“A preferida do Getúlio”

vedete.jpg A sensual morena ao lado é a vedete Virgínia Lane (em foto de 1950), a “preferida de Getúlio Vargas”. Não precisamos comentar a grandiosidade do cenário (o que vocês acharam dos peixinhos estratégicos?), por favor. O que importa aqui é que a Caixa Cultural São Paulo recebe uma exposição de fotos das famosas vedetes do Teatro de Revista!

Um dos mais importantes gêneros de produção teatral nacional, o teatro de revista levava ao palco os principais acontecimentos dos noticiários, retratados de forma cômica e crítica. É fácil entender como ele conseguiu se manter em alta por mais de cem anos (de 1850 a 1960): as sátiras políticas vinham acompanhadas de bom humor, boa música e claro, muitas mulheres bonitas.

Para completar, ao mesmo tempo em que apresentava musas, revelava talentos da música popular brasileira. Além de Lane (foto), as vedetes mais famosas da época eram Dercy Gonçalves, Bibi Ferreira, Carmen Verônica, Dora Vivacqua, a “Luz Del Fuego”, entre outras. No cenário musical surgiram Ary Barroso, Lamartine Babo e Pixinguinha, que contribuíam com os sambas das revistas.

A exposição, em cartaz até 06 de maio, retrata as décadas de 40 e 50, consideradas o auge do gênero. Logo depois, as críticas sociais foram perdendo espaço para as mulheres seminuas. A mostra apresenta 25 imagens pertencentes ao acervo da FUNARTE, e são uns dos raros registros dessa época.

A queridinha do presidente Vargas tem hoje 87 anos, e é a homenageada especial do evento.

Foto da FUNARTE para divulgação.

Exposição de fotos “Vedetes em Revista – Teatro de Revista” // Caixa Cultural: Edifício Sé (Praça da Sé, 111), na Galeria Alternativa (térreo) // de 10 de fevereiro a 06 de maio de 2007 // Entrada franca! // Informações: (11) 3321-4400



2 Responses to ““A preferida do Getúlio””

  1. Vou conferir a exposição, os peixinhos estratégicos estão o máximo.

  2. confesso que senti inveja da cinturinha de pilão