Papito e seu amigo Bob em… Rockers

bobgruenzeppelin.jpg

O fotógrafo Bob Gruen talvez seja um dos caras mais invejados por roqueiros e baladeiros do mundo. Considerado o fotógrafo do rock n’ roll, Gruen conseguiu capturar os melhores momentos da música nos seus 40 anos de estrada.

Suas lentes registraram todos os gêneros, de Elvis a Bob Marley, mas foi no peso das guitarras que elas acabaram tendo uma maior repercussão. Ele se infiltrava no meio das bandas, virava amigo íntimo, e o resultado é de se imaginar: cenas espontâneas, únicas e clássicas.

bobgruenlennnon.jpgNessa linha roqueira, Guen passou por Kiss, David Bowie, Led Zeppelin, Ozzy, etc. Documentou turnês, foi fotógrafo oficial de revistas de música, e acabou se especializando em “fotos de backstage”. Chato, não?

Cobrindo novas bandas, ele conseguiu simplesmente quase todas as fotos que você conhece dos Sex Pistols, Ramones e Clash. Bob Guen chegou a ser fotógrafo pessoal do casal John e Yoko, e é dele essa famosa foto de Lennon vestindo a camiseta New York City.

Depois de tudo isso, a exposição com 270 imagens do fotógrafo roqueiro passa a ser obrigatória!

Começa amanhã na FAAP, a mostra ROCKERS, com curadoria do Papito Supla. Ele mesmo.

Supla e Guen ficaram amigos quando o brasileiro morou em NY. Da amizade, ele herdou um livro intitulado “The New York Years”, com fotos íntimas de Lennon. Com livro em mãos, Supla sugeriu à Presidente do Conselho Curador da FAAP uma mostra só sobre a vida de Lennon. Celita de Carvalho se encantou com a idéia e ampliou a exposição para todas as fotos rock n’ roll do fotógrafo.

A mostra será apresentada em 9 partes, “formando um panorama da carreira do fotógrafo e os vários aspectos do Rock and Roll”. Clique no link abaixo para conhecer os nove segmentos da exposição e ver outra foto clássica de Gruen.

Exposição “ROCKERS“ @ SALÃO CULTURAL DA FAAP – Prédio 1 // Rua Alagoas, 903 – Higienópolis // de 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 20h00 // sábados, domingos e feriados das 10h às 17h00 // info: (11) 3662-7198 // visitas educativas: (11) 3662-7200 // ENTRADA GRATUITA


bobgrueniggy.jpg1. introdução

2. Wall – cerca de 36 fotos de bandas de rock em geral, de várias épocas, como Tina Turner, Rolling Stones, Kiss, entre outros;

3. Boulevard – percorrendo um caminho onde luminárias gigantes servem de suporte para 46 retratos expostos em luminárias gigantes;

4. Laboratório – numa simulação de um laboratório fotográfico, fotos divididas em três grupos: Bob Gruen, pessoas e fotos recentes, incluindo também alguns objetos, revistas e livros.

5. Quarto de adolescente – simulação de um quarto de adolescente, com pôsters, fotos e revistas;

6. Camarim – cenas de bastidores;

7. Sala John Lennon;

8. Sala Punk – fotos de bandas punk, como Patti&Smith, Dead Boys, Devo, Ramones, entre outros;

9. Sala de fotos recentes – fotos de personalidades como Kate Moss, Johnny Depp, Iggy Pop, Courtney Love, Ryan Adams, entre outros.

Fotos do post: Led Zeppelin, John Lennon, Iggy Pop & Debbie Harry.



3 Responses to “Papito e seu amigo Bob em… Rockers”

  1. Não sei o que é pior. Ou o Supla, garotão aos 45 do segundo tempo, homenageando o bob esponja, ou o Bob, 5:60-dona mafalda, expondo suas fotos roqueiro-caídas, para meia dúzia de yuppies sem noção. Parabéns FAAP!!!

  2. Bem, de roqueiro caído as fotos não têm nada. Só se por caído você entender todo o universo musical: estão expostas na mostra fotos de Elvis, Beatles, Jackson Five, Tina Turner, Elton John, Rolling Stones, Bob Marley, Iggy Pop e qualquer outro nome que você citar. Se essas pessoas não influenciaram alguém, não sei quem influenciou.

    * Só se aí em Belfast você ouvir algum gênero musical “de raíz” do qual não temos relato.

    * Fomos à exposição e vale muito a pena! Passe por lá e depois volte aqui para dizer o que achou. É de graça!

  3. acho q os atentados em belfast nos anos 70 afetaram sua memória, rapaz…….pelo jeito vc gosta de música celta….uma dica pra vc…..assista A NOVA NOVELA DA GLOBO…..pura magia…hahaha – vai ter tudo q um legitimo rapaz de belfast gosta……