Depois que a poeira baixar

diogor.jpg

Agora que a poeira baixou, fica mais fácil falar sobre os acontecimentos no final da Virada Cultural neste fim de semana. É claro que a pancadaria e o tumulto no show dos Racionais MCs foi um marco negativo para o evento, mas as coisas boas da Virada não podem ser esquecidas.

Ainda não sabemos qual foi o estopim da confusão. Alguns dizem que vândalos começaram a provocar policiais, outros dizem que a polícia iniciou premeditadamente o confronto. O que sabemos é que o público dos Racionais não é o tipo de público “respeitado” pelos policiais. Segundo Xico Sá:

Quem já foi a shows dos Racionais sabe que, pelo menos desde 1994, em uma apresentação histórica no Vale do Anhangabaú, a polícia não costuma ter lá a mínima paciência com os “manos”. O trato é bem diferente de qualquer outro evento cuja maioria do público é de classe média _seja um rave de música eletrônica ou um concerto de rock.

O senador Eduardo Suplicy (PT) assistia no palco ao show do grupo Racionais Mc´s e observou o começo da confusão. Ele criticou a ação da Polícia Militar, que classificou de “exagerada”. “Estava no palco e pude perceber que a confusão era pequena. A ação dos policiais foi desproporcional ao que acontecia e, no meu entender, contribuiu para aumentar o tumulto que tomou conta da praça.”

No entanto, outras pessoas tem outras versões da história. A assessoria da Polícia Militar disse que o incidente foi gerado por “incitação por parte do conjunto”. As pessoas teriam começado a arremessar garrafas contra os policiais que teriam reagido. Funcionários do Metrô das Estações Sé e Liberdade solicitaram reforço policial.

Com todas essas versões, fica difícil saber quem começou a confusão. Alguns blogueiros do Sampaist estiveram na região pouco antes do show mas viram que o clima já estava pesado e resolveram ir embora.

E para quem pensou que o tumulto na Sé irá ameaçar a próxima Virada Cultural, o prefeito Gilberto Kassab já até anunciou as datas do novo evento! Em entrevista coletiva na Biblioteca Municipal, Kassab afirmou que a Virada Cultural 2008 irá acontecer nos dias 26 e 27 de abril. “A Virada Cultural é nosso grande evento, porque mostra a força da cultura brasileira e a disposição do paulistano”, disse o prefeito.

Você estava no show? Tem alguma outra versão para contar? Deixe seus comentários ou mande um e-mail.

Foto no Flickr do Diogro.



Comments are closed.