A história do crescimento de São Paulo

montagemantigas.jpg Saudosistas, pesquisadores e amantes da cidade têm mais um motivo para comemorar. A Secretaria Municipal de Planejamento lançou na internet a ferramenta “História Demográfica do Município de São Paulo”.

O novo site mostra, por meio de fotos, mapas e animações, como ocorreu a urbanização e a evolução de Sampa. A ferramenta reúne informações censitárias desde 1872, quando foi feito o primeiro censo demográfico no Brasil, até o mais recente, do ano 2000. Segundo a Prefeitura:

São três as opções de acesso às informações, visíveis na tela do computador. Clicando em “Fotos e Mapas”, pode-se conhecer um rico material iconográfico, com imagens que refletem fatos e locais que marcaram cada fase da evolução da cidade, do século XIX até os dias atuais, acompanhadas de pequenos textos explicativos. Outra possibilidade de acesso é clicar em “Animação”, para apreciar o movimento de fotos e mapas correspondentes a cada período em que houve um censo demográfico nacional. Ao longo desse percurso, ouve-se, como fundo musical, “São Paulo, São Paulo”, interpretada pelo grupo Premeditando o Breque (Premê).

É possível perder algumas horas navegando pelo site, encontrando fotos e mapas das décadas passadas. Um bom acervo e uma boa navegação facilitam a visita. Ponto positivo para a iniciativa da Prefeitura!

Montagem com fotos da Rua Direita, Avenida Paulista e Largo São Bento na década de 20.



3 Responses to “A história do crescimento de São Paulo”

  1. A página está bonita, mesmo. Tudo organizado, várias formas de navegar. Bem legal!

  2. muito bom!
    e a trilha do premê deixa melhor ainda!

  3. chato