Dia Mundial da Água

corrego.jpg Amanhã é o “Dia Mundial da Água”! Para comemorar, o governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo lançarm ontem, no Jardim Botânico, o Programa de Despoluição dos Córregos do Município de São Paulo (PDCMSP).

Chamado de “Operação Natureza”, o programa deve combater os impactos ambientais provocados pelo despejo de esgoto doméstico e lixo em 40 córregos de Sampa. Não sabíamos que a cidade tinha tanto corrégo assim!.

O programa prevê o investimento de R$ 200 milhões, nos próximos 50 meses, em ações como o aprimoramento da rede coletora de esgotos e urbanização de favelas, além da criação de parques lineares ao longo de oito desses córregos e um projeto de educação ambiental voltado para as comunidades da região cortada pelos 40 riachos.

Um dos pontos principais do projeto é a mobilização da população para evitar o que os especialistas chama de “poluição difusa” e os leigos chamam de “lixo na rua”. E aí entra desde o sofá velho que não se quer mais até ponta de cigarro, sacola de plástico e papel. Todo esse material vai parar nos córregos, entupindo bueiros e contribuindo para mais enchentes…

Foto no Flickr do Diego_3336.



Comments are closed.