Especial Sampa 453 Anos: Vire a noite no Mercado Municipal!

mercado_municipal240107.jpg

Não é só São Paulo que faz anos no dia 25. O Mercado Municipal completa na mesma data 74 anos e a festança vai virar a madrugada, com direito a queima de fogos e tudo mais!

A festa começa hoje, às 21h, com músicos percorrendo os corredores e mesas, seguidos de grupos de choro. Às 22h30 os Demônios da Garoa entram em cena.

Os Trovadores Urbanos invadem o mercado em um carro antigo para com o prefeito Gilberto Kassab e o compositor Paulo Vanzolini darem início a uma queima de fotos à meia-noite.

Daí a trupe paulistana e o compositor de “Ronda” apresentam seus trabalhos. E pra fechar a primeira parte da festa, músicos da escola de samba Vai Vai, puxados por Thobias, levam o samba pro mercadão.

No dia seguinte, tem projeto O Autor na Praça, com escritores autografando livros sobre São Paulo, cartunistas, aulas no Mercado Gourmet, mais samba, música brasileira, sertaneja e, claro, as tradicionais delícias do Mercadão.

Clique aqui para ver a programação completa da festa do Mercado Municipal.

Foto do Flickr de Massao, que suou frio pra conseguir o clique


Confira a programação de aniversário do Mercado Municipal

Dia 24, quarta-feira, das 21h às 21h30
Duos e Trios de músicos percorrerão mesas e cantos do Mercadão para dar início à festa.

Das 21h40 às 22h20
Um grupo de Choro toca entre as barracas do mercado e bares do mezanino e
do piso térreo.

Das 22h30 às 23h30
Demônios da Garoa – o famoso grupo canta os grandes sucesso de um dos
grandes nomes da cultura paulistana, Adoniran Barbosa, como Saudosa
Maloca, Trem das Onze e Iracema. Além destes clássicos, apresentam outras composições como Aquarela Brasileira, de Silas Oliveira, e Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi.

Às 23h35
Os Trovadores Urbanos entram no Mercado em um carro antigo, tocando e cantando pela alameda principal do Mercado. Os Trovadores conduzem o público para o lado de fora. Juntos, percorrem as alamedas do Mercadão,
cantando a Sinfonia Paulistana, de Billy Blanco (… São Paulo que amanhece
trabalhando…)

Às 24h
Tem início, do lado de fora, uma queima de fogos de artifício, em homenagem
ao aniversário da Cidade e do Mercado. No pequeno palco, o prefeito Gilberto Kassab estará acompanhado dos Trovadores Urbanos, Demônios da Garoa, Paulo Vanzolini e demais autoridades.

Das 24h15 à 1h10

Os Trovadores Urbanos e Paulo Vanzolini apresentam os sucessos de seus cinco CDs, entre eles canções sobre São Paulo ou de autoria de autores paulistanos.

Das 1h15 às 2h15

Entrada do grupo de músicos da Escola de Samba Vai Vai, puxados por Thobias, sambista que simboliza e representa São Paulo em apresentações por todo o País.

Dia 25, quinta-feira

Das 11h às 11h50
Invasão do Mercado por artistas circenses mirins, com sua arte peculiar. A
“invasão” acontecerá nos mais diversos cantos do Mercado, integrando todos
à comemoração.

Das 12h às 12h50

O grupo Rancho Folclórico Cantares e Dançares do Minho aprenta danças e cantorias pelo Mercado. Com sanfona, cavaco, bumbo, triângulo e reco-reco,
cantam músicas folclóricas e dançantes da região do Minho, no norte de Portugal, conhecido como o “berço folclórico”. Os integrantes trajam roupas típicas da região.

Das 13h às 13h30
Jica y Turcão – Jica (percussão) e Turcão (cordas) apresentam seu som
Afrocaribeñalatinocaipirabrasileiro. “É afro na percussão realizada por Jica. É caribenha pela força salseira do ritmo latino, que reflete nossa passagem pelo grupo Tarancón. É caipira pelo pontilhado mineiro das cordas de Turcão. E é brasileira na riqueza melódica e no humor”, explicam. No show, apresentam um repertório composto de galopes,boleros, marchinhas, composições próprias e “impróprias”, de forma criativae inusitada.

Das 13h30 às 14h

Célia e Celma apresentam receitas cantando nos mais diversos ritmos! De autoria própria da dupla com Sérgio Turcão, osingredientes se transformam em música, como “canjiquinha com costelinha”(umxote), “o bolinho de macarrão” (uma tarantella), “a vaca atolada” ( um calango). Uma das músicas-receitas mais esperadas é “Bolinho de Chuva”, apropriada para o aniversário da Terra da Garoa. A dupla, que também vai apresentar clássicos como Rancho Fundo, de Lamartine Babo e Ary Barroso.

Das 14h às 14h30

José Domingos – cantor, violonista, compositor, escritor, poeta e declamador apresenta clássicos da música brasileira, além de canções e poesias sobre São Paulo.

Das 14h30 às 15h
Oswaldinho e Marisa Viana – Oswaldinho Viana (cantor, compositor, violão e
viola caipira, natural de Pirajá no Interior do Estado) e a paulistana Marisa Viana (cantora, compositora e percussionista) apresentam clássicos do cancioneiro popular e até do erudito, além de composições próprias e parcerias. Entre as escolhidas para o repertório estão No Balanço da Rede, de Marisa Viana, Trenzinho do Caipira de Villa Lobos e Pedra de Rio, de Oswaldinho Viana.

Das 15h às 16h

Renato Teixeira e filhos – apresentam clássicos de Teixeira como Amanheceu, peguei a viola, Raízes, Tocando em frente” (em parceria com Almir Sater), Romaria e Felicidade, de Lupicínio Rodrigues.



Comments are closed.