O novo Metro de São Paulo

metro_02.jpg

Tivemos tanta coisa para postar sobre os resquícios da Virada Cultural na segunda-feira que esquecemos de falar do lançamento do “novo Metro” de São Paulo (é sem acento mesmo). Calma, não estamos falando de uma nova linha de transporte público. Falamos do novo jornal diário gratuito distribuído pela cidade, o PubliMetro, ou simplesmente Metro (Métrôu para quem quiser falar o nome em inglês).

O novo jornal faz parte de uma rede internacional de jornais, assim como o Sampaist faz parte de uma rede internacional de blogs (momento auto-jabá). Essa rede teve início em 1995 na Suécia e se alastrou por outros países rapidamente. Hoje, o Metro (com um globo no lugar da letra “o”) tem edições diárias em 84 cidades, incluindo Nova York, Boston, Paris e Roma.

Segundo Ricardo Anderáos, diretor editorial do jornal paulistano, “apesar de pensar globalmente, o Metro age aqui e agora. Ele é um jornal local, um veículo da cidadania. Sua missão aqui em São Paulo, como no resto do mundo, é ajudar cada um de nós a viver melhor em nossas cidades”. Clique aqui para fazer o download em PDF das últimas edições do jornal.

metro_06.jpg Gostamos bastante da novidade. Mais uma fonte gratuita de notícias para os paulistanos. Vale lembrar que temos também o Destak, distribuido gratuitamente em diversos pontos da capital. Em uma primeira impressão, o Metro parece ter um posicionamento um pouco menos “popular” que o Destak. Mas talvez seja só a primeira impressão…

Fugindo um pouco do assunto, gostaríamos de comentar a iniciativa do Metro de Boston, nos EUA. Lá, eles fizeram uma parceria com o time local de baseball, o Boston Red Sox, para publicar um jornalzinho gratuito em todos os jogos do time (foto). O “Metro Game Day” traz informações sobre o jogo, colunistas, informações úteis para os torcedores, tabelas do campeonato, entrevistas e etc.

Está aí uma ótima idéia para o “nosso” Metro e nossos dirigentes de futebol. Imagina como seria legal receber um jornalzinho desses para passar o tempo com uma boa leitura antes do jogo.

Fotos de arquivo pessoal.



6 Responses to “O novo Metro de São Paulo”

  1. Bacana! Soube pela BandNews (me parece que essa publicação é do grupo bandeirantes). Já sou meio “apaixonado” por são paulo. …um fetiche, quem sabe e já gostava dos textos do Ricardo Anderaos, no “crónicas do séc. XXI” no Link, que leio também no RSS, que fiquei mais curioso sobre a publicação

  2. É um ritual diário em Nova Iorque ler o jornal Metro no subway mesmo. Todos gostam de coisas gratis– e tem todas as notícias básicas e muito conselho sobre onde sair.

  3. Leandro, já existiu por algum tempo um tablóide voltado para o torcedor, o Arquibancada. Não deve ter dado certo… Mas a idéia de um tablóide pré-jogo (inspirado no The Red Bulletin da F1) é realmente muito boa.

  4. Oi Stanley, realmente o jornal é bancado principalmente pela Rede Bandeirantes. Como empresas estrangeiras não podem controlar veículos de mídia no Brasil, a “Metro” ficou como acionista minoritária no projeto (cerca de 25% apenas).

    Matt, concordo com você. Tomara que aqui em São Paulo mais pessoas passem a ler no metrô, fato não tão comum como em outros lugares do mundo. E o jornal me pareceu bem enxuto, com matérias breves e diretas. Como diz o slogan: “news that fits your life”

