Vieira da Silva no Brasil

mariahelenavieiradasdilva.jpg Antecipando em um ano as comemorações do centenário de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), artista portuguesa, naturalizada francesa em 1956, o curador Nelson Aguilar reúne na Grande Sala do museu paulistano 116 obras a fim de retratar não só a sua produção artística, mas também o espírito artístico da época em que ela viveu no Brasil (1940 a 1947), evidenciando sua estreita relação com artistas, músicos e também poetas brasileiros, principalmente com o núcleo carioca, centrado no bairro histórico de Santa Teresa.

Para traçar um amplo panorama da carreira de uma das mais importantes artistas plásticas do século 20, serão exibidas obras tanto de seu período no Brasil quanto anteriores e posteriores. Um dos destaques da mostra será a transmissão em tempo real do processo de restauro de uma de suas obras mais lapidares, o painel de azulejos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Integram a exposição obras de diversas coleções e instituições brasileiras e européias como a Fundação Arpad Szenes e Vieira da Silva, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Coleção do Metrô de Portugal, todas de Portugal, além da Coleção Roberto Marinho, Coleção do Museu Murilo Mendes, de Juiz de Fora, MG, e a Coleção Gilberto Chateaubriand do Rio de Janeiro, entre outras.

Clique aqui para ler mais sobre a artista e a exposição e ver uma galeria de obras no Arte Digital.

Vieira da Silva no Brasil // De 27 de abril a 03 de junho // Parque do Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3 // Terça a domingo e feriados, das 10h às 18h // R$ 5,50



Comments are closed.