Buena Vista

microsoftok.jpg

Aconteceu na última segunda-feira, dia 29, no hotel Unique, em São Paulo, a coletiva de imprensa que anunciara o lançamento mundial do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista.

Mesmo chegando quase uma hora atrasada (ainda bem que compartilhei o atraso com Paulo Lima, editor das revistas Trip/Tpm), consegui pegar parte da apresentação do que promete ser uma das mais recentes novidades da multinacional para 2007.

Bonito ele é. Funcional, bem, ainda é cedo para dizer. A coletiva foi interessante e assuntos polêmicos como a pirataria foram abordados durante o evento, estritamente, institucional.

executivo.jpgBoa parte dos executivos da divisão brasileira estava presente e responderam a todas as perguntas, mesmo que durante a seção de “degustação”, acompanhada de um ótimo almoço (alegria dos jornalistas, diga-se de passagem).

Claro que o novo sistema operacional não poderá ser instalado em computadores cujo Windows XP (ou outra versão) seja pirata. Outro ponto importante a ser destacado: para rodar o brinquedinho será necessária uma máquina bem legalzinha. As configurações mínimas são:

- Processador de 800MHz (recomendado 1Ghz ou superior);
- 512MB de memória RAM (recomendado 1GB ou superior);

- Placa de vídeo XVGA. Para ter suporte ao Windows Aero, disponível nas versões Home Premium, Ultimate, Business e Enterprise é recomendável placa com suporte DirectX9-glass, com 128MB de memória de vídeo ou superior);

- Disco rígido de20GB (recomendável 40GB ou superior);

- Unidade de CD-ROM ou DVD-ROM (evidente).

Segundo o release distribuído no dia da festinha, o Vista foi projetado levando-se em conta três principais pilares: organização, proteção e integração. Prova disso é a sua mais notável novidade, o Media Center. Com um visual mais bacana, os arquivos de imagem, áudio e vídeo ficam bem melhor ordenados. A interface de execução é mais simpática e o player de músicas lembra um pouquinho a disposição e o detalhamento do iTunes (ai).


Quem costuma jogar no PC, sugiro que espere mais um pouco para se entregar aos encantos do Vista. Mesmo utilizando o Xbox 360, console da Microsoft, como uma espécie de periférico e trazendo junto com seu lançamento um line-up interessante de games, a performance do SO, segundo alguns sites internacionais, não foi das melhores. Entre os jogos testados estão os populares Half-Life 2 e Quake IV.

Para a felicidade dos jornalistas – nerds – que fizeram questão de encarar uma coletiva em plena segunda-feira, a Microsoft preparou um agradável surpresinha: cada um levou para casa (ops, quis dizer para a redação) um Windows Vista Home Premium e um Office Professional 2007 (investimento por cabeça: R$2188,00). Uau!!

E viva a tecnologia ;p



One Response to “Buena Vista”

  1. hasta la vista m$!
    disseram q pode ser o ultimo windows.
    faz sentido pelo monstro q se tornou:
    Windows 3.1(1992)………………..8 MB
    Windows 95 (1995)………………..35MB
    Windows 98 (1998)………………..195MB
    Windows 2000 Pro (2000)…………..650MB
    Windows XP (2001)………………..1,5GB
    Windows Vista Ultimate(2007)………6,9GB
    (dados chupados de algum site por ai q nao me lembro)
    e ainda está correndo atras do macOS nos quesitos mais virtuosos.