Mas eu só queria um passaporte…

conjunto_passaporte_menor.jpg A história pode parecer piada, mas eu juro que não é uma pegadinha de 1º. de abril.

Precisava renovar meu passaporte e passei quase 14 horas em uma fila para conseguir. Quer saber o motivo da demora? Foi assim:

Parece ser muito simples renovar (ou tirar) um passaporte. Você entra no site da Polícia Federal, faz um cadastro rápido, imprime um protocolo e uma guia para pagar o valor de R$ 156,02. O preço aumentou devido ao novo passaporte, que segue os padrões internacionais. Depois de pago, é só ir até o posto da Polícia Federal escolhido para apresentar documentos originais, tirar uma foto digital, colher as digitais e deixar sua assinatura. E que problema há nisso tudo?

Escolhi o posto da PF do shopping Eldorado. Cheguei lá as 9h30 (da manhã). O atendimento começa às 10h30. Fui até um atendente do shopping para saber como deveria proceder. “Basta pegar uma senha, você já pegou?”. Disse que não e onde deveria pegar. A resposta foi: “O pessoal tem chegado aqui umas 23h para pegar a senha. O pessoal do shopping dá a senha umas 4h, e o pessoal aqui da PF dá a senha umas 9h30”.

Cara de espanto, óbvio. Algumas pessoas que estavam na fila me deram as mesmas informações e coordenadas. Okay, fui para casa com o intuito de voltar a noite para pegar a tal senha.


Voltei, às 23h. Rindo, achando que não precisava de tudo aquilo. Cheguei ao Eldorado às 23h30. Eu era a número 40 da fila! Detalhe importante: só são entregues 70 senhas. Às 2h já não tinham mais senhas. E quem chegou depois, teve que dar meia volta.

Na fila, todo mundo munido de cobertor, travesseiro, cadeiras de praia, lanchinho, baralho, revistas, livros. Surreal! As próprias pessoas se organizaram, fizeram senhas, para evitar gente cortando fila.

A hora até que passa rápido. A tendência é fazer amizade, reclamar do governo, piadinha aqui e ali.

Como já tinham informado, às 4h30 um segurança do shopping entrega uma senha provisória. “Só para organizar o pessoal”, disse. Ele abre as portas e todos se acomodam em frente a PF, e por ali se ajeitam e dormem. Às 9h30 chega um atendente da PF, que checa o documento de cada um da fila e entrega uma outra senha. Essa é a que vale. E você tem que ficar lá, esperando. Além da fila dos 70 bobos (eu, inclusive), forma-se uma fila preferencial, para pessoas com mais de 60 anos, crianças com menos de um ano e deficientes.

O atendimento começa às 10h30. Eu fui atendida quase 13h. Lá dentro é rápido, cerca de 15 minutos. Seus documentos são novamente conferidos, tiram sua foto digital (e fazem você sorrir – imagina a foto depois de uma noite sem dormir), pegam as digitais e assinaturas.

Por que tanto tempo para tirar um passaporte? A resposta da atendente da Polícia Federal foi: “Não é devido ao novo passaporte, pode ter certeza. Essa bagunça já está há uns seis meses (O novo passaporte começou a ser tirado em São Paulo a partir de abril deste ano). Tem muita gente querendo viajar, muita gente indo embora do país e o dólar está baixo, né? E também não tem pessoal, gente da polícia para fazer tanto passaporte. Aí fica essa bagunça”.

Pois é!

Pelo que chequei, os outros postos da PF também estão um caos. A central, que fica na Lapa, está atendendo cerca de 600 pessoas por dia, que estão madrugando para conseguir uma senha. Outros pontos são no Shopping Ibirapuera, Shopping ABC e no Aeroporto de Guarulhos. E só.

O passaporte está demorando cerca de 10 dias úteis para ficar pronto. Quem precisar de um, vai ter que reservar um dia inteiro para ter.

Boa sorte!



5 Responses to “Mas eu só queria um passaporte…”

  1. Nossa, que horror! Renovei o meu em dezembro, no shopping Tatuapé – também tive percalços, mas nada de passar a noite na PF. Isso é inconcebível!

  2. …renovei o meu na lapa! cheguei às 5h30 e fiquei por lá até às 15h e pouco. apesar da fila o atendimento lá é bom…o prédio é bem equipado, tem até cadeiras para diminuir o terror da espera. peguei o documento em uma semana!

  3. Fernanda, estava lendo seu relato e me preocupei com uma informação que desconhecia. Você disse: “Às 9h30 chega um atendente da PF, que checa o documento de cada um da fila e entrega uma outra senha. Essa é a que vale. E você tem que ficar lá, esperando.” Quer dizer, então, que depois de pegar a tal senha da PF, você não pode nem dar uma volta, ir pra casa, tomar um banho e voltar 2h depois??? Eu já fui 4x ao Eldorado (10h30; 7h; 5; 2h30), voltando cada vez mais cedo (da última vez, no próprio dia 18, cheguei lá às 2h30)…

  4. Fernanda, tentei a mesma coisa… mas ja desisti desde a primeira tentativa quando me disseram que eu tinha que ter chegado Às 17h do dia anterior, no Shop. Eldorado.
    Acabei de descobrir que é possível ir no Aeroporto de Guarulhos, marcar um dia para ser atendido e depois entregar a papelada nesse dia marcado. Infelizmente, ja paguei para ir no Shop. Eldorado, mas prefiro pagar mais uma vez pra não precisar passar por essa situação de dormir no Shopping…

  5. Que absurdo!!!!!!!!! Acorda Policia Federal!