Quinteto Violado

Este post é uma colaboração do amigo jornalista e fotógrafo Fábio José Caraciolo “Bito” Teles, do blog Retirante.

Esta quinta-feira foi dia do Retirante sair de casa e prestigiar em São Paulo o que tem de melhor na música do Nordeste. Foi o show do Quinteto Violado no Sesc-Ipiranga, centro de Sampa, na abertura da terceira edição do projeto Circular Brasil – Música Instrumental, com participação mais do que especial de Carlos Malta.

quinteto.jpg

Veja mais fotos.

Sendo assim, vamos por partes.

Primeiro o Quinteto, é claro, que é maravilhoso! Seja tocando Frevo, Forró, Coco, eles levam o público ao delírio. E um público fiel há muito tempo. Desde a década de 70 essa turma faz sucesso por aqui.

Carlos Malta é um show à parte. Incrível como ele tem habilidade com os instrumentos e como toca com a alma… musica brasileira da mais pura. Malta tirou do “bolso” um instrumento enorme, com mais de dois metros, chamado Uruá, de origem brasileira, com um som muito parecido com o do Didgeridu (lê-se “didirudú”), dos aborigenes australianos.


O show foi curto e teve momentos marcantes como o emocionante solo de Bachianas número 5, de Villa Lobos, pelo contrabaixista Toinho Alves. O duo de Dudu, no teclado, com o flautista Ciano, deixou a platéia de boca aberta (esta versão pode ser ouvida aqui). Por último, a saideira, Asa Branca, de Luiz Gonzaga, com o Quinteto e Carlos Malta fazendo estripulias com a música e a platéia cantando à plenos pulmões… impagável!

Uma pena foi ter percebido algumas cadeiras vazias no Sesc-Ipiranga… e os ingressos estavam esgotados. QUEM NÃO FOI PERDEU!

Para quem quiser saber mais da programação do Circular Brasil e outros detalhes do projeto, acesse o site: http://www.circulandobrasil.com.br/

quinteto2.jpg

As próximas atrações do Circulando Brasil em Sampa são:

22/05, terça-feira, 21h – Quarteto Maogani
Participação especial de Marcos Suzano
Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga (11) 3340.2000 / 6215.8418

03/07, terça-feira – Cláudio Menandro
Participação especial de Paulo Moura
Local a definir

07/08, terça-feira – Grupo Jacarandá
Participação especial de Armandinho
Local a definir



One Response to “Quinteto Violado”

  1. Sou fã do quinteto violado! O trabalho deles é maravilhoso! Infelizmente não pude ir ao show do Sesc Ipiranga. O projeto Circulando Brasil tb é o máximo. Parabéns a todos os envolvidos! Na realidade escrevo este comentário para deixar uma dica pra todos que não foram neste show como eu:

    Neste final de semana (dias 01, 02 e 03/06) no Auditório Ibirapuera, o Quinteto Violado e o Ballet Stagium, em comemoração aos 35 anos dos dois grupos, apresenta o espetáculo “Mané Gostoso”. O incrível Ballet Stagium faz um passeio coreográfico pela obra do Quinteto Violado mostrando sua versatilidade e experiência. O Quinteto Violado apresenta sua música orgânica, com personalidade local, porém com influências do mundo inteiro. Taí a dica. Abraços!!!