Centro recebe encontro sobre Literatura Marginal

CentrodeSP.jpg Como falamos no Centro no post abaixo, segue outra dica para a região. O projeto “O Centro é uma sala de aula” é destaque no encontro literário Terceira Margem: Limites e Fronteiras da Literatura Marginal, realizado pelo SESC Carmo.

O evento contará com mediação de Olga Arruda, pedagoga e coordenadora de projetos educativos da Subprefeitura da Sé. O encontro terá entre os convidados Férrez, rapper e escritor, Érica Peçanha, mestre em Antropologia Social pela USP, que desenvolve estudos sobre literatura marginal e Lourenço Mutarelli, autor do livro o Cheiro do Ralo, que transformou-se em filme e encontra-se em cartaz na cidade.

Entre discussões sobre aspectos da literatura marginal no Brasil, Olga fará paralelos com a abordagem da temática literária realizada nas escolas da prefeitura. Estarão presentes como ouvintes alguns professores que participam de atividades educativas no Centro da cidade.

“O Centro é uma sala de aula” foi implantado em 2005 por iniciativa da Subprefeitura da Sé e da Secretaria Municipal de Educação, junto a parcerias com a ONG Cidade Escola Aprendiz, a Comgás e a Casa Redonda Produções. O projeto desenvolve atividades educativas no centro de São Paulo com o objetivo de tornar a região conhecida por estudantes e professores da cidade.

Olga, coordenadora do projeto, diz que “conhecer a história da cidade e os equipamentos da região é fundamental para que estudantes e educadores criem identidade com o local”.

Os roteiros educativos passam por lugares como a Praça da Sé, o Solar da Marquesa, o Pateo do Collegio e a Pinacoteca do Estado. Nos dois primeiros anos, o projeto promoveu mais de 50 mil visitas para estudantes e professores da cidade, que conheceram diversos espaços culturais e pontos históricos de São Paulo. Durante esse período, foram realizados 900 roteiros.

Além de visitas educativas, o projeto também disponibiliza, por meio de parcerias, uma variada programação cultural, com ingressos de cinema, além de cursos e oficinas para professores e alunos. No ano passado, durante a parceria com o Cine Olido, foram distribuídos gratuitamente 600 ingressos de cinema por semana. Para este ano, uma parceria com o Cine Unibanco Arteplex vai distribuir outros 7 mil ingressos.

“É importante que jovens se envolvam com tudo o que o Centro de São Paulo tem para oferecer”, afirma o secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo.

Terceira Margem: Limites e Fronteiras da Literatura Marginal // SESC Carmo – R. do Carmo, 147 – Praça da Sé // 12 de abril, quinta-feira, 17h30

Foto do Flickr Nacho.85´s.



Comments are closed.