Estação da Luz faz aniversário

massaoluz.jpg

Amanhã, um importante marco da cidade faz aniversário. Marco histórico e um dos mais bonitos pontos turísticos de São Paulo, Estação da Luz 106 anos. Fundamental para o desenvolvimento da cidade no século XX, a estação é, ainda hoje, fundamental para os transportes paulistanos.

Segundo o chefe da Estação, Raimundo Alexandre da Silva, a Luz é uma das ligações mais importantes da região metropolitana. “Ela liga as regiões norte e sul, leste e oeste, por isso é o centro da ferrovia”, comenta.

A Estação da Luz embelza a cidade com sua arquitetura e ainda hoje exerce papel tão importante quanto o da sua origem, no início do século XX, quando o principal objetivo era escoar a produção de café para o porto de Santos.

Além de ser ponto de baldeação para milhares de pessoas diariamente, a estação oferece acesso a outras atrações culturais de São Paulo, como a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra e a Sala São Paulo. Desde o ano passado, o local também abriga o Museu da Língua Portuguesa. Continue lendo para saber a história da estação.


Histórico*

Com a expansão da cultura cafeeira no interior do Estado de São Paulo, o transporte da produção tornou-se um problema, pois toda exportação do produto era feita pelo porto do Rio de Janeiro. Por isso, Irineu Evagelista de Souza (Barão de Mauá) e dois associados – José Pimenta Bueno (Visconde de São Vicente) e José da Costa Carvalho (Marquês de Monte Alegre) criaram a The São Paulo Railway Company na Inglaterra, para captar investimentos.

Daí vem o apelido “A Inglesa”, que caracterizou por muitos anos a ferrovia. Em 1860 teve início a construção da via férrea, e sete anos depois, as obras de 139 km de extensão foram concluídas somando um custo de 2 milhões de libras esterlinas.

A primeira unidade da Luz ocupava uma edificação acanhada era chamada Estação São Paulo. Só a partir de 1901, data de inauguração do prédio atual, é que ela foi “batizada” oficialmente com o nome atual.

Construída em frente ao edifício anterior, a Luz teve seu projeto criado por Charles Henry Driver. A maior parte do material usado na sua construção foi importado da Inglaterra. Itens como tijolos, madeira (pinho-de-riga irlandês), telhas, cerâmicas e as estruturas de aço mantém uma arquitetura engenhosa e inconfundível.

Em 1946, um incêndio afetou grande parte do edifício. Durante as obras de recuperação, foi construído um novo andar, que manteve o mesmo estilo da fachada. Hoje, mais de cem anos depois da inauguração, ainda é considerada um marco da riqueza do café e um dos mais importantes monumentos arquitetônicos de São Paulo.

Entre 2002 e 2005, a unidade foi restaurada. Todos os aspectos estruturais e históricos do edifício foram renovados. Moderna, hoje é parte do projeto Integração Centro, com liberação da passagem subterrânea. A medida facilita a transferência entre os sistemas da CPTM e Metrô, sem custo adicional, permitindo viagens mais seguras e confortáveis.

“A estação mudou muito com a nova etapa, tanto em economia de tempo e dinheiro para os usuários, quanto em espaço físico e melhoria nas acomodações para os funcionários”, concluiu Raimundo.

* As informações são da CPTM.

Foto no Flickr do Massao.



2 Responses to “Estação da Luz faz aniversário”

  1. Ponto turístico de SP – Estação da Luz

  2. VIDRAÇARIA STAR GLASS

    - ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA

    O Envidraçamento de Sacadas, Varandas e Ambientes é uma solução extremamente elegante, prática e segura que permite ampla visão, proteção contra ações do tempo, redução de ruídos externos, de fácil limpeza e manutenção, e o melhor: possibilita a abertura total ou parcial dos vidros, valorizando o ambiente como você nunca imaginou.

    Vantagens:
    - Otimização de ambientes;
    - Não altera a fachada do edifício;
    - Ajustável a diversos formatos;
    - Redução de ruídos externos;
    - Ótimo custo-benefício.

    NOSSOS SERVIÇOS
    - Box
    - Espelho
    - Sacadas
    - Fachadas
    - Cobertura
    - Decorações de Vidros

    FONE: (11) 3431-1659 / (11) 8950-8623

    E-MAIL: contato@vidracariastarglass.com.br