Encontre Marcello Mastroianni na Paulista

marcello_mastroianni300107.jpgOk, meninos, vocês podem encontrar Sophia Loren, serve? ;) Estes e outros ícones do cinema italiano podem ser vistos na mostra “Tazio Secchiaroli – O cinema no olhar”, em cartaz na Caixa Cultural São Paulo, no Conjunto Nacional.

Passeando por Roma, Tazio Secchiaroli e seus amigos dão de cara com o ex-rei Farouk em um café entre duas jovens moças. Ele tem tempo de disparar duas fotos, até que é agarrado pelo majestoso (e irado) fotografado. Ele pega gosto pela coisa e passa a flagrar celebridades em seus momentos menos gloriosos.

As fotos chamam a atenção de Frederico Fellini, na época trabalhando no roteiro de “La Dolce Vita”. Os dois se encontram e depois de contar todas as suas histórias, Secchiaroli passa a trabalhar como fotógrafo do set.

Fellini o apelida de Paparazzo, sobrenome do mais saidinho de seus colegas de colegial. E dessas conversas, além do famoso personagem que batizou toda uma classe de fotógrafos, saíram cenas como o strip tease, o falso milagre e o banho na Fontana de Trevi, protagizado por Anita Eckberg.

A segunda parte dá pra ver bem de pertinho no Conjunto Nacional. São 60 fotos belíssimas de bastidores de filmes rodados na Cinecittà, com direito a cliques de Silvana Mangano, Brigitte Bardot, Fellini, Ava Gardner, Tony Curtis, Sophia Loren e, claro Marcello Mastroianni. Ah, Marcello…

Tazio Secchiaroli – O cinema no olhar // Até 11 de fevereiro // Segunda a sábado, das 10h às 21h. Domingos, das 12h às 21h // Caixa Cultural São Paulo – Galeria da Paulista // Av. Paulista, 2083 – Conjunto Nacional // Entrada franca // Tel.: 3321-4400

Foto: Fellini e Marcello no set de “8 e meio”



Comments are closed.