglobo.com; divulgação. Viajei no layout da enquete, né?! Empolgação com a novidade. Deixa o Kassab ver…



One Response to “Melhor? Ou pior? (pausa… click!) E agora?”

  1. Para os amigos que gostaram das placas novas, meu “placa-o-matic”:

    marmota.org/placasp