Dancing Shoes

joaogordook.jpg Não, pessoal, não me refiro a música da banda Arctic Monkeys. O título do post pareceu casar tão bem com o assunto que resolvi “adotá-lo” sem peso na consciência.

O lance é que na próxima quinta-feira, dia 15, João Gordo estará no Shopping Continental para uma Tarde de Autógrafos. Não me refiro a nenhum novo álbum do Ratos de Porão, mas sim ao lançamento de um tênis cujo modelo será assinado pelo músico.

Os fãs do polêmico apresentador poderão dar uma esticadinha para trocar uma idéia ou, quem sabe, comprar o tênis que, segundo o release, deve agradar aos inconformados, rockeiros, skatistas e outsiders.

Embora seja contra a publicação de releases na íntegra (algo que acontece com bastante freqüência por mais bizarro que possa parecer), me senti forçada a não deixar esse de fora. Escrito pelo singular jornalista Arthur Veríssimo, o texto, mesmo que promocional, é deveras engraçado. Veja com seus próprios olhos!!

Tênis vulcanizado do João Gordo”El Pateador De Culos”

O que três manifestações populares com o perfil do Skate, do Rock e da Lucha Libre mexicana têm em comum? Evidentemente o espetáculo, a arena, o palco, o visual, a adrenalina, o show. Neste caldeirão alucinante João Gordo chegou a uma síntese que ligava como cordão umbilical as três historias. Desenhar e fazer um tênis aloprado para que o publico tanto do Skate e do Rock se identificassem. “El Pateador de Culos” é o tênis da QIX que você tanto procurou e nunca encontrou. Todas as grandes marcas lançam uma enxurrada de novos modelos todos os meses com o mesmo visual e características. João percebeu que faltava um tênis simples e “maluko” para o mundo dos inconformados, rockeiros, skatistas e outsiders. Nas lojas de esportes e calçados o que a molecada sempre procura é o clássico All Star ou algum lançamento com aparência vintage.

A grande sacada da QIX junto ao João Gordo foi ter percebido a ligação do Skate e do Rock com o demencial arrasa quarteirão da Lucha Libre Mexicana.

A QIX captou que o estilo do João Gordo tem tudo a ver com a diversão e desbunde dos lutadores mascarados onde no ring são capazes com suas maneiras espetaculares, golpes de mentira, pontapés na bunda, gravatas, saltos, pescoçadas, coreografias e muita simulação. Uma violência teatral sem sangue. Um verdadeiro espetáculo de comedia como é o programa Gordo Freak Show.

Parece um disparate mais, rock, skate e lucha libre se combinam como gasolina, fogo e papel, incendeia rapidinho. Tudo é exagerado na lucha libre como nas manobras de Skate. É difícil de padronizar um rockeiro ou skatista. O personagem pode ser magrelo, barrigudo, bombado, cabeludo ou mesmo mascarado. No palco o que vale é a exposição e cara de pau do artista. Não interessa a babaquice do culto ao corpicho sarado das academias e praias, o tênis “El Pateador de Culos” e para usar no dia-a-dia na pista de skate, na viagem, na crocodilagem e tem até moco na lingüeta. O visual do tênis é ducaralho: preto cano alto e com desenhos do artista Pavão, criador da mega-liga da MTV. Na etiqueta e na palmilha a simbologia doidona do João Gordo com sua respectiva carranca, pentagramas, velas e caveiras. Sim calaveras mexicanas.

A Lucha Libre é uma arte da acrobacia, dos golpes e das mascaras. É cultuada pela molecada e adultos no México como esporte nacional e diversão. Personagens monstruosos, retardados e super-heróis vivem em um universo de palhaçada e gozação. Esta é a pegada do tênis do João Gordo, dar uma bica nas tendências pasteurizadas da modinha estabelecida. Um pontapé bem dado na buzanfa dos conformados. No ultimo VMB João apareceu mascarado espumando diversão. As credenciais e personalidade do lutador é o seu nome e a sua mascara: La Momia Azteca, Heavy Metal, El Tinieblas, O legendário El Santo, El Satânico, Diana La Cazadora, Místico, Black Warrior, La Medusa e muitos outros, porém o mascarado mais famoso é provavelmente o “subcomandante Marcos” líder do Exercito Zapatista de Libertação Nacional “EZLN”.

Acredito que Tony Alva, Kurt Cobain, Joey Ramone, Iggy Pop, Lux Interior aprovariam sem pestanejar o tênis do João Gordo.

Quer saber, desde que coloquei nos pés o “El Pateador del culos” para um teste drive nunca mais tirei. Vivo incendiando os traseiros alheios com saborosas botinadas. Hasta la vista cabrons!.

Arthur “El Pinche Loco”Verissimo

Serviços
Dia: Quinta feira 15 de fevereiro 2007
Horário: Das 18:00 ás 20:00 h
Local: Shopping Continental – Av. Leão Machado, 100 – Parque Continental – São Paulo 3º Piso -3766 – 8760 http://www.hulk.com.br www.qix.com.br

Imagem//crédito: Divulgação



Comments are closed.