Veja Bem

olhos.jpg

Só em Sampa. Vocês sabiam que o único “Museu do Óculos” da América Latina fica em São Paulo?

A idéia foi do especialista em estética ótica Miguel Giannini, que há anos coleciona modelos antigos e raros de óculos. Com mais de 600 peças em seu acervo, ele decidiu colocar a maioria delas em exposição, ocupando um piso inteiro de um casarão na Bela Vista.

oculos1.jpgAs peças permitem uma viagem no tempo através de raridades como esta da foto, uma réplica do primeiro par de óculos de que se tem notícia! A esquisitice foi encontrada na Alemanha no século XIII. A mostra parte do século XIII aos dias de hoje, passando por uma coleção chinesa com estojos de escamas de peixe (século XVIII) e incluindo até exemplares de famosos, como os óculos do apresentador Jô Soares.

A evolução claramente acompanha a moda: discretos nos anos 20, estilosos nos anos 60, espalhafatosos nos anos 70.

oculosleque.jpgÀ direita, um modelo bizarro usado em festas nos séculos XVIII e XIX. Se vocês olharem bem, vão perceber que se trata de um “óculos-leque”! Antigamente, era vergonhoso expor essa “fraqueza ocular” perante a alta sociedade, e o leque escondia as lentes…

Bem, de vergonhoso não sobrou nada, e os óculos acabaram virando acessório de luxo. Estão lá também um modelo original do estilista André Courrèges e o modelo ícone dos 60′s: enorme e com lentes azuis.

Um outro espaço do casarão é dedicado aos objetos e máquinas antigas utilizadas por oftalmologistas, mostrando um pouco da evolução na área do diagnóstico e medição de graus.

Há 40 anos no ramo, Giannini é considerado o esteta ótico das estrelas. Dez entre dez famosos brasileiros (até o Presidente da República) o procuram para os óculos que sairão nas revistas por aí. No primeiro piso do casarão, funciona a loja, mas dá para imaginar que o precinho não é muito convidativo: os óculos não saem por menos de R$ 400,00!

O Museu leva o nome da mão do óptico, Gioconda Giannini, e fica aberto para visitação de segunda a sábado.

A foto é do Flickr do Rafael Correa, e o olho é da namorada dele.

Agradecemos à jornalista Flávia Durante pela dica.

Museu dos Óculos Gioconda Giannini // Rua dos Ingleses, 108, Bela Vista // abre de segunda a sexta, das 9 às 18h. Sábados das 9 às 13h // Tel: (11) 3253-2000



Comments are closed.