Bento, Bendito o que se foi há uma semana

Beijopapa.jpg
Baixada a poeira do papamóvel, o que acharam da visita de Bento 16 a Sampa? Aqui e ali um ou outro reclamou do trânsito, que não mudou tanto assim; teve também superlotação no metrô, que bateu recorde de passageiros na Linha Verde. Teve a canonização de Frei Galvão (com um ótimo público, digam o que disserem da etapa seguinte da visita, em Aparecida); a pontualidade impressionante; as aparições simpáticas no aquário do Mosteiro de São Bento; palavras sobre “Jêsus”; e sermão para todos os gostos, claro.

Um monte de coisa que muitos vão lembrar… Mas o que não vamos lembrar? Abaixo, alguns momentos esquecíveis e desimportantes da passagem do papa:

—— Alguma vez fez tanto sentido ouvir o SPTV chamar o helicóptero com a frase “do alto, o repórter Luciano Cherubini“?

—— Foi ou não foi uma gafe o governador José Serra colocar Bento 16 no… Salão de Despachos? Muito estranho. Sincretismo religioso (!), provocação pós-governo Opus Dei ou um ato falho político (Lula foi colocado lá também) de olho em 2010?

—— E o que dizer de uma canonização no Campo de Marte? Tome polêmica entre astronomia x catolicismo x politeísmo romano

—— Na BandNews FM, 7h40, dia da canonização. Locutor, no estúdio: “e o que está escrito nas faixas dos fiéis no Campo de Marte?”. Repórter, no helicóptero: “não sei. Não tenho visão biônica!”. Não rolou milagre.

—— No encontro de jovens do Pacaembu, show de clichês da “brasilidade”. Frevo, capoeira, catira. Se tivesse terno e gravata, virava horário gratuito de programa eleitoral nacional. Se tivesse genitália desnuda, virava desfile de escola de samba. Com jovens vestidos de índio dançando, no plano inferior, sob o olhar do representante máximo da Igreja, virou imitação de pintura da “salvação de almas” colonizadora.

—— Renato Machado, empolgação às 08h03 da manhã, na frente do mosteiro. “E, neste momento, o público saúda!” (Vira-se, e nada). “Mas, não, não é Bento 16″. Corta para o estúdio –e o “Bom Dia Brasil” fecha sem o gran finale.

Foto: Dona Marisa beija a mão do papa. Ou quase… Do perguntascretinas.com.br



2 Responses to “Bento, Bendito o que se foi há uma semana”

  1. Simplesmente perfeita a análise pós-visita. A foto me deixou rindo sozinha na frente do computador. E a Sala de Despachos? Sacanearam o pontífice!

    Sensacional.

  2. ahuehauehaueha salão de despachos mto bom