    Marmota, não conhecia esse “Arquibancada”. Você sabe em que época ele circulava? Eu lembro que o Santos tinha algo parecido na época de Diego/Robinho, mas acho que era um informativo bem simples, distribuido apenas nas numeradas e cativas da Vila. Mas não tenho certeza…

    abs
    leandro

  5. Só Radialista,
    Inicie minha profissão na rede Manchete, no inicio profissional na área, que foi de operador de VT, na época BVH 1100, fita de 1 polegada. Logo depois consegui trabalhe na Band pgm TelemarketI, memontendo em contado, e fique trabalhando na Band, com meus contato, inicie um trabalho também na Record no programa 25 Hora, e em varias produtoras.
    Meu ultimo trabalho, foi o ultimo, não de livre opção foi na Sbt, no pgm O grande perdedor, sendo que eu não só o grande perdedor, mais ganhei o premio obrigado do perdedor, de uma pessoa com invades, na saída do trabalho a 300 metros da portaria sofri um serio acidente, e quase morri, de moto com moto, e foi desenganado. E estou a 2 ano vivendo de ajuda de parentes e amigo, e estou aqui vivo.
    Ha algumas semanas atrás foi a primeira audiência, só que não aconteceu, foi arquivada o processo, pois a advogada do sbt despeço as testemunha, para eles ir embora, e falou para meu advogado e enfrente da juizas, que a sbt não era casa benificiadora , ate hoje estou vivendo de ajuda financeira de outras pessoas, tenho filhos, casa que dependia do meu trabalho, e hoje estou em uma cadeira de roda sem renda, sem beneficio da sbt.
    Me ajuda coloque minha historia na midea, a sbt esta voltado com o pgm, O grande perdedor, eu ate hoje sem ne uma renda, vivendo de favor..
    No link que a Nana fez um avivo na AACD foi eu que estava la como motoqueiro, eu tenho o crachá da SBT e depoimentos, de pessoas falando que eu trabalhava la, o Boletim de Ocorrência, famoso BO.
    Vê hóquei voásseis, podem fazer por mim, faça alguma coisa. Pois estou em fase de recuperação, estou participando da AACD, eu esto em recuperação, que departamento que pode me ajuda, devo ter algum direito, hóquei eu sei sou um participante desce pais, devo ter alguem que pode me ajuda.

    SO POSSO DISER QUE SO VITIMA DE UM ACIDENTE DE MOTO, ME AJUDA, ESTOU PRECISANDO DE AJUDA, POIS AGURA SOU DEFIFIENTE FISICO
    AJUDA DEVUGAR MEU ACIDENTE, PARA PESSOAS CONHESE A SBT
    POIS ELA NÃO TEM VERGONHA NA CARA
    ELA FAZ OQUE QUER, POIS O GOVERNO TEM MEDO DELA.

  6. MEMORANDO INTERNO
    PARA: OAB
    DE: ERMIRIO CARLOS DE ANDRADE
    ASSUNTO: ACONTECIMENTO DE ATRAS DAS CAMERAS
    DATA: 14/9/2007
    CC: ACIDENTE SEM RECONHECIMENTO TRABALHO

    Estou em duvida do caminho a tomar?
    Estou com um prosesor registrado em caminho, pois a primeira audiência a advogada dispenso a testemunha da audiência e foi arquivada.
    Eu já estou aguardando, e estou vivendo de ajuda de parente e amigo a dois anos e meio, dês do meu acidente, 5 maio de 2005, eu fiquei com crachá das SBT, um BO e uma cadeira de rodas, fiquei com deficiência física, e estou em tratamentos medica, e a vida vai passando e eu aqui sentado vendo a vida passar.
    Com todos esses acontecimentos eu tenho que prova hóquei para a Juizas, tenho que fazer um acordo para poder ter condição de criar meus filhos, pois na novela Éramos Seis, teve um acidente e duas vitimas, uma delas fez acordo, e a outra não recebeu ate hoje, já faz uns 14 anos atrás. Eu tenho 41 anos, se eu aguarda uns 14 anos para receber, vivendo de ajuda eu vou ter mais zomenos uns 55 anos, se eu viver ate lá.A tática deles e levando com barriga para ate quanto que eu agüento.
    Com tudo isso BO, crachás e cadeira de rodas eu preciso prova hóquei para Juizas?
    Tenho concordar com tudo isso, nada pode ser feito, todo mundo tem medo do SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISAO, que sistema e esse ?
    Por favor me de uma boa noticia….