Internauta desavisado

folhasp.jpg

Atenção, internauta! Tem rolado por aí um e-mail bem sacana em busca por cliques desavisados. Em um layout parecido com o da Folha Online, o e-mail afirma que um dos herdeiros das Organizações Globo foi seqüestrado e multilado em São Paulo. Se você receber esta mensagem, não clique em nada! Ela é mais um exemplo de “phishing“.

Em computação, phishing é uma forma de Engenharia Social, caracterizada por tentativas de adquirir informações sensíveis, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea. O termo Phishing surge das cada vez mais sofisticadas artimanhas para “pescar” (fish) as informações sensíveis dos usuários.

Caso seja clicado, o link leva para uma página fora dos domínios da Folha Online e inicia o download de um arquivo executável. Não sabemos o que o executável faz porque sacamos logo de cara que o e-mail era falso. Além dos óbvios erros de português, não assinamos nenhum serviço de “newsletter” da Folha, então seria meio estranho receber as notícias no e-mail, certo?

Fique esperto!



Comments are closed.