Plágio no carnaval?

Ainda na ressaca de carnaval, recebemos um e-mail constrangedor. Aparentemente, o simpático logotipo do carnaval de São Paulo, com suas faixas coloridas, é um “possível” descarado plágio do logo da Agência Intergovernamental de Francofonia (Agence Intergouvernementale de la Francophonie).

Nem é preciso escrever muito para deixar claro que os dois logos são extremamente parecidos – ou praticamente iguais – e a imagem abaixo já ilustra bem a “possível” apropriação. Dizemos “possível” para evitar um “possível” processo por calúnia. Os advogados do Sampaist ainda não estão prontos para comprar essa briga.

Plágio Prefeitura de São Paulo

Atualmente o logo da AIF mudou, mas para comprovar que ele existiu e não é apenas uma invenção histérica petista querendo desmoralizar o carnaval da Prefeitura, você pode entrar aqui, aqui, ali, ou aqui também…

A dica foi enviada pelo publicitário Luis Gustavo Chapchap, da agência Insight Publicidade.

Atualização (17h45): Pelo jeito chegamos bem tarde ao assunto. O ótimo blog Brainstorm #9, especializado em publicidade, já havia falado sobre o plágio no dia 29 de dezembro de 2006. Ficamos sabendo lá também que a agência responsável pela peça foi a B/Ferraz. Valeu Carlos!

Atualização 2 (19h20): Parace que esse caso já deu um rebuliço no meio publicitário. Em resposta à nota publicada no Blue Bus, a agência B/Ferraz afirmou que não fez plágio e esclareceu a semelhança entre as marcas. “Após receber o briefing do cliente, a equipe de criaçao da B Ferraz iniciou a pesquisa dos temas referentes à folia, e desenvolveu diversas variaçoes da coroa do Rei Momo. Parte da pesquisa foi realizada em bancos de dados e várias imagens foram usadas como referência, entre elas a da Agence Francophonie, para a criaçao da marca do Carnaval de Sao Paulo 2007″

A dica foi enviada pelo publicitário Agê Alessandro, do blog Propaganda Propaganda. É essa a beleza da internet. Um espaço democrático, com espaço para várias conversas e versões.

Obs: o Sampaist tem enfrentado alguns problemas com os comentários dos posts por causa de uma sobrecarga de spam no servidor da rede Gothamist LLC. Caso você não consiga comentar diretamente no post, envie um e-mail para contato@sampaist.com e publicaremos o comentário assim que possível.



2 Responses to “Plágio no carnaval?”

  1. Belo post só poderia ter omitido o ” invenção histérica petista” pois não tinha a menor necessidade.

  2. Ah… um pouco de histeria faz bem…
    abs
    leandro