Outra versão

Dando continuidade ao assunto “confusão no show dos Racionais“, publicamos abaixo o e-mail do leitor Rafael Matsunaga, que estava no local e conta sua versão dos fatos.

Caro Sampaist,

Estive na Praça da Sé durante a Virada Cultural. Saí antes do tumulto, mas ainda perto da meia-noite o clima já não era dos melhores.

banca.jpgUm amigo, Ricardo, esteve lá também pouco antes da confusão e de fato, havia pessoas subindo nas bancas da praça para tentar conseguir umavisão melhor do show, como mostra a foto.

A visão do palco era realmente lastimável, pois este foi montado em frente à catedral, na parte alta da praça. Se tivesse sido montado na parte mais baixa, talvez a visão no estilo “arquibancada” tivesse evitado tamanho desespero para conseguir enxergar alguma coisa que não fosse a cabeça das pessoas da frente.

Enquanto eu estava lá, ainda não havia pessoas sobre as bancas, mas outras escalaram a estátua do Padre Anchieta, no fundo da praça, com o mesmo objetivo. As pixações “ao vivo” nas esculturas da praça também eram incontáveis.

Não tenho como dizer se a reação da PM foi exagerada, mas o que há de se fazer ao ser alvejado com pedras e garrafas?

Rafael Matsunaga

Esta é apenas mais uma das diversas versões contadas à imprensa. Se você estava no show e tem algo a dizer, deixe seus comentários ou mande um e-mail.

- Leia também: Confusão marca show dos Racionais MCs na Virada Cultural

A foto é do Flickr do Ricardo Tatebe.



One Response to “Outra versão”

  1. Pois é, nessa confusão não acho que – e se estou enganado que me desculpem – a culpa não foi da policia. Podemos contestar a reação, exagerada ou não, mas seria bom nos perguntarmos o que poderia ser feito na hora.
    É lamentável a relação dessas pessoas com a cidade pra pixar estátuas e vandalizar. Nada justifica. Também fui em alguns shows e a visão do palco não é perfeita, o que é esperado já que o centro da cidade não nasceu com o esse intuito, mas deu pra aproveitar do mesmo jeito.
    Ainda com esse problema o evento no geral foi ótimo, não acho que o show do Racionais deva apagar tudo que foi feito. Como a prefeitura admitiu, o horário e o local foram inadequados, mas sair pela noite e ver todos os moradores da cidade se misturando, frequentando um evento realmente publico – algo muito raro ainda na cidade no sentido da mistura entre os publicos (tribos) da cidade – é sempre benéfico.
    Faz algum tempo que São Paulo começa a se recuperar e busca a união pelo bem comum e esse evento é imprecindível nesse sentido. Mesmo sobre a confusão é legal que haja uma reação e uma reflexão pra ver como reagimos – como população – a ela… talvez de um jeito ainda amador, mas coisas boas começam a ser feitas em relação a cidade e isso vale mais que tudo. Agora é amadurecer e não acabar com as tentativas quando problemas aparecem.