O caminho do bambu

bambu.jpg
Não, ninguém aqui está falando do vídeo da menininha com Sílvio Santos no YouTube. O título é sobre um encontro de estudantes de design do Brasil e da Holanda no Museu da Casa Brasileira.

A experiência do trabalho coletivo dos estudantes dos dois países em oficina de artesanato em bambu será tema de mesa-redonda a ser realizada no dia 6 de março no MCB. Uma pequena exposição de objetos e imagens do processo de trabalho realizado na oficina vai contribuir para enriquecer este espaço de reflexão.

O projeto de intercâmbio internacional de estudantes de design consistiu no encontro de Dries van Wagenberg, estudante holandês da Design Academy Eindhoven, da Holanda, e Takeshi Sumi, estudante brasileiro do curso de Design da FAU-USP. Durante dois meses, os estudantes estiveram imersos na pesquisa e produção de objetos na oficina de bambu Kotybambu, localizada em Cotia, na Grande São Paulo.

Todo o processo de desenvolvimento de novas técnicas, desenhos e produtos serão apresentados em imagens e catálogos, a serem distribuídos para o público no dia do debate, que foram feitos pela equipe do Estúdio 19, também formada por estudantes de design da FAU-USP. Participarão do debate os estudantes Dries van Wagenberg, da Design Academy Eindhoven, e Takeshi Sumi, Henrique Reis e Marcelo Lee, todos da FAU-USP, além de Eduardo Nagayama, da Oficina de Bambu. A mediação é da designer Roberta Cosulich.

A iniciativa é da StraaT, empresa que reúne a brasileira Silvia Sasaoka e o holandês Anton van Dort em projetos culturais de união de designers e artesãos. O patrocínio é da Tok & Stok.

Dia 6 de março, debate das 19h às 20h30, abertura da mostra das 20h30 às 22h // Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705 – Tel. 11 3032-3727 // Entrada gratuita // Site: www.mcb.sp.gov.br

Foto do Flickr jorgetwose.



Comments are closed.