O Cinema e as Representações Históricas II

Birth_of_a_Nation.jpg Hoje tem a segunda sessão do curso “O Cinema e as Representações Históricas”, que analisa como Hollywood interpretou alguns dos principais momentos vivenciados pela sociedade ocidental.

Na primeira aula, a trinca de professores – Aline Vieira de Carvalho, Luiz Estevam de Oliveira Fernandes e Marcus Vinícius de Morais – falou sobre Hollywood e os filmes de época, construindo um panorama sobre o assunto e esquentando o clima para as aulas seguintes.

A discussão passou por The Birth of a Nation, de D.W. Griffith, um dos nomes mais referentes do cinema, Walter Benjamin, Edgar Morin e o “desprendimento alegre”, Christian Metz e o “estado fílmico” e Roland Barthes com o “sonho consentido”.

Em cartaz para a aula de hoje, “Gladiador”, Antiguidade Clássica e Estoicismo. Lá estaremos nós!

O Cinema e as Representações Históricas // De 14 de maio a 25 de junho (todas as segundas-feiras – sete aulas) // Das 19h30 às 22h00 // Ministrantes: Aline Vieira de Carvalho, Luiz Estevam de Oliveira Fernandes e Marcus Vinícius de Morais // Local: Espaço SOCEJUR – Sociedade de Estudos Jurídicos – Alameda Rio Claro, 273 – Paulista – 5º andar // Tel.: 3103 8092 // centraldecursos@artenaescola.org.br



Comments are closed.