Telinha no Busão

bustv.JPG

Na última sexta-feira, enquanto um dilúvio castigava a cidade, eu estava dentro de um ônibus lotado e abafado na Av Cidade Jardim, esquina com a Faria Lima. Ruas alagadas, vidros embaçados, sacos de lixo boiando e 50 minutos de espera.

É uma pena que o trajeto Augusta-Itaim tenha acabado assim, porque até chegar lá, ele estava bem agradável. Esse ônibus amarelo que sai do centro da cidade e vai até o Butantã tem duas telas de TV! Isso mesmo, uma antes da catraca e outra depois. A imagem é perfeita e o áudio não atrapalha a conversa. Repare que pela foto retirada do site, rola um clima “lanchonete” no ônibus.

bustv3.JPGAlém de distrair o povo, a televisãozinha diverte! Dá para assistir a vários programas de variedades, além de pegar umas dicas domésticas e umas receitas (na foto ao lado, a diversidade da programação).

Nessa longa jornada de sexta-feira, os assuntos foram: horóscopo, economia doméstica (“como economizar gás”), informações sobre os direitos do consumidor, curiosidades, dados históricos sobre pontos turísticos da cidade, uma receita de arroz com frango e um quiz de conhecimentos gerais (perguntas do tipo: “é correto dizer ir NO médico ou AO médico?”).

Chegando na rua Colômbia, uma surpresa: o vídeo da música “Let’s Make Love and…” da banda paulistana Cansei de Ser Sexy! Enquanto o CSS bombava no busão, uma legenda dava informações sobre a banda, dizendo até que ela é famosa “na Europa e no Japão”.

Descobrimos pelo site oficial da empresa BusTV, que na verdade a grande jogada é “anunciar”. Eles dizem no campo “Por que Bus Tv?”, que os paulistanos que usam ônibus formariam uma “audiência cativa”, já que passam ao menos duas horas dentro do coletivo…

No campo “Dados Técnicos”, você encontra detalhes para os futuros anunciantes, como: o público alvo, a renda familiar dos passageiros, os motivos para a viagem, grau de instrução, etc. Segundo dados do site, a previsão é abranger 20% da frota paulistana. Para isso, 500 mini-tvs serão instaladas até o final do ano nos ônibus em SP. Curitiba já está pilotando a idéia, e no segundo semestre, o Bus Tv invade Bahia, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Guarulhos, Osasco, Santa Catarina e Porto Alegre.

A Bus TV é uma idéia que transforma veículos de massa em veículos de comunicação de massa. Monitores de LCD instalados no interior dos ônibus de grande circulação fazem do seu itinerário uma forma de entretenimento e informação.

A BUS TV é uma iniciativa da Bus TV de Portugal, patenteada mundialmente, além de homologada pela SPTRANS. Sucesso na Europa, a viabilidade desta nova forma de anunciar é indiscutível.

Se os anunciantes não bombardearem os passageiros com propagandas e merchan, a iniciativa está aprovada.



5 Responses to “Telinha no Busão”

  1. Essa Ana Carolina parece aqueles intrusos de sala de bate-papo para anunciar seus produtos… não sei que TV ela viu, mas pego a mesma linha, aliás, deixei de pegá-la, justamente por causa dessa “novidade” que veicula mais propaganda das Casas Bahia que informações importantes (o que ela chama de cultura é horóscopo e clipes de música trash). Na maioria das vezes que peguei ônibus como esses, as pessoas mostravam irritação ou cansaço, dado o volume alto e as bobagens que passavam na tela. Um deserviço à população que, numa tarde de chuva torrencial, como ela disse, é subjugada ao massacre do consumo sem muita chance de escapar. Além de tudo, o projeto fere uma lei municipal que desautoriza o uso de aparelhos sonoros dentro dos ônibus. Lugar público tem que ser neutro para açambarcar todas as possibilidades de ser e estar no ônibus.

  2. Concordo com o Robhoo aí em cima.
    Quando sou obrigado a pegar esse ônibus me arrependo sempre: essa Tv é um horror!

    Bem ao lado da Tv tem um aviso: Segundo a Lei Municipal etc e tal É PROIBIDO O USO DE APARELHOS SONOROS NO ÔNIBUS.

    E eles usam a nós, o púbico torturado pela Tv pra ganhar dinheiro com propaganda.
    O público é “cativo” no pior sentido do termo.

    Proponho que ônibus com TV tenha passagem gratuita, pra compensar a tortura.

    abs :)

  3. Veja outra opinião sobre o bostavê aqui:

    drplausivel.blogspot.com/2007/04/o-pior-anncio-do-mundo.html

  4. [...] TVs nos ônibus paulistanos já foram tema de posts aqui (há mais de 1 ano) e em outros fóruns por aí. Novidade além de passada, qual sua avaliação sobre a telinha no [...]

  5. Unquestionably imagine that that you said. Your favorite justification appeared to be at the internet the simplest thing to bear in mind of. I say to you, I definitely get annoyed while folks think about concerns that they just do not know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing with no need side-effects , other people could take a signal. Will probably be again to get more. Thank you