Semana de cultura e culinária japonesa no mercadão

vitralmercadomunicipal.jpg
Até dia 22 de abril, o Mercado Municipal estará com um toque oriental, por causa do “Japão à Brasileira”, evento que terá em destaque a rica cultura japonesa, com workshops de culinária, exposições, shows e oficinas culturais abertas ao público.

A Semana de Cultura e Culinária Japonesa antecipa as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, que acontece em 2008, e homenageia a contribuição dos imigrantes japoneses para a agricultura brasileira.

A parcela de contribuição dos japoneses ao desenvolvimento de nosso País, em incontáveis campos de atuação, é imensa, e esta homenagem é justa e merecida, afirma Andrea Matarazzo, secretário das Subprefeituras e subprefeito da Sé.

O Japão à Brasileira é uma realização da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, através de sua Comissão de Eventos, com co-realização da Fundação Japão em São Paulo (Japan Foundation) e do Instituto Paulo Kobayashi.


Confira as atrações da Semana de Cultura e Culinária:

Workshops de culinária
A cozinha Mercado Gourmet, localizada no mezanino do Mercadão, oferecerá cursos e workshops gratuitos para os interessados, divulgando técnicas e pratos conhecidos da culinária japonesa. Serão apresentados ainda os benefícios do chá verde e a história do saquê, bebida típica do Japão.

Exposição
A contribuição dos imigrantes japoneses para a agricultura e a avicultura brasileira é o tema principal da exposição preparada pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (MHIJB)

Música e dança
Nos dias 15, 21 e 22 de abril, grupos de danças e músicas folclóricas japonesas irão se apresentar no palco, trazendo danças e instrumentos musicais típicos, como o taikô (tambor), o shamisen e a flauta japonesa (shakuhachi).

Palestras
O antropólogo Naomichi Ishige e o chef Ayao Okumura farão, juntos, a palestra Culinária do Japão e sua Cultura. As apresentações acontecem no dia 20 de abril, às 13 horas, e no dia 21, a partir das 10h00. Apenas convidados poderão participar.

Japão à Brasileira // Até 22 de abril, das 10 às 17 horas // Mercado Municipal Paulistano, R. da Cantareira, 306 // Salão de Eventos (Torre B)

Foto do Flickr Serra Azul.



2 Responses to “Semana de cultura e culinária japonesa no mercadão”

  1. eu ache lal!

  2. Que pena que eu perdi uma grande chanse dessa, se tiver mais Eventos como este me notifiquem pelo meu e-mail. Grata