Viver Arte promove cursos de Cinema e Filosofia

moviegladiator.jpg O Viver Arte, iniciativa que promove cursos culturais livres, inclui a partir do dia 14 e 22 de maio dois novos temas em sua programação: “O Cinema e as Representações Históricas”, que analisará como Hollywood interpretou alguns dos principais momentos vivenciados pela sociedade ocidental, e “As Grandes Questões da Humanidade”, no qual temas como Ética, Moral, Liberdade, Deus, Morte e Felicidade serão analisados.

Com duração de sete aulas, sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 22h00, o curso de cinema inicia-se em 14 de maio e encerra-se em 25 de junho. Filmes como “Gladiador”, “O Nome da Rosa” e “1492 – A Conquista do Paraíso”, além de temas como “O cinema hollywoodiano e os problemas da Contemporaneidade”, “Anos dourados e a cultura jovem: Guerra fria e os novos astros do cinema” serão discutidos e analisados por grandes nomes como Aline Vieira de Carvalho, Luiz Estevam de Oliveira Fernandes, doutores em História e Marcus Vinícius de Morais, Mestre em História.

O objetivo do programa “O Cinema e as Representações Históricas” é fazer um paralelo entre a ficção e a realidade nos fatos históricos. Os participantes terão a oportunidade de assistir a um filme e analisá-lo à luz dos acontecimentos históricos que lhe deram origem.

A linguagem do cinema inclui temas e fatos históricos para enriquecer a sua narrativa. O poder da imagem tem a capacidade de construir o imaginário a partir da ficção, alterando a percepção do fato histórico, diz Andrea Lopes, coordenadora do Viver Arte.

Já o curso de Filosofia, que tem início no dia 22 de maio e duração de seis aulas, discutirá questões transcendentais através da visão dos grandes filósofos como Platão, Voltaire e Aristóteles, analisadas pelo doutor em comunicação Clóvis de Barros Filho e pelo mestre Júlio César Pompeu.

O Viver Arte é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo gerar recursos para o Instituto Arte na Escola, que beneficia quatro milhões de crianças e jovens em todo o Brasil por meio de programas de qualificação de docentes das escolas públicas.

14/05 – Cinema e História: Hollywood e os filmes de época.
21/05 – “Gladiador”, Antiguidade Clássica e Estoicismo.
28/05 – A Idade Média em “O Nome da Rosa”.
04/06 – “1492 – A Conquista do Paraíso”, os diários de Colombo e a alteridade.
11/06 – O cinema norte-americano e a Segunda Guerra Mundial.
18/06 – Anos dourados e a cultura jovem: Guerra Fria e os novos astros do cinema.
25/06 – O cinema hollywoodiano e os problemas da Contemporaneidade.

O Cinema e as Representações Históricas // De 14 de maio a 25 de junho (todas as segundas-feiras – sete aulas) // Das 19h30 às 22h00 // Ministrantes: Aline Vieira de Carvalho, Luiz Estevam de Oliveira Fernandes e Marcus Vinícius de Morais // Local: Espaço SOCEJUR – Sociedade de Estudos Jurídicos – Alameda Rio Claro, 273 – Paulista – 5º andar // Tel.: 3103 8092 // centraldecursos@artenaescola.org.br



Comments are closed.